Projeto Raízes : vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edinei Carvalho dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Kleber Aparecido da, Sousa, Rosineide Magalhães de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44625
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81081
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto Raízes: letramentos, educação e cultura, desenvolvido com estudantes da escola Aleixo Pereira Braga I, instituição de ensino localizada no Quilombo Mesquita, comunidade negra rural situada em Goiás. O projeto buscou incorporar os letramentos comunitários ao contexto escolar, abordando temas sociais próprios da comunidade dos/as estudantes. Durante o projeto, desenvolvido por meio de oficinas de letramento, os/as estudantes tiveram a oportunidade de falar, ler, escrever e interagir com os conhecimentos oriundos da cultura do entorno. A experiência indicou que o Projeto Raízes serviu como uma boa oportunidade para os/as alunos/as acessarem a cultura quilombola e os saberes afro-rurais silenciados no contexto escolar e interditados pelas estruturas de poder presentes na comunidade. Os resultados sinalizam para o fato de que, dentro de uma perspectiva sociocultural, sociolinguística e aplicada crítica, é possível articular temas comunitários aos conteúdos escolares, possibilitando o desenvolvimento de uma prática educativa socialmente mais democrática e inclusiva. Indicam, assim, que projetos de letramento, ao serem trabalhados em uma perspectiva interdisciplinar, constituem uma valiosa proposta de acesso a novas práticas de linguagem e letramento no âmbito da comunidade.
id UNB_f88d529386e5f5f2c60acf7f009d08fc
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/44625
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Santos, Edinei Carvalho dosSilva, Kleber Aparecido daSousa, Rosineide Magalhães demailto:edineicarvalho@ unb.brmailto:kleberaparecidodasilva@gmail.commailto:rosineide@unb.br2022-08-23T21:45:41Z2022-08-23T21:45:41Z2021SANTOS, Edinei Carvalho dos; SILVA, Kleber Aparecido da; SOUSA, Rosineide Magalhães de. Projeto Raízes: vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 18, n. 4, 2021. DOI 10.5007/1984-8412.2021.e81081. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/81081/48286. Acesso em: 23 ago. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44625https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81081Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto Raízes: letramentos, educação e cultura, desenvolvido com estudantes da escola Aleixo Pereira Braga I, instituição de ensino localizada no Quilombo Mesquita, comunidade negra rural situada em Goiás. O projeto buscou incorporar os letramentos comunitários ao contexto escolar, abordando temas sociais próprios da comunidade dos/as estudantes. Durante o projeto, desenvolvido por meio de oficinas de letramento, os/as estudantes tiveram a oportunidade de falar, ler, escrever e interagir com os conhecimentos oriundos da cultura do entorno. A experiência indicou que o Projeto Raízes serviu como uma boa oportunidade para os/as alunos/as acessarem a cultura quilombola e os saberes afro-rurais silenciados no contexto escolar e interditados pelas estruturas de poder presentes na comunidade. Os resultados sinalizam para o fato de que, dentro de uma perspectiva sociocultural, sociolinguística e aplicada crítica, é possível articular temas comunitários aos conteúdos escolares, possibilitando o desenvolvimento de uma prática educativa socialmente mais democrática e inclusiva. Indicam, assim, que projetos de letramento, ao serem trabalhados em uma perspectiva interdisciplinar, constituem uma valiosa proposta de acesso a novas práticas de linguagem e letramento no âmbito da comunidade.This article aims to present the results of the Projeto Raízes: letramentos, educação e cultura [Project Raízes: literacy, education and culture], carried out with students from Aleixo Pereira Braga school, an educational institution located in Quilombo Mesquita, a rural black community from Goiás, Brazil. This project aimed at including community literacies in the school context, considering specific social subjects from the students’ community. The project comprised literacy workshops through which students could participate speaking, reading, writing and working together with knowledges from the surrounding culture. The experience indicated that Project Raízeswas a good opportunity to students access the quilombola culture and the rural black community principles. The results showed that, based on a critical, socialcultural and sociolinguistic applied perspective, interchanging community subjects and school programmes is feasible, enabling the development of an educational practice more democratic and inclusive, regarding its social aspects. Furthermore, results indicate that literacy projects, when applied based on an interdisciplinary perspective, are a great means of access to new literacy and language practices in the community environment.Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados del Projeto Raízes: letramentos, educação e cultura [Proyecto Raízes: literacidades, educación y cultura], desarrollado con alumnos de la escuela Aleixo Pereira Braga I, institución educativa ubicada en Quilombo Mesquita, comunidad negra rural situada en Goiás. El proyecto buscó incorporar literacidades comunitarias en el contexto escolar, abordando problemas sociales específicos de la comunidad de los estudiantes. Durante el proyecto, desarrollado a través de talleres de literacidad, los estudiantes tuvieron la oportunidad de hablar, leer, escribir e interactuar con los conocimientos de la cultura circundante. La experiencia indicó que el proyecto Raízes sirvió como una buena oportunidad para que los estudiantes accedan a la cultura quilombola y al conocimiento afro-rural silenciado en el contexto escolar e interceptado por las estructuras de poder presentes en la comunidad. Los resultados apuntan que, desde una perspectiva sociocultural, sociolingüística y crítica aplicada, es posible articular temas comunitarios a los contenidos escolares, posibilitando el desarrollo de una práctica educativa más democrática e inclusiva. Así, señalan que los proyectos de literacidad, al ser trabajados en una perspectiva interdisciplinar, constituyen una valiosa propuesta de acceso a nuevas prácticas lingüísticas y literacidad dentro de la comunidad.