Assistência mediada por tecnologia : uma abordagem possível em tempos de pandemia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Helbert Eustáquio Cardoso da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50062
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em em Odontologia, 2023.
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spelling Assistência mediada por tecnologia : uma abordagem possível em tempos de pandemia?TelemedicinaInteligência artificialCovid-19Monitoramento remotoCâncer de cabeça e pescoçoTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em em Odontologia, 2023.Introdução: O surgimento do novo coronavírus (SARS-CoV-2) resultou em uma crise global de saúde pública (pandemia de COVID-19) Nesse contexto de pandemia, tornou-se fundamental garantir atendimento aos pacientes com câncer, apesar do lockdown e das restrições. A assistência não presencial, mediada por tecnologia, foi uma das alternativas encontradas e se configurou numa abordagem possível. Objetivos: Avaliar o papel da teleodontologia em pacientes com câncer bucal durante a pandemia de COVID-19 por meio de revisão integrativa da literatura; avaliar a viabilidade da telessaúde no monitoramento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, por meio de revisão sistemática sobre tecnologia remota, adesão do usuário, satisfação do usuário e qualidade de vida e avaliar o uso de ferramentas de inteligência artificial na detecção do câncer comparado aos métodos tradicionais de diagnóstico por imagem por meio de um panorama das revisões sistemáticas. Metodologia: Foram realizadas uma revisão integrativa, uma revisão sistemática de intervenção e outra revisão sistemática de diagnóstico. A estratégia PICO (População, Intervenção, Comparação e Desfecho) e PIRD (Participante, Teste Índice, Teste de Referência e Diagnóstico de interesse) foram utilizadas. As bases pesquisadas foram PubMed, Cochrane Central Register of Controlled Studies (Cochrane), SciVerse Scopus (Scopus), Web of Science, Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), Excerpta Medical Database (Embase), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Business Source Complete (EBSCOhost) e na literatura cinzenta através do PROQUEST, Google Scholar e JSTOR. Os descritores do Medical Subject Headings (MeSH) foram empregados e foi utilizado o software gerenciador de referências online Rayyan QCRI (https://rayyan.qcri.org/welcome) para remoção de duplicatas, além da remoção manual. Os principais desfechos primários considerados foram os benefícios do uso da TO para pacientes em tratamento de câncer de boca e cabeça e pescoço durante a pandemia de COVID-19; modelo de aplicativo já utilizados em TM/Telesaúde; número de pacientes que aderem ao uso, qualidade de vida e satisfação do paciente no uso do aplicativo de TM/Telesaúde e detecção de cancer e diagnóstico por meio de inteligência artificial. A verificação da qualidade metodológica em estudos individuais foi avaliada pela Lista de Verificação de Avaliação Crítica do Joanna Briggs Institute (Instituto Joanna Briggs, 2014). Resultados: Observou-se que 78% dos pacientes atualmente preferem a teleodontologia; 92% dos pacientes recomendariam o uso da videoconsulta a outros pacientes. A continuidade do atendimento odontológico, a redução de visitas de pacientes ao hospital, a redução do risco de infecção pelo coronavírus e a limitação de consultas presenciais para proteger os profissionais de saúde são benefícios que reforçam o uso da teleodontologia pelas instituições de saúde. Embora tenha havido heterogeneidade quanto à tecnologia utilizada, o monitoramento remoto e/ou autogerenciamento dos sintomas por meio de aplicativos móveis foi viável para a maioria dos pacientes, com graus satisfatórios de aceitabilidade, satisfação, usabilidade e adesão. Fica demonstrado que as várias abordagens de Inteligência Artificial são promissoras em termos de especificidade, sensibilidade e precisão diagnóstica na detecção e diagnóstico de tumores malignos. Conclusão: A partir dos artigos realizados, concluiu-se que a Assistência Mediada por Tecnologia, durante a pandemia do COVID 19, nos campos médicos ou odontológicos, como ferramenta para monitoramento remoto de pacientes com câncer de boca e câncer de cabeça e pescoço, foi bem aceita pelos pacientes, e contribuiu para continuidade do atendimento odontológico, para redução das visitas dos pacientes ao hospital, redução do risco de infecção pelo coronavírus e a limitação do atendimento presencial para proteger profissionais de saúde. Todavia, observou-se a necessidade de uma interface mais amigável, de uma avaliação adequada da experiência do usuário para uma concreta aplicabilidade dessas ferramentas para monitoramento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Nesse contexto, a detecção e diagnóstico de tumores malignos com o auxílio de IA parecem ser viáveis e precisas com o uso de diferentes tecnologias, algoritmos de aprendizado profundo e de máquina e análise radiômica. As revisões realizadas apontam benefícios da assistência mediada por tecnologia também para o cuidado de pacientes com câncer, embora essas tecnologias não sejam capazes de substituir o profissional radiologista na análise de imagens médicas ou odontológicas. De maneira que, ainda que as evidências apontem que a assistência mediada por tecnologia foi uma abordagem possível em tempos de