Integração de estratégias passivas de climatização em escolas no contexto climático de Brasília (DF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzales, Tomaz Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41783
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.
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Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a influência de estratégias passivas de climatização, isoladas e integradas, no conforto térmico de uma sala de aula inserida no contexto climático de Brasília. Para isso, um modelo computacional foi produzido no software EnergyPlus v9.3, tendo como base um projeto de escola padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As estratégias que foram empregadas no modelo são: trocador de calor solo-ar (EAHE), materiais de mudança de fase (PCM), chaminé solar e massa térmica, avaliando-as em modelos isolados e integrados. Assim, realizou-se uma análise paramétrica com 3.200 simulações, variando os parâmetros construtivos e operacionais. A influência das estratégias no conforto térmico foi verificada por meio de análises de sensibilidade e incerteza, resultando em dados que subsidiaram um processo de otimização dos atributos de parâmetros. Como resultado, uso da chaminé solar reduziu o número de horas de desconforto em 15,67%, comparado sem a sua aplicação. Já o resultado de conforto térmico empregando três estratégias combinadas é melhor do que os outros modos de combinação, de forma significativa. O comprimento da tubulação do EAHE possui boa correlação com o conforto térmico, assim como a temperatura de mudança de fase do PCM (sendo a temperatura ótima de 23°C). Após a otimização, o modelo com melhor resultado possui três estratégias passivas e reduziu em mais de 47% o número de horas em desconforto, em relação ao modelo sem estratégias aplicadas. Portanto, conclui-se que a combinação de estratégias passivas possui positivo impacto no aumento de conforto térmico em edificações educacionais, sobretudo em salas de aula.Educational buildings should provide adequate thermal conditions, so the classroom environment could enhance the participation, learning and instruction of its users. To control thermal comfort conditions associated with low energy consumption, an alternative is using passive strategies. Usually, research approach passive strategies isolated, but evidence suggest that the combination of these strategies can increased thermal comfort. Thus, the objective of this work is to evaluate the influence of isolated and integrated passive strategies for cooling in the thermal comfort of a classroom inserted in the climatic context of Brasília. For this, a computational model was developed in EnergyPlus v9.3, based on a standard school project from the National Education Development Fund (FNDE). The strategies that were used in the model are: earth-air heat exchanger (EAHE), phase change materials (PCM), solar chimney and thermal mass, evaluating them in isolated and integrated models. Thus, a parametric analysis was carried out with 3200 simulations, varying the constructive and operational parameters. The influence of the strategies in thermal comfort was verified by means of sensitivity and uncertainty analyzes, disclosed in data that subsidized an optimization process of the parameters’ attributes. As a result, the use of the solar chimney reduced the number of hours of discomfort by 15.67%, compared by not applying it. The result of thermal comfort using three combined strategies is significantly better than the other combination modes. The length of the EAHE tubes has an important correlation with thermal comfort, as well as the phase change temperature of the PCM (the optimum temperature is 23°C). After optimization, the model with the best result has three passive strategies and has reduced the number of hours in discomfort by more than 47%, compared to the model without its application. Therefore, it concludes that the combination of passive strategies has a positive impact on the increase of thermal comfort in educational buildings, comprehending classrooms.Silva, Caio Frederico egonzales.tomaz@gmail.comGonzales, Tomaz Silva2021-08-17T19:04:09Z2021-08-17T19:04:09Z2021-08-172021-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONZALES, Tomaz Silva. Integração de estratégias passivas de climatização em escolas no contexto climático de Brasília (DF). 2021. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41783A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T20:08:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/41783Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T20:08:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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