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa CatarinaFórum Linguístico - Declaração de Direito Autoral Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Creative Commons License Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/about/submissions. Acesso em: 23 ago. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessProjeto Raízes : vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombolaProyecto Raízes : vías de acceso a la literacidad comunitária en contexto quilombolaProject Raízes : means of access to the community literacy in a quilombola contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLetramentoQuilombolasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ProjetoRaizesVias.pdfARTIGO_ProjetoRaizesVias.pdfapplication/pdf10512869http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44625/1/ARTIGO_ProjetoRaizesVias.pdf25251bdf96a6a456397cddfa9480e643MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44625/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/446252023-06-04 19:25:36.912open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/44625U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-04T22:25:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto Raízes : vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Proyecto Raízes : vías de acceso a la literacidad comunitária en contexto quilombola
Project Raízes : means of access to the community literacy in a quilombola context
title Projeto Raízes : vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola
spellingShingle Projeto Raízes : vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola
Santos, Edinei Carvalho dos
Letramento
Quilombolas
title_short Projeto Raízes : vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola
title_full Projeto Raízes : vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola
title_fullStr Projeto Raízes : vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola
title_full_unstemmed Projeto Raízes : vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola
title_sort Projeto Raízes : vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola
author Santos, Edinei Carvalho dos
author_facet Santos, Edinei Carvalho dos
Silva, Kleber Aparecido da
Sousa, Rosineide Magalhães de
author_role author
author2 Silva, Kleber Aparecido da
Sousa, Rosineide Magalhães de
author2_role author
author
dc.contributor.email.pt_BR.fl_str_mv mailto:edineicarvalho@ unb.br
mailto:kleberaparecidodasilva@gmail.com
mailto:rosineide@unb.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edinei Carvalho dos
Silva, Kleber Aparecido da
Sousa, Rosineide Magalhães de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Letramento
Quilombolas
topic Letramento
Quilombolas
description Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto Raízes: letramentos, educação e cultura, desenvolvido com estudantes da escola Aleixo Pereira Braga I, instituição de ensino localizada no Quilombo Mesquita, comunidade negra rural situada em Goiás. O projeto buscou incorporar os letramentos comunitários ao contexto escolar, abordando temas sociais próprios da comunidade dos/as estudantes. Durante o projeto, desenvolvido por meio de oficinas de letramento, os/as estudantes tiveram a oportunidade de falar, ler, escrever e interagir com os conhecimentos oriundos da cultura do entorno. A experiência indicou que o Projeto Raízes serviu como uma boa oportunidade para os/as alunos/as acessarem a cultura quilombola e os saberes afro-rurais silenciados no contexto escolar e interditados pelas estruturas de poder presentes na comunidade. Os resultados sinalizam para o fato de que, dentro de uma perspectiva sociocultural, sociolinguística e aplicada crítica, é possível articular temas comunitários aos conteúdos escolares, possibilitando o desenvolvimento de uma prática educativa socialmente mais democrática e inclusiva. Indicam, assim, que projetos de letramento, ao serem trabalhados em uma perspectiva interdisciplinar, constituem uma valiosa proposta de acesso a novas práticas de linguagem e letramento no âmbito da comunidade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-23T21:45:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-23T21:45:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Edinei Carvalho dos; SILVA, Kleber Aparecido da; SOUSA, Rosineide Magalhães de. Projeto Raízes: vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 18, n. 4, 2021. DOI 10.5007/1984-8412.2021.e81081. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/81081/48286. Acesso em: 23 ago. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/44625
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81081
identifier_str_mv SANTOS, Edinei Carvalho dos; SILVA, Kleber Aparecido da; SOUSA, Rosineide Magalhães de. Projeto Raízes: vias de acesso aos letramentos comunitários em contexto quilombola. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 18, n. 4, 2021. DOI 10.5007/1984-8412.2021.e81081. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/81081/48286. Acesso em: 23 ago. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44625
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44625/1/ARTIGO_ProjetoRaizesVias.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44625/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 25251bdf96a6a456397cddfa9480e643
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573409303494656