Avaliação de proficiência oral no Curso de Letras : a visão de professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Sandra Regina Peixoto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14891
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.
id UNB_f97d60a1f2ccc4aec618fa7a2f62b5d5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14891
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação de proficiência oral no Curso de Letras : a visão de professores e alunosProficiência oralProfessores de línguasLínguas estrangeiras - métodos de ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.Este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo investigar a avaliação de proficiência oral em um curso de Letras de uma universidade do Distrito Federal. Procuramos descobrir o que os participantes entendem por proficiência em uma língua estrangeira, que importância a proficiência recebe e como ela é desenvolvida e avaliada ao longo do curso de graduação.Também buscamos evidências do estabelecimento ou não de um nível de proficiência mínimo a ser alcançado pelos alunos até o final do curso. Nossos participantes foram duas professoras do curso de Letras e seus respectivos alunos. Para responder às nossas perguntas de pesquisa foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: observações das aulas e notas de campo, gravações de aulas, um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os dados gravados foram transcritos. Nossa base teórica foram pesquisas na área de avaliação, de competências do professor de língua estrangeira e de proficiência oral. Os resultados apontaram que a proficiência é vista pela maioria dos participantes como a capacidade de usar o conhecimento de língua que se tem com o propósito da comunicação. Mostraram ainda que a oralidade é desenvolvida desde o semestre inicial e que os alunos recebem insumo e produzem na L-alvo ao longo de toda a graduação. No entanto, o processo avaliativo ainda não é construído juntamente com o aluno e cabe ao professor definir os critérios de avaliação. Não pudemos definir, contudo, qual é o nível mínimo de proficiência que os participantes elegem como desejável ao futuro professor de língua estrangeira. _________________________________________________________________________ ABSTRACTThis qualitative study aimed at investigating the assessment of oral proficiency in a Letters course offered at a university in the Brazilian Federal District. We tried to discover the participants’ concepts of proficiency in a foreign language, what importance proficiency receives and how it is developed and assessed throughout the undergraduate course. We also looked for evidence of the establishment (or not) of a minimum proficiency level to be reached by the students by the end of the course. Our participants were two professors and their respective students. In order to collect data to answer our research questions we employed the following instruments: classroom observation, field notes, tape recordings, a questionnaire and a semi-structured interview. The data recorded were transcribed. Our theoretical bases were researches in the field of language assessment, foreign language teacher competences and oral proficiency. The results showed that proficiency is seen by the participants as the ability to use the knowledge of the language one has with the purpose of communication. They also indicated that the speaking skills are developed since the first semester of the course. However, the assessment process is still not co-constructed between professor and students and it is the former’s decision to determine the assessment criteria. We could not define the minimum proficiency level that the participants elect as desirable for the foreign language teacher.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Linguística AplicadaAlmeida, Vanessa Borges deBraga, Sandra Regina Peixoto2014-01-02T11:10:42Z2014-01-02T11:10:42Z2014-01-022013-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRAGA, Sandra Regina Peixoto. Avaliação de proficiência oral no Curso de Letras: a visão de professores e alunos. 2013. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14891A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-18T21:09:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/14891Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-18T21:09:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de proficiência oral no Curso de Letras : a visão de professores e alunos
title Avaliação de proficiência oral no Curso de Letras : a visão de professores e alunos
spellingShingle Avaliação de proficiência oral no Curso de Letras : a visão de professores e alunos
Braga, Sandra Regina Peixoto
Proficiência oral
Professores de línguas
Línguas estrangeiras - métodos de ensino
title_short Avaliação de proficiência oral no Curso de Letras : a visão de professores e alunos
title_full Avaliação de proficiência oral no Curso de Letras : a visão de professores e alunos
title_fullStr Avaliação de proficiência oral no Curso de Letras : a visão de professores e alunos
title_full_unstemmed Avaliação de proficiência oral no Curso de Letras : a visão de professores e alunos
title_sort Avaliação de proficiência oral no Curso de Letras : a visão de professores e alunos
author Braga, Sandra Regina Peixoto
author_facet Braga, Sandra Regina Peixoto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Vanessa Borges de
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Sandra Regina Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Proficiência oral
Professores de línguas
Línguas estrangeiras - métodos de ensino
topic Proficiência oral
Professores de línguas
Línguas estrangeiras - métodos de ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-13
2014-01-02T11:10:42Z
2014-01-02T11:10:42Z
2014-01-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Sandra Regina Peixoto. Avaliação de proficiência oral no Curso de Letras: a visão de professores e alunos. 2013. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14891
identifier_str_mv BRAGA, Sandra Regina Peixoto. Avaliação de proficiência oral no Curso de Letras: a visão de professores e alunos. 2013. 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580868010344448