Torcer, romper, escrever : tecendo as narrativas de violência de Gabrelle Wittkop e do Marquês de Sade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Anne Louise
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21370
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21370
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2016.
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spelling Torcer, romper, escrever : tecendo as narrativas de violência de Gabrelle Wittkop e do Marquês de SadeNarrativaSade, marquês de, 1740-1814 - crítica e interpretaçãoWittkop, Gabrielle; 1920-2002 - crítica e interpretaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2016.Ainda clandestina na esfera canônica, a leitura da obra de Sade, como afirma Eliane Robert Moraes, pode levar a inúmeros equívocos, reduzindo o autor a reflexões sobre o sadismo ou fundindo-o à discursos científicos. As reverberações das escritas do marquês de Sade, entretanto, não se restringem às tentativas de sua compreensão; influente e vivamente presente em diversos escritores, o modelo sadiano é recuperado e homenageado em La marchande d’enfants, romance epistolar de Gabrielle Wittkop e publicado em 2003. O estilo de escrita de Wittkop abre-nos espaço para o estudo de sua obra como ambas uma retomada e uma atualização do próprio marquês. Desejamos no presente trabalho abarcar as representações dos desvios sexuais preconizados em Sade como um duplo jogo da linguagem: Sade e Wittkop teatralizam as ações violentas de suas personagens, jogando com a imagética, a representação e a imaginação, mas, para além disso, manejando a linguagem de forma a testar todos seus limites. Gabrielle Wittkop tentaria, em La marchande d’enfants, alcançar, pelo grotesco, pelo mal e pela perversão, o absurdo fazendo conscientemente uso da violência própria à linguagem, atacando, penetrando e testando as fronteiras do eu, do leitor e, finalmente, da literatura.Still foreign to the canon of Western Literature, the examination of the oeuvre of the Marquis de Sade can lead to numerous misunderstandings, as stated by Eliane Robert Moraes, such as reducing his output to reflections on sadism or merging it with scientific discourse. The repercussions of De Sade’s work, however, are not limited to critical attempts toward its understanding; influential and strongly present in several writers, De Sade’s model is recovered and honored in La marchande d'enfants, an epistolary novel authored by Gabrielle Wittkop and published in 2003. Wittkop`s writing style opens the space for the study of her work as both a renewal and an update of the Marquis himself. In the present work we wish to encompass the representations of sexual deviancy professed in Sade as a double play on language: De Sade and Wittkop dramatize the violent actions of their characters, playing with imagery, representation and imagination, but, in addition, manipulating the language in order to test all of its limits. Gabrielle Wittkop would attempt to achieve absurdity through the grotesque, evil and perversion, consciously making use of the language inherent violence in La marchande d'enfants, attacking, penetrating and testing the boundaries of the ego, the reader and finally literature itself.Barreto, Júnia Regina de FariaDias, Anne Louise2016-09-02T20:49:48Z2016-09-02T20:49:48Z2016-09-022016-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Anne Louise. Torcer, romper, escrever: tecendo as narrativas de violência de Gabrelle Wittkop e do Marquês de Sade. 2016. x, 112 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21370http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21370A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:05:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/21370Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:05:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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