Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sandro Gomes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Shimoishi, José Matsuo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29970
http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para seleção das diversas alternativas de transporte público, baseando-se na aplicação da lógica paconsistente em processos decisórios na área de planejamento de transportes. Utilizou-se o Método Paraconsistente de Decisão (MPD) como instrumento de apoio na seleção para o Eixo Sul do Distrito Federal (DF), no qual os especialistas da área de transportes avaliaram os critérios para cada modo, sendo a interpretação das avaliações realizadas na avaliação dos baricentros no quadrado unitário do plano cartesiano (QUPC). Com a aplicação do MPD na seleção de tecnologias de transporte verificou-se que todas as tecnologias de transporte pertencem a região de quase verdade tendendo ao paracompleto, tendo como análise não conclusiva. No entanto, na comparação das tecnologias, verifica-se a que possui maior grau de certeza é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
id UNB_f5912628cd418dec3bc3e7d7f4098b68
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29970
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbanoTecnologiaTransporte públicoEste trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para seleção das diversas alternativas de transporte público, baseando-se na aplicação da lógica paconsistente em processos decisórios na área de planejamento de transportes. Utilizou-se o Método Paraconsistente de Decisão (MPD) como instrumento de apoio na seleção para o Eixo Sul do Distrito Federal (DF), no qual os especialistas da área de transportes avaliaram os critérios para cada modo, sendo a interpretação das avaliações realizadas na avaliação dos baricentros no quadrado unitário do plano cartesiano (QUPC). Com a aplicação do MPD na seleção de tecnologias de transporte verificou-se que todas as tecnologias de transporte pertencem a região de quase verdade tendendo ao paracompleto, tendo como análise não conclusiva. No entanto, na comparação das tecnologias, verifica-se a que possui maior grau de certeza é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).This paper aims to propose a methodology for selection of the various public transport alternatives, based on the application of paconsistente logic in decision-making processes in transport planning area. Was used the method of paraconsistent Decision (MPD) as a support tool in the selection for the South Axis of the Federal District (DF), in which experts from the transport area evaluated the criteria for each mode, and the interpretation of reviews at the evaluation of baricentres the Unit Square Cartesian Plane (QUPC). With the application of MPD in the selection of transport technologies it was found that all transmission technologies belong to region tending to paracompleto almost true, and as non-conclusive analysis. However, when comparing the technologies, there is the one with greater certainty is the Light Rail Transit (LRT).Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU)Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2017-12-07T05:14:13Z2017-12-07T05:14:13Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, Sandro Gomes; SHIMOISHI, José Matsuo. Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 9, n. 3, p. 20-24, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29970http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4Journal of Transport Literature - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Sandro GomesShimoishi, José Matsuoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-12T12:20:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/29970Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-12T12:20:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano
title Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano
spellingShingle Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano
Rodrigues, Sandro Gomes
Tecnologia
Transporte público
title_short Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano
title_full Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano
title_fullStr Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano
title_full_unstemmed Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano
title_sort Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano
author Rodrigues, Sandro Gomes
author_facet Rodrigues, Sandro Gomes
Shimoishi, José Matsuo
author_role author
author2 Shimoishi, José Matsuo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sandro Gomes
Shimoishi, José Matsuo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Transporte público
topic Tecnologia
Transporte público
description Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para seleção das diversas alternativas de transporte público, baseando-se na aplicação da lógica paconsistente em processos decisórios na área de planejamento de transportes. Utilizou-se o Método Paraconsistente de Decisão (MPD) como instrumento de apoio na seleção para o Eixo Sul do Distrito Federal (DF), no qual os especialistas da área de transportes avaliaram os critérios para cada modo, sendo a interpretação das avaliações realizadas na avaliação dos baricentros no quadrado unitário do plano cartesiano (QUPC). Com a aplicação do MPD na seleção de tecnologias de transporte verificou-se que todas as tecnologias de transporte pertencem a região de quase verdade tendendo ao paracompleto, tendo como análise não conclusiva. No entanto, na comparação das tecnologias, verifica-se a que possui maior grau de certeza é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2017-12-07T05:14:13Z
2017-12-07T05:14:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Sandro Gomes; SHIMOISHI, José Matsuo. Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 9, n. 3, p. 20-24, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29970
http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4
identifier_str_mv RODRIGUES, Sandro Gomes; SHIMOISHI, José Matsuo. Aplicação do Método Paraconsistente de Decisão na seleção de tecnologias de transporte público urbano. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 9, n. 3, p. 20-24, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312015000300020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29970
http://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v9n3a4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580717331021824