Autoconhecimento: contribuições da pesquisa básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alessandra da Silva
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Abreu-Rodrigues, Josele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27048
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000100017
Resumo: Skinner propõe ser o autoconhecimento gerado por contingências sociais que colocam os relatos do indivíduo sob o controle do seu próprio comportamento. Esse argumento tem sido sustentado por uma série de investigações, tanto com sujeitos humanos quanto com sujeitos não humanos, as quais têm indicado que diferentes aspectos das relações entre o comportamento de um organismo e suas conseqüências podem exercer controle discriminativo sobre as descrições que esse organismo faz de tais relações (auto-relato). O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão da literatura sobre discriminação de contingência, com ênfase nas funções controladoras de certas características das contingências que mantêm o comportamento a ser descrito e daquelas que mantêm o comportamento de auto-relatar. Adicionalmente, algumas implicações desses estudos para a vida cotidiana são discutidas.
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spelling Autoconhecimento: contribuições da pesquisa básicaSelf-knowledge: some contributions from basic researchAuto conocimiento: contribuciones de la investigación básicaAutoconhecimentoContingênciaAuto-relatoSkinner propõe ser o autoconhecimento gerado por contingências sociais que colocam os relatos do indivíduo sob o controle do seu próprio comportamento. Esse argumento tem sido sustentado por uma série de investigações, tanto com sujeitos humanos quanto com sujeitos não humanos, as quais têm indicado que diferentes aspectos das relações entre o comportamento de um organismo e suas conseqüências podem exercer controle discriminativo sobre as descrições que esse organismo faz de tais relações (auto-relato). O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão da literatura sobre discriminação de contingência, com ênfase nas funções controladoras de certas características das contingências que mantêm o comportamento a ser descrito e daquelas que mantêm o comportamento de auto-relatar. Adicionalmente, algumas implicações desses estudos para a vida cotidiana são discutidas.Skinner proposed that self-knowledge is a consequence of social contingencies which place the individuals reports under the control of their own behavior. The above has been corroborated by several investigations on human and nonhuman subjects. Investigations have shown that different aspects of the relationships between the organism s behavior and its consequences may have a discriminative control on the organism s descriptions (self reports). A review of the literature on contingency discrimination is given, highlighting the controlling functions of certain characteristics of contingencies that maintain the behavior to be described and those that maintain the self-report behavior. Several implications of these studies on day-to-day life are also discussed.Skinner propone ser el auto conocimiento generado por contingencias sociales que colocan los relatos del individuo bajo el control de su propio comportamiento. Ese argumento ha sido sostenido por una serie de investigaciones, tanto con sujetos humanos, como con sujetos no humanos, las cuales han indicado que distintos aspectos de las relaciones entre el comportamiento de un organismo y sus consecuencias poden ejercer control discriminativo sobre las descripciones que ese organismo hace de tales relaciones (auto-relato). El objetivo del presente trabajo es presentar una revisión de la literatura sobre discriminación de contingencia, con énfasis en las funciones controladoras de ciertas características de las contingencias que mantienen el comportamiento a ser descrito y de aquéllas que mantienen el comportamiento de auto-relatar. Adicionalmente, son discutidas algunas implicaciones de esos estudios para la vida cotidiana.Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá2017-12-07T04:48:24Z2017-12-07T04:48:24Z2007-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, Alessandra da Silva; ABREU-RODRIGUES, Josele. Autoconhecimento: contribuições da pesquisa básica. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 1, p. 141-150, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722007000100017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100017&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27048https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000100017Psicologia em Estudo - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Alessandra da SilvaAbreu-Rodrigues, Joseleporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:07:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/27048Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:07:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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