Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Camila da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37060
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.
id UNB_f6f82b42bde56538e032742bdd7b703c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37060
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino FundamentalLivros didáticos - língua portuguesaLíngua portuguesa - estudo e ensinoGlossárioLexicologiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.Esta pesquisa consistiu na investigação do tratamento dado ao léxico nos livros didáticos de Língua Portuguesa, referentes aos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A partir de estudos linguísticos que focam no léxico (BIDERMAN, 1978; ANTUNES, 2012 e BAGNO, 2007) e que propõem um projeto de estudo lexical adequado ao ensino da língua materna (ILARI, 2017; ANTUNES, 2012; BAGNO, 2007 e ZILLES E FARACO, 2015), buscou-se identificar as atividades voltadas ao vocabulário e observar como eram transmitidas aos estudantes, bem como averiguar a eficiência dos glossários ofertados juntamente aos textos nesses materiais. Num primeiro momento, foi realizada análise quantitativa das atividades lexicais a partir do corpus de duas coleções de livros didáticos (FIGUEIREDO et tal, 2012 e COSTA et tal, 2014), cada uma com quatro volumes. Em seguida, essa primeira análise foi estendida à verificação da qualidade desses exercícios com base nas rubricas de Ilari (2017), no programa de estudo do léxico de Antunes (2012) e no ensino variacional sugerido por Bagno (2007). Os glossários, um caso à parte nos LDs, passaram por averiguação qualitativa na qual se pontuou desde a forma ao conteúdo, norteando-se pelo estudo realizado por Carvalho (2012) juntamente com os referenciais teóricos já citados. Ao final desta pesquisa, ponderações foram feitas acerca das estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas nas atividades lexicais, de quais tipos de rubricas foram mais ou menos empregadas, das relações semânticas por elas desenvolvidas, da relevância das informações constantes nos glossários e se a variação linguística foi ou não contemplada no ensino do léxico pelo livro didático. Esta dissertação, cujo teor voltou-se à aprendizagem dos conteúdos vocabulares ofertada nos LDs, denota a importância de o material didático, que se propõe ao ensino da língua materna, desenvolver amplo e adequado estudo do léxico, tendo em vista a necessidade desse saber linguístico na formação do aluno proficiente na leitura, na escrita, na oralidade e nos conhecimentos da língua, isto é, nos eixos de ensino.This research consisted in the investigation of the treatment given to the lexicon in the textbooks of Portuguese Language, referring to the final years of Elementary School, approved by the National Program of Didactic Book (PNLD). In this paper, we propose a lexical study that is adequate for the teaching of the mother tongue (ILARI, 2017, ANTUNES, 2012, BAGNO, 2007 and ZILLES And FARACO, 2015), we sought to identify vocabulary activities and observe how they were transmitted to students, as well as to ascertain the efficiency of the glossaries offered together with the texts in these materials. Firstly, a quantitative analysis of lexical activities was carried out from the corpus of two collections of textbooks (FIGUEIREDO et al, 2012 and COSTA et al, 2014), each with four volumes. Then, this first analysis was extended to verify the quality of these exercises based on the Ilari (2017), the Antunes lexicon (2012) and the variational teaching suggested by Bagno (2007). The glossaries, a separate case in LDs, underwent a qualitative inquiry in which it was punctuated from its form to its content, guided by the study carried out by Carvalho (2012) together with the theoretical references already mentioned. At the end of this research, we pondered on the teaching and learning strategies used in lexical activities, which types of rubrics were more or less employed, the semantic relations they developed, the relevance of the information contained in the glossaries, and whether linguistic variation was or was not contemplated in the teaching of the lexicon by the textbook. This dissertation, whose content turned to the learning of the vocabulary contents offered in LDs, denotes the importance of the didactic material, which proposes to the teaching of the mother tongue, to develop a broad and adequate study of the lexicon, considering the necessity of this linguistic knowledge in the the student's proficiency in reading, writing, speaking and knowledge of the language, that is, in the teaching areas.Carvalho, Orlene Lúcia de SaboiaSarmento, Camila da Silva2020-03-11T16:48:56Z2020-03-11T16:48:56Z2020-03-112019-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSARMENTO, Camila da Silva. Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa: os anos finais do Ensino Fundamental. 2019. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37060A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/37060Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
title Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
spellingShingle Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
Sarmento, Camila da Silva
Livros didáticos - língua portuguesa
Língua portuguesa - estudo e ensino
Glossário
Lexicologia
title_short Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
title_full Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
title_fullStr Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
title_sort Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa : os anos finais do Ensino Fundamental
author Sarmento, Camila da Silva
author_facet Sarmento, Camila da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Orlene Lúcia de Saboia
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Camila da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos - língua portuguesa
Língua portuguesa - estudo e ensino
Glossário
Lexicologia
topic Livros didáticos - língua portuguesa
Língua portuguesa - estudo e ensino
Glossário
Lexicologia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-05
2020-03-11T16:48:56Z
2020-03-11T16:48:56Z
2020-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SARMENTO, Camila da Silva. Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa: os anos finais do Ensino Fundamental. 2019. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37060
identifier_str_mv SARMENTO, Camila da Silva. Abordagem do léxico em livros didáticos de Língua Portuguesa: os anos finais do Ensino Fundamental. 2019. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508325358796800