Controle baseado na teoria de planicidade diferencial para um compensador híbrido de heave

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzalez Ordoñez, Andres Felipe
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40552
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2020.
id UNB_f88c48c2dd2ddd41572fcefc6f5ac569
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/40552
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gonzalez Ordoñez, Andres Felipeandresgon21@hhotmail.comFortaleza, Eugênio Liborio Feitosa2021-04-15T02:40:01Z2021-04-15T02:40:01Z2021-04-142020-09-25GONZALEZ ORDOÑEZ, Andres Felipe. Controle baseado na teoria de planicidade diferencial para um compensador híbrido de heave. 2020. x, 77 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40552Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2020.No campo das plataformas de perfuração offshore, as ondas do mar geram um movimento de elevação indesejado que afeta as plataformas durante a execução do processo de perfuração. Tal situação pode acarretar em um problema de instabilidade de contato entre a broca e a formação e, por consequência, causar danos aos equipamentos, ao poço e ao meio ambiente. Como solução para este problema, compensadores de heave são usados para atenuar e desacoplar o movimento da coluna de perfuração do movimento de elevação indesejado da embarcação. No presente estudo, propõe-se um compensador híbrido de heave, o qual é composto por uma parte ativa e uma passiva, baseado na teoria de planicidade diferencial para sistemas de perfuração offshore. Para isso, são desenvolvidos quatro modelos, sendo um modelo de validação não linear usado como referência, um modelo linear para comparação e dois modelos reduzidos que cumprirão a tarefa de projeto de dois controladores (linear e não linear). Através de simulações numéricas, o desempenho dos controladores é avaliado na presença de distúrbios externos para diferentes estudos de caso com variações no comprimento da coluna e na rigidez da formação. De maneira geral, os resultados numéricos indicam que o movimento de elevação foi drasticamente reduzido, com uma atenuação do movimento de heave superior a 85% e com uma variação do peso sobre a broca mínima, eliminando totalmente o problema da instabilidade de contato.In the field of offshore drilling platforms, sea waves generate an unwanted heave movement that affects the platforms during the execution of the drilling process. Such a situation can result in a problem of contact instability between the drill bit and the formation and, consequently, cause damage to the equipment, the well and the environment. As a solution to this problem, heave compensators are used to attenuate and decouple the movement of the drill string from the vessel’s unwanted heave movement. In the present study, a hybrid heave compensator is proposed, which consists of an active and a passive compensator, based on the differential flatness theory for offshore drilling systems. For this, four models are developed, one of which is a non-linear validation model used as a reference, a linear model for comparison and two reduced models that will fulfill the task of designing two controllers (linear and non-linear). Through numerical simulations, the performance of the controllers is evaluated in the presence of external disturbances for different case studies with variations in the length of the column and the rigidity of the formation. In general, the numerical results indicate that the heave move- ment has been drastically reduced, with an attenuation of the heave movement greater than 85% and with a minimal load variation on the drill bit, totally eliminating the problem of contact instability.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessControle baseado na teoria de planicidade diferencial para um compensador híbrido de heaveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCompensador de HeavePerfuração offshoreControle não linearTeoria de planicidade diferencialporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2020_AndresFelipeGonzalezOrdoñez.pdf2020_AndresFelipeGonzalezOrdoñez.pdfapplication/pdf8772491http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40552/1/2020_AndresFelipeGonzalezOrdo%c3%b1ez.pdf6e4b0852fca0e5a10b18fe3ff6c26c18MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40552/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/405522023-07-13 17:17:25.11open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-13T20:17:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Controle baseado na teoria de planicidade diferencial para um compensador híbrido de heave
title Controle baseado na teoria de planicidade diferencial para um compensador híbrido de heave
spellingShingle Controle baseado na teoria de planicidade diferencial para um compensador híbrido de heave
Gonzalez Ordoñez, Andres Felipe
Compensador de Heave
Perfuração offshore
Controle não linear
Teoria de planicidade diferencial
title_short Controle baseado na teoria de planicidade diferencial para um compensador híbrido de heave
title_full Controle baseado na teoria de planicidade diferencial para um compensador híbrido de heave
title_fullStr Controle baseado na teoria de planicidade diferencial para um compensador híbrido de heave
title_full_unstemmed Controle baseado na teoria de planicidade diferencial para um compensador híbrido de heave
title_sort Controle baseado na teoria de planicidade diferencial para um compensador híbrido de heave
author Gonzalez Ordoñez, Andres Felipe
author_facet Gonzalez Ordoñez, Andres Felipe
author_role author
dc.contributor.email.pt_BR.fl_str_mv andresgon21@hhotmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzalez Ordoñez, Andres Felipe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fortaleza, Eugênio Liborio Feitosa
contributor_str_mv Fortaleza, Eugênio Liborio Feitosa
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Compensador de Heave
Perfuração offshore
Controle não linear
Teoria de planicidade diferencial
topic Compensador de Heave
Perfuração offshore
Controle não linear
Teoria de planicidade diferencial
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-09-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-15T02:40:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-15T02:40:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONZALEZ ORDOÑEZ, Andres Felipe. Controle baseado na teoria de planicidade diferencial para um compensador híbrido de heave. 2020. x, 77 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/40552
identifier_str_mv GONZALEZ ORDOÑEZ, Andres Felipe. Controle baseado na teoria de planicidade diferencial para um compensador híbrido de heave. 2020. x, 77 f., il. Dissertação (Mestrado em Sistemas Mecatrônicos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40552/1/2020_AndresFelipeGonzalezOrdo%c3%b1ez.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40552/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e4b0852fca0e5a10b18fe3ff6c26c18
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863983692513280