O processo de viver nos filmes: velhice, sexualidade e memória em Copacabana
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27014 https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072007000100020 |
Resumo: | Apesar da velhice não ocupar um espaço central na temática cinematográfica, são inúmeros os filmes que geram, em luz e sombra, múltiplas imagens do envelhecimento humano, propiciando uma possibilidade a mais de entender a velhice e de compreender sua influência cultural. O presente artigo consiste em uma reflexão sobre a utilização de filmes como forma de análise crítica sobre o processo de viver o envelhecimento. Tem como objetivo ressaltar as possibilidades do filme Copacabana (Brasil, 2001) como recurso no processo de ensino em Gerontologia, na perspectiva de que a exposição do aluno à multiplicidade de imagens e situações de convivência de idosos acabe por favorecê-lo na compreensão de aspectos particulares da velhice. Concluímos que, por meio da pedagogia crítica da mídia podemos cultivar a cidadania e, dessa forma, construir uma sociedade, na qual os idosos sejam respeitados e exerçam novos papéis sociais com plenitude. |
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O processo de viver nos filmes: velhice, sexualidade e memória em CopacabanaThe living process in the movies: aging, sexuality, and memories in CopacabanaEl proceso de vivir en las películas: vejez, sexualidad y memotia en CopacabanaCinemaGeriatriaEnfermagemApesar da velhice não ocupar um espaço central na temática cinematográfica, são inúmeros os filmes que geram, em luz e sombra, múltiplas imagens do envelhecimento humano, propiciando uma possibilidade a mais de entender a velhice e de compreender sua influência cultural. O presente artigo consiste em uma reflexão sobre a utilização de filmes como forma de análise crítica sobre o processo de viver o envelhecimento. Tem como objetivo ressaltar as possibilidades do filme Copacabana (Brasil, 2001) como recurso no processo de ensino em Gerontologia, na perspectiva de que a exposição do aluno à multiplicidade de imagens e situações de convivência de idosos acabe por favorecê-lo na compreensão de aspectos particulares da velhice. Concluímos que, por meio da pedagogia crítica da mídia podemos cultivar a cidadania e, dessa forma, construir uma sociedade, na qual os idosos sejam respeitados e exerçam novos papéis sociais com plenitude.Despite the fact that aging doesn t occupy a central theme in cinematography, there are innumerous movies that generate, in the spotlight and the shadows, innumerable images of human aging, offering the possibility to better understand the aging process and its cultural influence. The present article consists of a reflection on the use of movies as a way to critically analyze the aging process. This article aims to discuss the possibilities of the movie, "Copacabana" (Brazil, 2001) as a resource in the educational process of Gerontology. The multiplicity of images and everyday situations of aging people may enhance within young people the understanding of some particular aging aspects. We conclude that by means of the media s critical pedagogy, citizenship could be cultivated and a society constructed in which theelderly will be respected and live new social roles with fullness.Aunque la vejez no ocupe un espacio central en la temática cinematográfica, son innumerables las películas que generan, en luz y sombra, múltiples imágenes del envejecimiento humano, propiciando una posibilidad más de entender la vejez y de comprender su influencia cultural. El presente artículo conduce a una reflexión sobre la utilización de películas como una forma de análisis crítico sobre el proceso de vivir el envejecimiento. Tiene como objetivo destacar la posibilidad de que la película Copacabana (Brasil, 2001), sirva como un recurso en el proceso de enseñanza en Gerontología, en la perspectiva de que la exposición del aluno a la multiplicidad de imágenes y situaciones de convivencia con personas mayores, acabe favoreciéndolo en la comprensión de aspectos particulares de la vejez. Concluimos que, por medio de la pedagogía crítica de la media podemos cultivar ciudadanía y, de esta forma, construir una sociedad en la cual las personas mayores sean respetadas y ejerzan nuevos papeles sociales con plenitud.Em processamentoUniversidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2017-12-07T04:48:17Z2017-12-07T04:48:17Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTexto contexto - enferm.,v.16,n.1,p.157-162,2007http://repositorio.unb.br/handle/10482/27014https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072007000100020porOliveira, Maria Liz Cunha deOliveira, Selma Regina NunesIguma, Lilian Tamyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T16:31:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/27014Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T16:31:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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