Avaliação da resistência mecânica de material leve utilizando misturas de pedaços de pneus com solo do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suárez Moreno, Jaime Alberto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20803
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20803
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
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Nesse contexto, este trabalho propõe o estudo de material alternativo de baixo custo (resíduos provenientes de processos de trituração de pneus com diâmetro médio de 20 mm), misturado ao solo do Distrito Federal. Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, foi necessário realizar ensaios de compactação (energia de compactação modificada) e empregar um equipamento de cisalhamento direto em escala média (amostras de 300 mm x 300 mm x 175 mm) para estudar e avaliar o comportamento mecânico das misturas solo – borracha, em teores de 0% (solo puro), 2,5%, 3,75%, 5%, 7,5%, 10% e 100% (borracha pura) com relação ao peso do solo seco, submetidas a tensões confinantes de 25 kPa, 50 kPa, 80 kPa e 100 kPa. Os resultados das compactações mostraram que houve redução do peso especifico aparente seco das misturas com o aumento do teor de borracha, sem afetar sua umidade de compactação ótima, mantendo-se um corpo de prova bem estruturado se este se encontra confinado. Já no exame visual das amostras desconfinadas, estabeleceu-se que até uma mistura de 5% de teor de borracha não foi encontrado grande número de fissuras, trincas e possíveis planos de fraqueza, avaliando este como teor de borracha ótimo. No caso dos ensaios de cisalhamento direto em escala média foi observado que, com o aumento do teor de borracha, há redução na coesão da estrutura, apesar do acréscimo na tensão ao cisalhamento máxima e no ângulo de atrito.The excessive production of rubber tires and the difficulties of their disposal in waste landfills are common causes of generation of environmental problems in recent years worldwide. On the other hand, it is difficult to obtain materials that satisfy the requirements that the geotechnical engineering works require. In the specific case of the Federal District region, the lateritic soil predominantly highly weathered sometimes requires improvement with other materials, which can lead to the increasing in the cost of the construction. In this context, this research proposes the study of low-cost alternative materials (waste from tire shredding process with an average diameter of 20 mm) mixed with the soil of the Federal District. For the development of the research project, it was necessary to perform Proctor compaction test (modified compaction test) and carrying out direct shear tests with a medium scale (samples of 300 mm x 300 mm x 175 mm) to study and evaluate the mechanical behavior of soil – rubber mixtures, at 0% content (pure soil), 2.5%, 3.75%, 5%, 7.5%, 10% and 100% (pure rubber) with respect to the weight of dry soil, with confining pressures of 25 kPa, 50 kPa, 80 kPa, and 100 kPa. The results of the compaction study showed that there was a decrease in the apparent dry unity weight of mixtures with increasing rubber content, without affecting its optimal moisture content. . According to the visual inspection of unconfined samples, it was observed that for a mixture of 5% rubber content it wasn´t noticed many cracks or possible weakness planes. Thus, this was considered the optimal rubber content. For the direct shear medium scale testing it was found that increasing rubber content the cohesion of the structure was reduced and maximum shear stress and the friction angle were increased.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em GeotecniaAraújo, Gregório Luís SilvaSuárez Moreno, Jaime Alberto2016-06-27T21:10:40Z2016-06-27T21:10:40Z2016-06-272016-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSUÁREZ MORENO, Jaime Alberto. Avaliação da resistência mecânica de material leve utilizando misturas de pedaços de pneus com solo do Distrito Federal. 2016. xxii, 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20803http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20803A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-20T16:52:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/20803Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-20T16:52:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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