Entre cantoras, matronas e poetas : significando o blues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Alexandre Eleutério
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Flávio Santos, Cayón Durán, Luis Abraham
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46773
https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0201
https://orcid.org/0000-0002-2194-6298
https://orcid.org/0000-0002-3052-5209
https://orcid.org/0000-0001-6282-8282
Resumo: O presente artigo é derivado de meu trabalho de conclusão do curso de Antropologia pela Universidade de Brasília.
id UNB_f759aef94102dc24b28ca36b38d6f4b3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46773
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Entre cantoras, matronas e poetas : significando o bluesAmong singers, matrons and poets : meaning the bluesBluesEmoçãoSemântica musicalSignificaçãoO presente artigo é derivado de meu trabalho de conclusão do curso de Antropologia pela Universidade de Brasília.Este artigo aborda o blues. Tem por objetivo a análise de aspectos marcantes da estética e linguagem desse secular gênero musical afro-americano: a agridoce ambiguidade discursiva, emotiva e comportamental, linguagem culturalmente codificada cujo fio condutor é o recorte no(s) conceito(s) de significação. Foram escolhidos eixos analíticos centrados na tétrade reflexiva estrutura, processo, função e significado. O caminho que possibilita a análise dessa manifestação artística é uma revisão bibliográfica que se vale de arcabouço teórico-metodológico da Musicologia Cultural, Etnomusicologia e Semiologia Musical. Recorre-se também a outros suportes teóricos de áreas como Antropologia, História e Estudos Literários. É abordada igualmente a estreita relação da estética, linguagem e discurso do blues - semântica e sintaxe - com a construção sócio-histórica e cultural da identidade étnica do afro-americano.This article addresses the blues. Its purpose is to analyze striking aspects of the aesthetics and language of this secu-lar African American musical genre: the bittersweet discursive, emotional, and behavioral ambiguity, a culturally codi-fied language whose common thread is linked to the concept(s) of meaning. Analytical axes were chosen cente-red on the reflexive tetrad of structure, process, function, and meaning. The path that enables the analysis of this artistic manifestation is a bibliographic review that makes use of the theoreti-cal and methodological framework of Cultural Musicology, Ethnomusicology, and Musical Semiology. It also resorts to other theoretical supports from areas such as Anthropology, History, and Literary Studies. The close relationship of blues aesthetics, language, and discou-rse - semantics and syntax - with the socio-historical and cultural construc-tion of African American ethnic identity is also addressed.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaPrograma de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música, do Centro de Artes, Moda e Desing (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)University of BrasíliaUniversity of BrasíliaUniversity of BrasíliaRocha, Alexandre EleutérioPereira, Flávio SantosCayón Durán, Luis Abraham2023-10-31T14:57:12Z2023-10-31T14:57:12Z2022-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROCHA, Alexandre Eleutério; PEREIRA, Flávio Santos; CAYÓN DURÁN, Luis Abraham. Entre cantoras, matronas e poetas: significando o blues. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0201, 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20601. Acesso em: 31 out. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46773https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0201https://orcid.org/0000-0002-2194-6298https://orcid.org/0000-0002-3052-5209https://orcid.org/0000-0001-6282-8282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T04:55:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/46773Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T04:55:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre cantoras, matronas e poetas : significando o blues
Among singers, matrons and poets : meaning the blues
title Entre cantoras, matronas e poetas : significando o blues
spellingShingle Entre cantoras, matronas e poetas : significando o blues
Rocha, Alexandre Eleutério
Blues
Emoção
Semântica musical
Significação
title_short Entre cantoras, matronas e poetas : significando o blues
title_full Entre cantoras, matronas e poetas : significando o blues
title_fullStr Entre cantoras, matronas e poetas : significando o blues
title_full_unstemmed Entre cantoras, matronas e poetas : significando o blues
title_sort Entre cantoras, matronas e poetas : significando o blues
author Rocha, Alexandre Eleutério
author_facet Rocha, Alexandre Eleutério
Pereira, Flávio Santos
Cayón Durán, Luis Abraham
author_role author
author2 Pereira, Flávio Santos
Cayón Durán, Luis Abraham
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv University of Brasília
University of Brasília
University of Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Alexandre Eleutério
Pereira, Flávio Santos
Cayón Durán, Luis Abraham
dc.subject.por.fl_str_mv Blues
Emoção
Semântica musical
Significação
topic Blues
Emoção
Semântica musical
Significação
description O presente artigo é derivado de meu trabalho de conclusão do curso de Antropologia pela Universidade de Brasília.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-28
2023-10-31T14:57:12Z
2023-10-31T14:57:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Alexandre Eleutério; PEREIRA, Flávio Santos; CAYÓN DURÁN, Luis Abraham. Entre cantoras, matronas e poetas: significando o blues. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0201, 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20601. Acesso em: 31 out. 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46773
https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0201
https://orcid.org/0000-0002-2194-6298
https://orcid.org/0000-0002-3052-5209
https://orcid.org/0000-0001-6282-8282
identifier_str_mv ROCHA, Alexandre Eleutério; PEREIRA, Flávio Santos; CAYÓN DURÁN, Luis Abraham. Entre cantoras, matronas e poetas: significando o blues. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0201, 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20601. Acesso em: 31 out. 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46773
https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0201
https://orcid.org/0000-0002-2194-6298
https://orcid.org/0000-0002-3052-5209
https://orcid.org/0000-0001-6282-8282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música, do Centro de Artes, Moda e Desing (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música, do Centro de Artes, Moda e Desing (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580763861581824