Educação em ciências e matemática no Brasil : uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994–2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schnorr, Samuel Molina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pietrocola, Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46935
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742
https://orcid.org/0000-0001-9326-1477
https://orcid.org/0000-0003-1839-8005
Resumo: Para entender como a pesquisa em educação científica e matemática se desenvolveu no Brasil nos últimos 25 anos (de 1994 à 2018), analisamos os 10 periódicos brasileiros mais bem avaliados na área. Construímos um extenso conjunto de dados com todos os artigos publicados nas revistas selecionadas sobre pesquisa em educação científica e matemática desde 1994. Categorizamos 3.014 artigos como de produção nacional e 584 como estrangeiros e, em seguida, analisamos o perfil dos autores. Nos estudos de produção nacional também analisamos: (i) a natureza do estudo (pesquisa empírica, relato de experiência ou ensaio teórico), (ii) temas de pesquisa e (iii) conteúdo textual (título, resumo e palavras-chave). Nossos resultados indicaram que, nos últimos 25 anos, as pesquisas em educação científica e matemática têm sido conduzidas principalmente por pesquisadores do gênero masculino de universidades públicas do sudeste do Brasil. As principais áreas de pesquisa foram ensino e aprendizagem e formação de professores, os principais temas pesquisados foram formação de professores, livro didático e educação ambiental. Em geral, os artigos estrangeiros tinham apenas um autor de países da América Latina, Portugal ou Espanha. Por meio da análise de uma quantidade considerável de publicações, nosso trabalho apresentou um panorama da produção científica da área nos últimos anos.
id UNB_f2fbbe15b5633e7c1086084a7d9c8d06
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46935
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação em ciências e matemática no Brasil : uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994–2018)Science and mathematics education in Brazil : a systematic review of 25 years of research (1994–2018)Literatura científica brasileiraPeriódicos científicosEducação científicaRevisão sistemáticaPara entender como a pesquisa em educação científica e matemática se desenvolveu no Brasil nos últimos 25 anos (de 1994 à 2018), analisamos os 10 periódicos brasileiros mais bem avaliados na área. Construímos um extenso conjunto de dados com todos os artigos publicados nas revistas selecionadas sobre pesquisa em educação científica e matemática desde 1994. Categorizamos 3.014 artigos como de produção nacional e 584 como estrangeiros e, em seguida, analisamos o perfil dos autores. Nos estudos de produção nacional também analisamos: (i) a natureza do estudo (pesquisa empírica, relato de experiência ou ensaio teórico), (ii) temas de pesquisa e (iii) conteúdo textual (título, resumo e palavras-chave). Nossos resultados indicaram que, nos últimos 25 anos, as pesquisas em educação científica e matemática têm sido conduzidas principalmente por pesquisadores do gênero masculino de universidades públicas do sudeste do Brasil. As principais áreas de pesquisa foram ensino e aprendizagem e formação de professores, os principais temas pesquisados foram formação de professores, livro didático e educação ambiental. Em geral, os artigos estrangeiros tinham apenas um autor de países da América Latina, Portugal ou Espanha. Por meio da análise de uma quantidade considerável de publicações, nosso trabalho apresentou um panorama da produção científica da área nos últimos anos.To understand how research in science and mathematics education has developed in Brazil in the last 25 years (from 1994 to 2018) we analysed the 10 best-rated Brazilian journals in the field. We built an extensive dataset with all articles published in the selected journals about research in science and mathematics education since 1994. We categorized 3014 articles as national production and 584 as foreign and then analysed the profile of the authors. In the studies from national production we also analysed: (i) the nature of the study (empirical research, experience report or theoretical essay), (ii) research strands and (iii) textual content (titles, abstract and keywords). Our results indicated that in the last 25 years, cutting edge research in science and mathematics education has mainly been led by male researchers from public Universities in the southeast of Brazil. The main thematic strands were teaching and learning and teacher training and the main subjects researched were teacher formation, textbook and environmental education. In general, foreign articles had only one author from countries in Latin America, Portugal or Spain. Through the analysis of a considerable amount of publications, our work presented an overview of the scientific production of the field in recent years.