A midiatização da informação econômica na CNN en Español

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margalef, Delia María Dutra da Silveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17680
Resumo: Neste texto apresentamos as principais descobertas de uma pesquisa cujo propósito foi compreender as especificidades da informação de caráter econômico, relativa aos Estados Unidos e à América Latina, construída num telejornal Economia y Finanzas da CNN em Español. Buscamos entender como se configuram as relações entre os agentes do campo midiático e do campo econômico e as estratégias de que se serve o telejornal para construir tal informação. A análise foi realizada em dois movimentos: um quantitativo (15 edições do telejornal) e um outro qualitativo (quatro notícias), ambos trabalhados como complementares e não como mutuamente excludentes. Os resultados apontam para a existência de marcadas diferenças em relação ao papel de mediador simbólico do agente midiático e às estratégias de produção de sentido em função da formatação dada à notícia. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_f78e9c8b409d996a4ac015c671441cce
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17680
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A midiatização da informação econômica na CNN en EspañolNotícias - economiaTelejornalismoNeste texto apresentamos as principais descobertas de uma pesquisa cujo propósito foi compreender as especificidades da informação de caráter econômico, relativa aos Estados Unidos e à América Latina, construída num telejornal Economia y Finanzas da CNN em Español. Buscamos entender como se configuram as relações entre os agentes do campo midiático e do campo econômico e as estratégias de que se serve o telejornal para construir tal informação. A análise foi realizada em dois movimentos: um quantitativo (15 edições do telejornal) e um outro qualitativo (quatro notícias), ambos trabalhados como complementares e não como mutuamente excludentes. Os resultados apontam para a existência de marcadas diferenças em relação ao papel de mediador simbólico do agente midiático e às estratégias de produção de sentido em função da formatação dada à notícia. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe mediatization of economic information on CNN en Español. This article shows the main results of a research project undertaken to understand the specificities of economic information, concerning the United States and Latin America, constructed by Economía y Finanzas on CNN en Español. It discusses the interaction between agents of the media and the economy the strategies used by the program in order to produce this information. The analysis was made in two movements: the first one quantitative (15 programs) and the second one qualitative (4 news reports), complementing but not excluding each other. The results point towards clear differences in relation to the role of symbolic mediator played by the media agent and the meaning production strategies, considering the format given to the news. _______________________________________________________________________________________ RESUMENEn este artículo presentamos los principales resultados de uma investigación cuyo propósito fue comprender las especificidades de La información de carácter económico, relativa a los Estados Unidos y América Latina, construida por el informativo (telediario) Economía y Finanzas de la CNN en Español. Buscamos entender cómo se configuran las relaciones entre los agentes del campo mediático y Del campo económico, y las estrategias que se sirve el programa para construir tal información. El análisis fue realizado en dos movimientos: uno cuantitativo (15 ediciones) y otro cualitativo (4 noticias), ambos trabajados como complementarios y no como mutuamente excluyentes. Los resultados apuntan para la existência de claras diferencias sobre el papel de mediador simbólico del agente mediático y sobre las estrategias de producción de sentido en función del formato dado a la noticia.Universidade do Vale do Rio dos Sinos2015-02-12T18:59:22Z2015-02-12T18:59:22Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVEIRA, Delia Dutra da. A midiatização da informação econômica na CNN en Español. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, RS, v. 9, n. 2, p. 121-129, maio/ ago. 2007. Disponível em: < http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/5848>. Acesso em 13 jan. 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17680Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. Fonte: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/5848. Acesso em: 14 jan. 2015info:eu-repo/semantics/openAccessMargalef, Delia María Dutra da Silveiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-26T23:58:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/17680Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-26T23:58:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A midiatização da informação econômica na CNN en Español
title A midiatização da informação econômica na CNN en Español
spellingShingle A midiatização da informação econômica na CNN en Español
Margalef, Delia María Dutra da Silveira
Notícias - economia
Telejornalismo
title_short A midiatização da informação econômica na CNN en Español
title_full A midiatização da informação econômica na CNN en Español
title_fullStr A midiatização da informação econômica na CNN en Español
title_full_unstemmed A midiatização da informação econômica na CNN en Español
title_sort A midiatização da informação econômica na CNN en Español
author Margalef, Delia María Dutra da Silveira
author_facet Margalef, Delia María Dutra da Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Margalef, Delia María Dutra da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Notícias - economia
Telejornalismo
topic Notícias - economia
Telejornalismo
description Neste texto apresentamos as principais descobertas de uma pesquisa cujo propósito foi compreender as especificidades da informação de caráter econômico, relativa aos Estados Unidos e à América Latina, construída num telejornal Economia y Finanzas da CNN em Español. Buscamos entender como se configuram as relações entre os agentes do campo midiático e do campo econômico e as estratégias de que se serve o telejornal para construir tal informação. A análise foi realizada em dois movimentos: um quantitativo (15 edições do telejornal) e um outro qualitativo (quatro notícias), ambos trabalhados como complementares e não como mutuamente excludentes. Os resultados apontam para a existência de marcadas diferenças em relação ao papel de mediador simbólico do agente midiático e às estratégias de produção de sentido em função da formatação dada à notícia. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2015-02-12T18:59:22Z
2015-02-12T18:59:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, Delia Dutra da. A midiatização da informação econômica na CNN en Español. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, RS, v. 9, n. 2, p. 121-129, maio/ ago. 2007. Disponível em: < http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/5848>. Acesso em 13 jan. 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17680
identifier_str_mv SILVEIRA, Delia Dutra da. A midiatização da informação econômica na CNN en Español. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, RS, v. 9, n. 2, p. 121-129, maio/ ago. 2007. Disponível em: < http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/5848>. Acesso em 13 jan. 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508258093694976