A borboleta que não podia voar (e voou) : teatro e deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristiane Inácia da Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34242
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.
id UNB_f516d63aeb16ad4057dad789b5bfe87c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/34242
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Oliveira, Cristiane Inácia da RochaSales, Jonas de Lima2019-04-01T16:11:05Z2019-04-01T16:11:05Z2019-04-012018-08-09OLIVEIRA, Cristiane Inácia da Rocha. A borboleta que não podia voar (e voou): teatro e deficiência intelectual. 2018. 166 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34242Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.Esta investigação é uma pesquisa qualitativa de caráter participativo que propõe como objetivo central acessar e refletir sobre o aprendizado da estética teatral por aprendizes com deficiência intelectual da APAE/DF e entender como essa experiência pode contribuir para a ampliação de suas potências de existir e inventar novas formas de estar no mundo, de conviver e de se relacionar com ele. É um estudo teórico e prático que parte do entendimento de que os processos cognitivos para aprendizagem se organizam principalmente a partir do corpo em sua relação de encontro com o “outro” e com o mundo. Propõe uma reflexão sobre o processo e os sentidos que ela abrange ao integrar a relação entre a criação, a atuação e a recepção. Inspira-se em Nicolas Bourriaud considerando a abrangência da arte/teatro como um estado de encontro. Desse modo, organiza-se a partir de metodologias artístico-pedagógicas em teatro definidas pela relação de encontro no processo criativo do corpo cênico e das tecnologias aplicadas ao espetáculo vivenciadas em sala de aula com fins de elaborar uma obra teatral; e a relação de encontro entre atuação e recepção em apresentações fora da sala de aula. Para tanto, teve seu horizonte teórico-metodológico apoiado na concepção do corpo em aprendizado, na experiência com os elementos estéticos do teatro com base na perspectiva fenomenológica de Merleau Ponty, nas teorias cognitivas de Maturana e Varela e na pedagogia da invenção de Virgínea Kastrup. Considera o corpo como caminho estético de construção da expressividade da criação e, por consequência, do pensamento. Sustenta sua análise na redução fenomenológica a partir do conceito de “devir-consciente” de Depraz, Varela e Vermersch (2006), que é o ato de tornar consciente algo que nos habita de modo pré-refletido em uma experiência vivida. Por meio dos encontros estabelecidos, este trabalho busca a afirmação da diferença construindo diálogos corpóreos a partir da representação teatral e do encontro com a alteridade. Por fim, partindo dos acontecimentos estéticos criados nos encontros de aula e nas apresentações, cada aprendiz participante da pesquisa empreendeu, a seu modo, os sentidos da experiência vivida, inventando a si mesmo e a sua forma singular de atuar no mundo.This investigation is a qualitative research of participatory nature that proposes as a central goal to access and reflect on the learning of the theatrical aesthetics by apprentices with intellectual deficiency of APAE / DF and to understand how this experience can contribute to the amplification of its potency to exist and invent new ways of being in the world, of living with and relating to it. It is a theoretical and practical study that starts from the understanding that the cognitive processes for learning are organized mainly from the body in its encounter with the "other" and with the world. It proposes a reflection on the process and the senses that it encompasses when integrating the relation between creation, acting and reception. It it inspired by Nicolas Bourriaud considering the scope of art / theater as a state of encounter. Consequently it is organized from artistic pedagogical methodologies in theater defined by the relation of encounter in the creative process of the scenic body and the technologies applied to the spectacle experienced in the classroom for the purpose of elaborating a theatrical work; and the relation of the meeting between performance and reception outside the classroom. It had, therefore, a theoretical-methodological horizon based on the conception of the body in learning in the experience with the aesthetic elements of theater based on the phenomenological perspective of Merleau Ponty, on the cognitive theories of Maturana and Varela and on Virgínea Kastrup’s pedagogy of the invention. It considers the body as the aesthetic path of construction of the expressiveness of creation and consequently of thought. It sustains its analysis in the phenomenological reduction from the concept of “becoming aware” of Depraz, Varela and Vermersch (2006) which is the act of making conscious something that inhabits us in a way pre-reflected in a lived experience. Through established encounters, this work seeks the affirmation of difference by constructing corporeal dialogues based on theatrical representation and encounter with otherness. Finally, starting from the aesthetic events created in the class meetings and presentations; each apprentice participant in the research undertook, in his own way, the senses of lived experience, inventing himself and his unique way of acting in the world.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalA borboleta que não podia voar (e voou) : teatro e deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPessoas com deficiênciaDeficiência intelectualTeatro escolarTeatro - educaçãoAprendizagem inventivainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2018_CristianeInáciadaRochaOliveira.pdf2018_CristianeInáciadaRochaOliveira.pdfapplication/pdf10417724http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34242/1/2018_CristianeIn%c3%a1ciadaRochaOliveira.pdfe471d49e65c8e56d153f6d2970d43b80MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34242/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/342422024-02-02 16:22:14.879open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/34242U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-02T19:22:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A borboleta que não podia voar (e voou) : teatro e deficiência intelectual
title A borboleta que não podia voar (e voou) : teatro e deficiência intelectual
spellingShingle A borboleta que não podia voar (e voou) : teatro e deficiência intelectual
Oliveira, Cristiane Inácia da Rocha
Pessoas com deficiência
Deficiência intelectual
Teatro escolar
Teatro - educação
Aprendizagem inventiva
title_short A borboleta que não podia voar (e voou) : teatro e deficiência intelectual
title_full A borboleta que não podia voar (e voou) : teatro e deficiência intelectual
title_fullStr A borboleta que não podia voar (e voou) : teatro e deficiência intelectual
title_full_unstemmed A borboleta que não podia voar (e voou) : teatro e deficiência intelectual
title_sort A borboleta que não podia voar (e voou) : teatro e deficiência intelectual
author Oliveira, Cristiane Inácia da Rocha
author_facet Oliveira, Cristiane Inácia da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cristiane Inácia da Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sales, Jonas de Lima
contributor_str_mv Sales, Jonas de Lima
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Pessoas com deficiência
Deficiência intelectual
Teatro escolar
Teatro - educação
Aprendizagem inventiva
topic Pessoas com deficiência
Deficiência intelectual
Teatro escolar
Teatro - educação
Aprendizagem inventiva
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-08-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-01T16:11:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-01T16:11:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Cristiane Inácia da Rocha. A borboleta que não podia voar (e voou): teatro e deficiência intelectual. 2018. 166 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/34242
identifier_str_mv OLIVEIRA, Cristiane Inácia da Rocha. A borboleta que não podia voar (e voou): teatro e deficiência intelectual. 2018. 166 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34242/1/2018_CristianeIn%c3%a1ciadaRochaOliveira.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34242/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e471d49e65c8e56d153f6d2970d43b80
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864128996835328