Uma idéia cujo tempo chegou : a institucioalização da avaliação de políticas públicas em educação no contexto do governo federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Rafael Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7804
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2010.
id UNB_f68b8992bb00f5deffe28406747d654e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7804
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma idéia cujo tempo chegou : a institucioalização da avaliação de políticas públicas em educação no contexto do governo federalPolítica públicaEducação e EstadoEducaçãoPolíticaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2010.O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de institucionalização da avaliação de políticas públicas no domínio da educação básica, no contexto do governo federal. Apesar de tratada por alguns como algo natural à ação governamental – seja na perspectiva da heurística dos estágios ou na nova gestão pública –, e do caráter consensual entre acadêmicos e burocratas sobre sua importância para a melhoria dos programas e políticas governamentais, a avaliação é uma prática relativamente recente no contexto da administração pública federal, remetendo à década de 1980. A partir da distinção entre atividades avaliativas e sistemas avaliativos, e da discussão de modelos conceituais sobre mudanças institucionais e institucionalização, foram analisadas as principais ideias relativas aos problemas da educação nacional e da utilização da avaliação como solução disponível, utilizando-se como fontes principais os editoriais da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), publicação vinculada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), e as Mensagens Presidenciais encaminhadas ao Congresso Nacional na abertura de cada sessão legislativa. Observou-se que a ideia de avaliação estava presente do discurso dos agentes desde o primeiro período analisado, na década de 1930, a partir do qual a avaliação passou por um processo de amadurecimento e consolidação. Nesses períodos, ideias novas a respeito da avaliação surgiram, entretanto sem substituir aquelas manifestadas em momentos anteriores, mas complementando-as. Considerando-se institucionalização como o processo de consolidação de ideias, práticas e padrões de comportamento, a institucionalização da política de avaliação de políticas pública, que hoje se configura no Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, deu-se a partir do momento em que a qualidade da educação passa a ser o principal problema na agenda governamental e a avaliação é entendida como uma alternativa possível para lidar com esse problema. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work aims at analyzing the institutionalization process of public policy evaluation in the educational domain within the Brazilian federal government. In spite of being considered by some as a natural governmental activity, as stated by Stages Heuristic approach to policy studies or by the New Public Management, and despite the fact that scholars and bureaucrats consider it important to the improvement of programs and policies, policy evaluation has only recently (since the 1980s) become a concern to the public administration. Based on the distinction between evaluation systems and evaluation activities and on the debates over institutionalization and institutional changes, the research analyses the main ideas in the official discourse concerning the educational problems, as well as the potential use of evaluation as an alternative to deal with them. The sources for the study were publications in the Brazilian Review of Pedagogical Studies (Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP), from the National Institute of Educational Studies and Research (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP), and the Presidential Messages sent to National Congress before the opening of each legislative year. As a result of the research, it was observed that the idea of policy evaluation was in governmental agents‘ discourses since the 1930s. From this decade onward, especially in the 1980s, evaluative mechanisms and ideas were further incremented and consolidated, and new ideas regarding evaluation techniques emerged in the subsequent years. Nevertheless, the fresh notions did not replace those presented earlier, but complemented them. Considering institutionalization as a process for consolidating ideas, practices and behavioral patterns, the research concludes that the institutionalization of educational policy evaluation, known as Basic Education Evaluation System (Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB) happened when the quality of education became the main problem in the government‘s agenda, when and the political agents recognized policy evaluation as an alternative for dealing with the matter.Calmon, Paulo Carlos Du PinFerrari, Rafael Martins2011-05-16T16:41:50Z2011-05-16T16:41:50Z2011-05-162010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERRARI, Rafael Martins. Uma idéia cujo tempo chegou: a institucioalização da avaliação de políticas públicas em educação no contexto do governo federal. 234 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7804info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T19:07:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/7804Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T19:07:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma idéia cujo tempo chegou : a institucioalização da avaliação de políticas públicas em educação no contexto do governo federal
title Uma idéia cujo tempo chegou : a institucioalização da avaliação de políticas públicas em educação no contexto do governo federal
spellingShingle Uma idéia cujo tempo chegou : a institucioalização da avaliação de políticas públicas em educação no contexto do governo federal
Ferrari, Rafael Martins
Política pública
Educação e Estado
Educação
Política
title_short Uma idéia cujo tempo chegou : a institucioalização da avaliação de políticas públicas em educação no contexto do governo federal
title_full Uma idéia cujo tempo chegou : a institucioalização da avaliação de políticas públicas em educação no contexto do governo federal
title_fullStr Uma idéia cujo tempo chegou : a institucioalização da avaliação de políticas públicas em educação no contexto do governo federal
title_full_unstemmed Uma idéia cujo tempo chegou : a institucioalização da avaliação de políticas públicas em educação no contexto do governo federal
title_sort Uma idéia cujo tempo chegou : a institucioalização da avaliação de políticas públicas em educação no contexto do governo federal
author Ferrari, Rafael Martins
author_facet Ferrari, Rafael Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Calmon, Paulo Carlos Du Pin
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Rafael Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Política pública
Educação e Estado
Educação
Política
topic Política pública
Educação e Estado
Educação
Política
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-05-16T16:41:50Z
2011-05-16T16:41:50Z
2011-05-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERRARI, Rafael Martins. Uma idéia cujo tempo chegou: a institucioalização da avaliação de políticas públicas em educação no contexto do governo federal. 234 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7804
identifier_str_mv FERRARI, Rafael Martins. Uma idéia cujo tempo chegou: a institucioalização da avaliação de políticas públicas em educação no contexto do governo federal. 234 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508212707131392