O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Setsuko Noro dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Noro, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28943
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000021
Resumo: Recursos audiovisuais são estratégias utilizadas para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, o uso de filmes comerciais como recurso pedagógico para o ensino das ciências da saúde, tal como a farmacologia, não é tão comum. O objetivo deste artigo é relatar nossa experiência com o uso de filmes, como: Linha Mortal, Mr. Jones, Tempo de despertar, entre outros, como ferramenta de ensino da disciplina Neurofarmacologia. Embora seja ministrada para o ensino de graduação do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, a metodologia pode ser adotada em outros cursos da área de Ciências da Saúde. A combinação de referencial teórico de Neurofarmacologia e a discussão dos filmes em sala de aula pode ser comparada a um estudo de caso, cuja narrativa permite aproximar os estudantes da realidade, tornando lúdico e fácil de relacionar as situações clínicas com o tratamento farmacológico, além de assimilarem novos conceitos.
id UNB_f9a3b2cde5bac98450b4b5ea9de1c3b5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28943
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologiaThe use of films as an educational resource on neuropharmacology teachingEl uso de películas como recurso pedagógico en la enseñanza de neurofarmacologíaCinemaRecursos audiovisuaisNeurofarmacologiaRecursos audiovisuais são estratégias utilizadas para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, o uso de filmes comerciais como recurso pedagógico para o ensino das ciências da saúde, tal como a farmacologia, não é tão comum. O objetivo deste artigo é relatar nossa experiência com o uso de filmes, como: Linha Mortal, Mr. Jones, Tempo de despertar, entre outros, como ferramenta de ensino da disciplina Neurofarmacologia. Embora seja ministrada para o ensino de graduação do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, a metodologia pode ser adotada em outros cursos da área de Ciências da Saúde. A combinação de referencial teórico de Neurofarmacologia e a discussão dos filmes em sala de aula pode ser comparada a um estudo de caso, cuja narrativa permite aproximar os estudantes da realidade, tornando lúdico e fácil de relacionar as situações clínicas com o tratamento farmacológico, além de assimilarem novos conceitos.Audiovisual resources are strategies used to facilitate the process of teaching. However, the use of commercial films as an educational resource for teaching health sciences, such as pharmacology, is not very common. The purpose of this article is to describe our experience with using films, as Flatliners, Mr. Jones, Awakenings, among others, as a teaching tool for the Neuropharmacology course. Although it is used to teach undergraduates at the Nursing course of Brasília University, the methodology can be adopted by other courses in the field of Health Sciences. The combination of the theoretical framework of Neuropharmacology and the classroom discussion of the films can be compared to a case study, whose narrative allows the students to be brought closer to reality, making it entertaining and easier for them to relate to clinical situations, with pharmacotherapy, and to assimilate new concepts.Los recursos audiovisuales son estrategias para facilitar el proceso de enseñanza-aprendizaje. El uso de películas comerciales como recurso pedagógico para la enseñanza de las ciencias de la salud, tal como la farmacología, no es tan común. El objetivo de este artículo es relatar nuestra experiencia al usar películas, como, Línea Mortal, Mr. Jones, Tiempo de despertar, entre otras, como herramienta de enseñanza de la asignatura de Neurofarmacología. Aunque se utilice para la enseñanza del curso de graduación de Enfermería de la Universidad de Brasilia, la metodología se puede adoptar en otros cursos de las Ciencias de la Salud. La combinación del referencial teórico de Neurofarmacología y la discusión de las películas en clases se puede comparar a un estudio del caso, cuya narrativa permite aproximar los estudiantes a la realidad, volviendo lúdico y más fácil relacionar las situaciones clínicas con el tratamiento farmacológico y assimilar nuevos conceptos.UNESP2017-12-07T05:03:40Z2017-12-07T05:03:40Z2013-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Setsuko Noro dos; NORO, André. O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 17, n. 46, p. 705-714, jul./set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000021. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000300017&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28943https://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000021Interface (Botucatu) - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000300017&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Setsuko Noro dosNoro, Andréporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:10:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/28943Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:10:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia
The use of films as an educational resource on neuropharmacology teaching
El uso de películas como recurso pedagógico en la enseñanza de neurofarmacología
title O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia
spellingShingle O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia
Santos, Setsuko Noro dos
Cinema
Recursos audiovisuais
Neurofarmacologia
title_short O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia
title_full O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia
title_fullStr O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia
title_full_unstemmed O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia
title_sort O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia
author Santos, Setsuko Noro dos
author_facet Santos, Setsuko Noro dos
Noro, André
author_role author
author2 Noro, André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Setsuko Noro dos
Noro, André
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Recursos audiovisuais
Neurofarmacologia
topic Cinema
Recursos audiovisuais
Neurofarmacologia
description Recursos audiovisuais são estratégias utilizadas para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, o uso de filmes comerciais como recurso pedagógico para o ensino das ciências da saúde, tal como a farmacologia, não é tão comum. O objetivo deste artigo é relatar nossa experiência com o uso de filmes, como: Linha Mortal, Mr. Jones, Tempo de despertar, entre outros, como ferramenta de ensino da disciplina Neurofarmacologia. Embora seja ministrada para o ensino de graduação do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, a metodologia pode ser adotada em outros cursos da área de Ciências da Saúde. A combinação de referencial teórico de Neurofarmacologia e a discussão dos filmes em sala de aula pode ser comparada a um estudo de caso, cuja narrativa permite aproximar os estudantes da realidade, tornando lúdico e fácil de relacionar as situações clínicas com o tratamento farmacológico, além de assimilarem novos conceitos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09
2017-12-07T05:03:40Z
2017-12-07T05:03:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Setsuko Noro dos; NORO, André. O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 17, n. 46, p. 705-714, jul./set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000021. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000300017&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28943
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000021
identifier_str_mv SANTOS, Setsuko Noro dos; NORO, André. O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 17, n. 46, p. 705-714, jul./set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000021. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000300017&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28943
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508271831089152