Indicadores de perfil profissional do supervisor de estágio em Psicologia Escolar
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42939 |
Resumo: | Dissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2020. |
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Indicadores de perfil profissional do supervisor de estágio em Psicologia EscolarPsicologia escolarEstágio supervisionadoPerfil profissionalCompetências profissionaisDissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2020.A Psicologia Escolar contemporânea vem se firmando cada vez mais como campo de estudo, de produção científica autônoma, além de área de atuação e formação. Na esteira de seu percurso de desenvolvimento, a área tem problematizado, sob uma perspectiva crítica, a atuação e formação dos profissionais que trabalham na intersecção entre a Educação e a Psicologia. Em seu cenário mais atual, a literatura em Psicologia Escolar indica que há pouca clareza no tocante às especificidades do perfil profissional dos formadores da área, bem como escassez de estudos a respeito do supervisor de estágio profissional. Diante dessa realidade, com o intuito de conhecer melhor o trabalho dos formadores de psicólogos escolares, a presente pesquisa objetivou investigar os indicadores do perfil profissional do supervisor de estágio em Psicologia Escolar, com destaque para o estado do Piauí. Como objetivos específicos, propôs-se a: (a) identificar, a partir do relato de supervisores de estágio em Psicologia Escolar, concepções e atividades na formação; (b) analisar os indicadores de competências que caracterizam a prática de supervisores de estágio em Psicologia Escolar; (c) construir uma proposta de perfil profissional e indicações para a atuação do supervisor de estágio em Psicologia Escolar. Para tanto, ancorado no aporte teórico-epistemológico da Psicologia histórico-cultural e com desenho metodológico apoiado na abordagem qualitativa, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas individuais com nove supervisoras de estágio em Psicologia Escolar da cidade de Teresina-PI. Para a análise desta pesquisa, as informações foram categorizadas em indicadores que contemplaram os temas relacionados à: (a) formação; (b) atuação; (c) competências teóricas, técnicas e transversais; as análises ocorreram à luz dos fundamentos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano e da Psicologia Escolar crítica. Os resultados das entrevistas apontaram que, para ser supervisor de estágio em Psicologia Escolar, é importante, entre outros aspectos, ter: apropriação dos fundamentos teórico-conceituais de diferentes áreas da Psicologia, da Educação e áreas interdisciplinares; domínio dos fundamentos teórico-conceituais da Psicologia Escolar; habilidade e desenvolvimento da escuta psicológica; respeito pelos princípios éticoprofissionais do psicólogo; postura perseverante frente às adversidades, frustrações e desafios situacionais; capacidade de trabalho com o pluralismo e a diversidade de sujeitos, grupos e instituições educativas. Esses e outros indicadores possibilitaram a elaboração de uma proposta de perfil e de competências para supervisores de estágio em Psicologia Escolar. Como desdobramento dessa investigação, também foram produzidas sugestões orientadoras para formação e atuação na supervisão da área que podem colaborar na construção de temas para ações formativas continuadas e específicas, na elaboração de situações didáticas, núcleos teórico-práticos de atuação e nos processos de seleção e contratação de profissionais supervisores. Espera-se, ainda, que esses indicadores e sugestões possam favorecer a construção de novas e revigoradas trajetórias de atuação e formação de supervisores de estágio em Psicologia Escolar no Piauí, que valorizem as particularidades de seu trabalho e de seu grupo profissional.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Contemporary School Psychology has increasingly established itself as a field of study, of autonomous scientific production, as well as an area of activity and training. In the wake of its development path, the area has problematized, from a critical perspective, the performance and training of professionals who work at the intersection between Education and Psychology. In its most current scenario, the literature in School Psychology indicates that there is little clarity regarding the specificities of the professional profile of trainers in the area, as well as a scarcity of studies on the professional internship supervisor. Given this reality, in order to better understand the work of educators of school psychologists, this research aimed to investigate the indicators of the professional profile of internship supervisors in School Psychology, with emphasis on the state of Piauí. As specific objectives, it was proposed to: (a) identify, from the report of internship supervisors in School Psychology, conceptions and activities in training; (b) analyze the competence indicators that characterize the practice of internship supervisors in School Psychology; (c) build a proposal for a professional profile and indications for the work of the internship supervisor in School Psychology. Therefore, anchored in the theoretical-epistemological contribution of historicalcultural Psychology and with a methodological design supported by the qualitative approach, questionnaires were applied and individual interviews were carried out with nine supervisors of internships in School Psychology in the city of Teresina-PI. For the analysis of this research, the information was categorized into indicators that covered the themes related to: (a) training; (b) acting; (c) theoretical, technical and transversal competences; and interpreted in light of the foundations of the historical-cultural perspective of human development and critical School Psychology. The results of the interviews showed that, in order to be an internship supervisor in School Psychology, it is important, among other aspects, to have: an appropriation of the theoretical-conceptual foundations of different areas of Psychology, Education and interdisciplinary areas; mastery of the theoretical-conceptual foundations of School Psychology; competences and development of psychological listening; respect for the ethical-professional principles of the psychologist; ability and persevering posture in the face of adversities, frustrations and situational challenges; ability to work with pluralism and diversity of subjects, groups and educational institutions. These and other indicators enabled the elaboration of a proposal of profile and competences for internship supervisors in School Psychology. As a result of this investigation, guiding suggestions were also produced for training and acting in the supervision of the area that can collaborate in the construction of themes for continued and specific training actions, in the development of didactic situations, theoretical-practical action centers and in the selection and hiring professional supervisors. It is also expected that these indicators and suggestions can favor the construction of new and reinvigorated trajectories of action and training of internship supervisors in School Psychology in Piauí, who value the particularities of their work and their professional group.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e EscolarAraújo, Claisy Maria MarinhoCarvalho, Maurício Morais2022-02-17T12:38:50Z2022-02-17T12:38:50Z2022-02-172021-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Maurício Morais. Indicadores de perfil profissional do supervisor de estágio em Psicologia Escolar. 2021. 247 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42939info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-13T14:56:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/42939Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-13T14:56:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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