Análise do discurso sobre sucesso e fracasso escolar no Brasil : um estudo comparado sobre as repercussões na mídia on-line (2000 – 2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Jailton Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22907
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22907
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
id UNB_f98857c392533b9d8e30c55e8162a8bd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22907
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise do discurso sobre sucesso e fracasso escolar no Brasil : um estudo comparado sobre as repercussões na mídia on-line (2000 – 2016)Analysis of the discourse on school success and failure in Brazil : a comparative study on the repercussions in the on line media (2000 – 2016)Educação internacional e comparadaAnálise do discursoFracasso escolarSucesso escolarMídiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.A Educação Internacional e Comparada tem se constituído como um campo extremamente complexo tanto no que se refere ao seu objeto de estudo, cada vez mais multifacetado, quanto em relação aos aspectos teórico-metodológicos. Para dar conta dessa crescente demanda, é preciso usar outros dispositivos analíticos que possam responder aos questionamentos que surgem no âmbito dos estudos comparados em educação. Nesse sentido, este estudo utiliza o referencial teórico metodológico da Análise de Discurso francesa como articulação metodológica no campo da Educação Internacional e Comparada. Foram analisados discursos veiculados na mídia on-line sobre fracasso escolar (reprovação, distorção idade-série, evasão) e também sobre sucesso na escola no período de 2000 a 2016. O objetivo é, portanto, fazer um estudo comparado temporal diacrônico, buscando compreender como se deu o processo de construção de sentidos, observando as interações discursivas no tempo, isto é, como um discurso aponta para outro no passando e é, assim, sustentado por ele. Foram analisados textos publicados na internet por veículos de grande circulação para perceber como esses discursos são articulados e como circulam na sociedade. Além disso, foram analisados os efeitos de sentido provocados pela utilização dos resultados nos exames em larga escala (Saeb e Pisa) como balizadores da qualidade ou do fracasso de um sistema de ensino, mostrando que não são dados objetivos por si mesmos, mas um efeito ideológico produzido no interior do discurso. A partir das comparações entre os textos, constatou-se que o discurso é colocado como o espaço privilegiado para o entendimento sobre o modo como as sociedades se organizam a respeito dos mais variados temas. Além disso, a articulação da Educação Internacional e Comparada com a Análise de Discurso mostrou-se produtiva, por permitir acesso a novos gestos de interpretação, permitindo, a partir da comparação entre textos, perceber como só discursos são articulados em determinado contexto sócio-histórico.International and Comparative Education has become an extremely complex field both in terms of its increasingly multifaceted object of study and in relation to theoretical and methodological aspects. To meet this growing demand, we need to use other analytical devices that can answer the questions that arise in comparative studies in education. In this sense, this study uses the theoretical methodological reference of the French Discourse Analysis as a methodological articulation in the field of International and Comparative Education. We analyzed online discourses about school failure (failure, age-grade distortion, avoidance) and also about school success in the period from 2000 to 2016. The objective is, therefore, to make a diachronic comparative temporal study, seeking to understand As the process of sense construction took place, observing the discursive interactions in time, that is, as one discourse points to another in passing and is thus sustained by it. We analyzed texts published on the internet by vehicles of great circulation to understand how these discourses are articulated and how they circulate in society. In addition, we analyzed the effects of sense provoked by the use of the results in the large scale exams (Saeb and Pisa) as indicators of the quality or failure of a teaching system, showing that they are not objective data by themselves, but an effect Ideologically produced within the discourse. From the comparisons between the texts, it was found that the discourse is placed as the privileged space for the understanding of how societies organize themselves on the most varied subjects. In addition, the articulation of International and Comparative Education with Discourse Analysis has proved to be productive, allowing access to new interpretive gestures, allowing, from the comparison between texts, to understand how only discourses are articulated in a particular sociohistorical context.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWeller, WivianVicente, Jailton Lopes2017-03-14T19:17:41Z2017-03-14T19:17:41Z2017-03-142016-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVICENTE, Jailton Lopes. Análise do discurso sobre sucesso e fracasso escolar no Brasil: um estudo comparado sobre as repercussões na mídia on-line (2000 – 2016). 2016. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22907http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22907A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:36:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/22907Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:36:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do discurso sobre sucesso e fracasso escolar no Brasil : um estudo comparado sobre as repercussões na mídia on-line (2000 – 2016)
Analysis of the discourse on school success and failure in Brazil : a comparative study on the repercussions in the on line media (2000 – 2016)
title Análise do discurso sobre sucesso e fracasso escolar no Brasil : um estudo comparado sobre as repercussões na mídia on-line (2000 – 2016)
spellingShingle Análise do discurso sobre sucesso e fracasso escolar no Brasil : um estudo comparado sobre as repercussões na mídia on-line (2000 – 2016)
Vicente, Jailton Lopes
Educação internacional e comparada
Análise do discurso
Fracasso escolar
Sucesso escolar
Mídia
title_short Análise do discurso sobre sucesso e fracasso escolar no Brasil : um estudo comparado sobre as repercussões na mídia on-line (2000 – 2016)
title_full Análise do discurso sobre sucesso e fracasso escolar no Brasil : um estudo comparado sobre as repercussões na mídia on-line (2000 – 2016)
title_fullStr Análise do discurso sobre sucesso e fracasso escolar no Brasil : um estudo comparado sobre as repercussões na mídia on-line (2000 – 2016)
title_full_unstemmed Análise do discurso sobre sucesso e fracasso escolar no Brasil : um estudo comparado sobre as repercussões na mídia on-line (2000 – 2016)
title_sort Análise do discurso sobre sucesso e fracasso escolar no Brasil : um estudo comparado sobre as repercussões na mídia on-line (2000 – 2016)
author Vicente, Jailton Lopes
author_facet Vicente, Jailton Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Weller, Wivian
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Jailton Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação internacional e comparada
Análise do discurso
Fracasso escolar
Sucesso escolar
Mídia
topic Educação internacional e comparada
Análise do discurso
Fracasso escolar
Sucesso escolar
Mídia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
2017-03-14T19:17:41Z
2017-03-14T19:17:41Z
2017-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VICENTE, Jailton Lopes. Análise do discurso sobre sucesso e fracasso escolar no Brasil: um estudo comparado sobre as repercussões na mídia on-line (2000 – 2016). 2016. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22907
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22907
identifier_str_mv VICENTE, Jailton Lopes. Análise do discurso sobre sucesso e fracasso escolar no Brasil: um estudo comparado sobre as repercussões na mídia on-line (2000 – 2016). 2016. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22907
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508380847341568