Milonga solta no espaço : a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Luan Augusto Langaro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49841
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.
id UNB_f17a783e1fdb7684c8fbe7be2e7ed6e7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/49841
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Milonga solta no espaço : a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e DrexlerMusicologiaMúsica popularMilongaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.A presente pesquisa busca analisar a milonga e suas características dinâmicas na fronteira sul do Brasil, exemplificadas pelas obras de dois compositores, Vitor Ramil e Jorge Drexler. Baseado principalmente em autores dos campos da musicologia (Cook, 2001, Trotta, 2008) e estudos culturais (Canclini, 2008, Martin-Barbero, 1997, Grimson, 2011, Hall, 2006), levando em conta as transformações presentes no desenvolvimento do gênero e sua relação com o meio cultural, através das construções e desconstruções culturais e suas relativas dinâmicas estéticas, as quais são expressas nos exemplos musicais propostos. Sobre a milonga, é analisado o seu surgimento e sua inevitável transformação dentro da música popular, a partir da sua genealogia e sua relação com o espaço geográfico-cultural, bem como sua transformação em termos dos seus materiais musicais intrínsecos. Dessa forma, contextualiza-se o intercâmbio de sonoridades que fica inerente a esse processo e que transforma a milonga em um agente de significação estético-cultural dentro da obra dos compositores estudados. Com especial atenção ao território gaúcho e brasileiro, busco observar o desenvolvimento da cultura criada no Rio Grande do Sul e sua relação crítica e estética com o trabalho de Ramil, através principalmente da sua obra A Estética do Frio. Utilizo-me também de Drexler, uruguaio, para triangular esse processo e procurar a reverberação da mesma ideia cultural e musical em outro lado da fronteira, através do conceito de Templadismo, buscando exceder o limite geográfico e assim entender as relações de tempo e espaço que os autores descrevem em sua obra. Para tanto, além da aproximação conceitual, analiso algumas canções, apoiado em publicações já existentes sobre a obra musical dos compositores e transcrições próprias, utilizando-as como objeto de materialização dos conceitos apresentados.Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).This research seeks to analyze the milonga and its dynamic characteristics on the southern border of Brazil, exemplified by the works of two composers, Vitor Ramil and Jorge Drexler. Mainly base on authors from the fields of musicology (Cook, 2001, Trotta, 2008) and cultural studies (Canclini, 2008, Martin-Barbero, 1997, Grimson, 2011, Hall, 2006), taking into account the transformations present in the development of the genre and its relationship with the cultural environment, through cultural constructions and deconstructions and their relative aesthetic dynamics, which are expressed in the proposed musical examples. Regarding the milonga, its emergence and its inevitable transformation within popular music are analyzed, based on its genealogy and its relationship with the geographical-cultural space, as well as its transformation in terms of its intrinsic musical materials. In this way, the exchange of sounds that is inherent to this process and which transforms the milonga into an agent of aesthetic-cultural significance within the work of the composers studied is contextualized. With special attention to the Gaucho and Brazilian territory, I seek to observe the development of the culture created in Rio Grande do Sul and its critical and aesthetic relationship with Ramil's work, mainly through his work A Estética do Frio. I also use Drexler, a Uruguayan, to triangulate this process and look for the reverberation of the same cultural and musical idea on the other side of the border, through the concept of Templadismo, seeking to exceed the geographical limit and thus understand the relationships of time and space that the authors describe in their work. To this end, in addition to the conceptual approach, I analyze some songs, based on existing publications on the composers' musical work and their own transcriptions, using them as an object to materialize the concepts presented.This research seeks to analyze the milonga and its dynamic characteristics on the southern border of Brazil, exemplified by the works of two composers, Vitor Ramil and Jorge Drexler. Mainly base on authors from the fields of musicology (Cook, 2001, Trotta, 2008) and cultural studies (Canclini, 2008, Martin-Barbero, 1997, Grimson, 2011, Hall, 2006), taking into account the transformations present in the development of the genre and its relationship with the cultural environment, through cultural constructions and deconstructions and their relative aesthetic dynamics, which are expressed in the proposed musical examples. Regarding the milonga, its emergence and its inevitable transformation within popular music are analyzed, based on its genealogy and its relationship with the geographical-cultural space, as well as its transformation in terms of its intrinsic musical materials. In this way, the exchange of sounds that is inherent to this process and which transforms the milonga into an agent of aesthetic-cultural significance within the work of the composers studied is contextualized. With special attention to the Gaucho and Brazilian territory, I seek to observe the development of the culture created in Rio Grande do Sul and its critical and aesthetic relationship with Ramil's work, mainly through his work A Estética do Frio. I also use Drexler, a Uruguayan, to triangulate this process and look for the reverberation of the same cultural and musical idea on the other side of the border, through the concept of Templadismo, seeking to exceed the geographical limit and thus understand the relationships of time and space that the authors describe in their work. To this end, in addition to the conceptual approach, I analyze some songs, based on existing publications on the composers' musical work and their own transcriptions, using them as an object to materialize the concepts presented.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaCastro, Beatriz Duarte Pereira de MagalhãesTeixeira, Luan Augusto Langaro2024-08-14T11:21:26Z2024-08-14T11:21:26Z2024-08-142023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Luan Augusto Langaro. Milonga solta no espaço: a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler. 2023. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49841porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-14T11:21:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/49841Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-14T11:21:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Milonga solta no espaço : a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler
title Milonga solta no espaço : a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler
spellingShingle Milonga solta no espaço : a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler
Teixeira, Luan Augusto Langaro
Musicologia
Música popular
Milonga
title_short Milonga solta no espaço : a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler
title_full Milonga solta no espaço : a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler
title_fullStr Milonga solta no espaço : a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler
title_full_unstemmed Milonga solta no espaço : a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler
title_sort Milonga solta no espaço : a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler
author Teixeira, Luan Augusto Langaro
author_facet Teixeira, Luan Augusto Langaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Luan Augusto Langaro
dc.subject.por.fl_str_mv Musicologia
Música popular
Milonga
topic Musicologia
Música popular
Milonga
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13
2024-08-14T11:21:26Z
2024-08-14T11:21:26Z
2024-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Luan Augusto Langaro. Milonga solta no espaço: a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler. 2023. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49841
identifier_str_mv TEIXEIRA, Luan Augusto Langaro. Milonga solta no espaço: a música em trânsito a partir da (des)construção de uma cultura em Ramil e Drexler. 2023. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580850277875712