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Núcleo de Educação Científica (IB NECBio)Programa de Pós-Graduação em Educação em CiênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)Universidade de BrasíliaUniversidade de São PauloSchnorr, Samuel MolinaPietrocola, Maurício2023-12-01T14:59:15Z2023-12-01T14:59:15Z2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHNORR, Samuel Molina; PIETROCOLA, Maurício. Educação em Ciências e Matemática no Brasil: uma Revisão Sistemática de 25 Anos de Pesquisa (1994–2018). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 22, e37242, p. 1-30. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/37242. Acesso em: 29 nov. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46935https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742https://orcid.org/0000-0001-9326-1477https://orcid.org/0000-0003-1839-8005por(CC BY) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T21:31:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/46935Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T21:31:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em ciências e matemática no Brasil : uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994–2018)
Science and mathematics education in Brazil : a systematic review of 25 years of research (1994–2018)
title Educação em ciências e matemática no Brasil : uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994–2018)
spellingShingle Educação em ciências e matemática no Brasil : uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994–2018)
Schnorr, Samuel Molina
Literatura científica brasileira
Periódicos científicos
Educação científica
Revisão sistemática
title_short Educação em ciências e matemática no Brasil : uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994–2018)
title_full Educação em ciências e matemática no Brasil : uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994–2018)
title_fullStr Educação em ciências e matemática no Brasil : uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994–2018)
title_full_unstemmed Educação em ciências e matemática no Brasil : uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994–2018)
title_sort Educação em ciências e matemática no Brasil : uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994–2018)
author Schnorr, Samuel Molina
author_facet Schnorr, Samuel Molina
Pietrocola, Maurício
author_role author
author2 Pietrocola, Maurício
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Schnorr, Samuel Molina
Pietrocola, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura científica brasileira
Periódicos científicos
Educação científica
Revisão sistemática
topic Literatura científica brasileira
Periódicos científicos
Educação científica
Revisão sistemática
description Para entender como a pesquisa em educação científica e matemática se desenvolveu no Brasil nos últimos 25 anos (de 1994 à 2018), analisamos os 10 periódicos brasileiros mais bem avaliados na área. Construímos um extenso conjunto de dados com todos os artigos publicados nas revistas selecionadas sobre pesquisa em educação científica e matemática desde 1994. Categorizamos 3.014 artigos como de produção nacional e 584 como estrangeiros e, em seguida, analisamos o perfil dos autores. Nos estudos de produção nacional também analisamos: (i) a natureza do estudo (pesquisa empírica, relato de experiência ou ensaio teórico), (ii) temas de pesquisa e (iii) conteúdo textual (título, resumo e palavras-chave). Nossos resultados indicaram que, nos últimos 25 anos, as pesquisas em educação científica e matemática têm sido conduzidas principalmente por pesquisadores do gênero masculino de universidades públicas do sudeste do Brasil. As principais áreas de pesquisa foram ensino e aprendizagem e formação de professores, os principais temas pesquisados foram formação de professores, livro didático e educação ambiental. Em geral, os artigos estrangeiros tinham apenas um autor de países da América Latina, Portugal ou Espanha. Por meio da análise de uma quantidade considerável de publicações, nosso trabalho apresentou um panorama da produção científica da área nos últimos anos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20
2023-12-01T14:59:15Z
2023-12-01T14:59:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHNORR, Samuel Molina; PIETROCOLA, Maurício. Educação em Ciências e Matemática no Brasil: uma Revisão Sistemática de 25 Anos de Pesquisa (1994–2018). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 22, e37242, p. 1-30. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/37242. Acesso em: 29 nov. 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46935
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742
https://orcid.org/0000-0001-9326-1477
https://orcid.org/0000-0003-1839-8005
identifier_str_mv SCHNORR, Samuel Molina; PIETROCOLA, Maurício. Educação em Ciências e Matemática no Brasil: uma Revisão Sistemática de 25 Anos de Pesquisa (1994–2018). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 22, e37242, p. 1-30. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/37242. Acesso em: 29 nov. 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46935
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742
https://orcid.org/0000-0001-9326-1477
https://orcid.org/0000-0003-1839-8005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580844259049472