pandemia, mais estudos longitudinais multicêntricos são necessários para uma melhor possibilidade de aplicação clínica.Introduction: The emergence of the new coronavirus (SARS-CoV-2) has resulted in a global public health crisis (COVID-19 pandemic). In this pandemic context, it has become essential to ensure care for cancer patients, despite Lockdown and restrictions. The non-face-to-face assistance, mediated by technology, was one of the alternatives found and was configured in a possible approach. Objectives: To evaluate the role of teledentistry in patients with oral cancer during the COVID-19 pandemic through an integrative review of the literature; to evaluate the feasibility of telehealth in the monitoring of patients with head and neck cancer through systematic review of remote technology, user adherence, user satisfaction and quality of life and to evaluate the use of artificial intelligence tools in cancer detection compared to traditional methods of diagnostic imaging through a panorama of systematic reviews. Methodology: An integrative review, a systematic review of intervention and another systematic review of diagnosis were performed. The strategy PICO (Population, Intervention, Comparison and Outcome) and PIRD (Participant, Index Test, Reference Test and Diagnosis of interest) were used. PubMed, Cochrane Central Register of Controlled Studies (Cochrane), SciVerse Scopus (Scopus), Web of Science, Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), Excerpta Medical Database (Embase), Scientific Electronic Library Online (Scielo)Business Source Complete (EBSCOhost) and in grey literature through PROQUEST, Google Scholar and JSTOR. The descriptors of the Medical Subject Headings (MeSH) were employed and the online reference manager software Rayyan QCRI (https://rayyan.qcri.org/welcome) was used to remove duplicates, in addition to manual removal. The main primary outcomes considered were the benefits of the use of OT for patients undergoing treatment of mouth and head and neck cancer during the COVID-19 pandemic; application model already used in TM/Telehealth; number of patients who adhere to the use, quality of life and patient satisfaction in the use of the TM/Telehealth application and detection of cancer and diagnosis through artificial intelligence. The verification of methodological quality in individual studies was evaluated by the Critical Evaluation Checklist of the Joanna Briggs Institute (Instituto Joanna Briggs, 2014). Results: It was observed that 78% of patients currently prefer teledentistry; 92% of patients would recommend the use of videoconsultation to other patients. The continuity of dental care, the reduction of visits of patients to the hospital, Reducing the risk of coronavirus infection and limiting face-to-face consultations to protect health professionals are benefits that reinforce the use of teledentistry by health institutions. Although there was heterogeneity regarding the technology used, remote monitoring and/or self-management of symptoms through mobile applications was feasible for most patients, with satisfactory degrees of acceptability, satisfaction, usability and adherence. It is demonstrated that the various approaches of Artificial Intelligence are promising in terms of specificity, sensitivity and diagnostic accuracy in the detection and diagnosis of malignant tumors. Conclusion: From the articles, it was concluded that Technology-Mediated Assistance, during the COVID 19 pandemic, in the medical or dental fields, as a tool for remote monitoring of patients with oral cancer and head and neck cancer, was well accepted by patients, and contributed to the continuity of dental care, to reduce patient visits to the hospital, reducing the risk of coronavirus infection and limiting face-to-face care to protect health professionals. However, there was a need for a more userfriendly interface, an adequate evaluation of the user experience for a concrete applicability of these tools for monitoring patients with head and neck cancer. In this context, the detection and diagnosis of malignant tumors with the aid of AI seems to be feasible and accurate with the use of different technologies, deep learning and machine algorithms and radiomic analysis. The reviews indicate the benefits of technology-mediated care also for cancer patients, although these technologies are not able to replace the professional radiologist in the analysis of medical or dental images. Thus, although the evidence points out that technology-mediated care was a possible approach in times of pandemic, more longitudinal multicenter studies are needed for a better possibility of clinical application.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em OdontologiaMelo, Nilce Santos deSilva, Helbert Eustáquio Cardoso da2024-08-21T11:15:41Z2024-08-21T11:15:41Z2024-08-212023-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Helbert Eustáquio Cardoso da. Assistência mediada por tecnologia: uma abordagem possível em tempos de pandemia?. 2023. 231 f., il. Tese (Doutorado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50062porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-21T11:21:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/50062Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-21T11:21:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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