Geografias e cinemas : a (des)construção espacial através da imagem cinematográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Octávio Augusto Rodrigues Schuenck Amorelli Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14845
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.
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spelling Geografias e cinemas : a (des)construção espacial através da imagem cinematográficaGeografiaCinemaGeografia culturalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.A Geografia e as Artes têm características comuns em seu desenvolvimento pois em suas esferas de possibilidades estão presentes: a sociedade, a natureza, o imaginário e, portanto, o espaço. O Cinema é parte desta abordagem à Geografia, como uma expressão artística e cultural, e também pelo seu alcance comercial e industrial, o que faz do cinema um agente de transformação do espaço. Este O objetivo dessa dissertação é analisar o potencial de transformação do espaço na produção cinematográfica tendo em vista, principalmente, sua veiculação e distribuição. Sendo assim é apresentado um estudo da relação entre geografia e cinema tendo como referenciais empíricos os filmes "‘Cidade de Deus’", “Tropa de Elite”, “Tropa de Elite 2 – O Inimigo agora é outro”, e para ampliar a abordagem conceitual há também breves análises dos filmes: ‘Babel’, “Blade Runner – O Caçador de Andróides” e “A Origem” assim como referências a outros filmes brasileiros e internacionais. Esta análise constitui uma pesquisa qualitativa utilizando-se da decupagem fílmica e análise relacional que leva ao cinema as diversas categorias da geografia numa busca pelas características que o definem como agente de transformação espacial através das imagens, sons, da sua contribuição ao imaginário e sua atuação nas políticas de cultura e informação do país, que resulta em um mecanismo cíclico de formação de conceitos e imaginário sobre as esferas de debate elucidadas pela composição fílmica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTGeography and the Arts have common features in their development because in their areas of possibilities are present: society, nature, imagination, and therefore the space. Cinema is part of this approach to Geography as a cultural and artistic expression, and also for its industrial and commercial reach, which makes the film an agent of transformation space. The objective of this dissertation is to analyze the potential transformation of space in film production viewing, especially, its broadcasting and distribution. Thus it is presented a study of the relationship between Geography and cinema with empirical framework based on films: “City of God”, "Elite Squad", "Elite Squad 2 - The Enemy within" and to enlarge the approach there is the conceptual references to movies: “Babel”, “Blade Runner” and “Inception” as well as references to other Brazilian and international films. This analysis is a qualitative research using filmic decoupage and relational analysis which leads to the Cinema the various categories of Geography in a search for the characteristics that will define it as an agent of space transformation through imagery, sounds, its contribution to the imaginary and its performance in political culture and country information, which results in a cyclical wheel mechanism of concepts and imagery on the sphere of subjects elucidated by filmic composition.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de Geografia (ICH GEA)Programa de Pós-Graduação em GeografiaCampos, Neio Lúcio de OliveiraPereira, Octávio Augusto Rodrigues Schuenck Amorelli Ribeiro2013-12-13T12:24:38Z2013-12-13T12:24:38Z2013-12-132013-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Octávio Augusto Rodrigues Schuenck Amorelli Ribeiro. Geografias e Cinemas: a (des)construção espacial através da imagem cinematográfica. 2013. 54 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14845A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-20T16:30:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/14845Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-20T16:30:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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