Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Legnani, Viviane Neves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9414
Resumo: Tem-se discutido, historicamente, a criação da noção de “criança normal/anormal” a partir dos discursos da psicologia e da medicina no século XIX e XX e destacou-se que, atualmente, a dicotomia entre normalidade/anormalidade, dentro dos parâmetros da psiquiatria biológica, é pensada como resultante de um equilíbrio/desequilíbrio de neurotransmissores. Nessa visão, no caso da infância, a descrição mais utilizada é a de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Este estudo apontou como essa problemática pode ser discutida a partir da psicanálise e, em torno de uma avaliação diagnóstica, discutiu criticamente a inclusão escolar para essas crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_fa353a2fd2ffe7a8bb2700ba05c19284
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9414
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficitPsychoanalysis and school inclusion : redimensioning the deficit theoryInclusão escolarSíndrome do déficit de atençãoPsicanáliseDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeTem-se discutido, historicamente, a criação da noção de “criança normal/anormal” a partir dos discursos da psicologia e da medicina no século XIX e XX e destacou-se que, atualmente, a dicotomia entre normalidade/anormalidade, dentro dos parâmetros da psiquiatria biológica, é pensada como resultante de um equilíbrio/desequilíbrio de neurotransmissores. Nessa visão, no caso da infância, a descrição mais utilizada é a de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Este estudo apontou como essa problemática pode ser discutida a partir da psicanálise e, em torno de uma avaliação diagnóstica, discutiu criticamente a inclusão escolar para essas crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTHistorically, the notion of the ‘normal/abnormal child’ was discussed, using as a basis the psychological and medical discourses of the 19th and 20th centuries and highlighted that nowadays the dichotomy between normality/abnormality, within the parameters of biological psychiatry, is thought to be the result of a balance/imbalance of neurotransmitters. In this view in the case of childhood, the most commonly used description is that of Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This study points out how this issue can be discussed from a psychoanalytical viewpoint and in terms of a diagnostic analysis, critically discussed school inclusion for these children.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)2011-10-10T15:52:10Z2011-10-10T15:52:10Z2010-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEGNANI, Viviane Neves. Psicanálise e inclusão escolar: um redimensionamento do ideário do déficit. Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 151-173, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13140/8535>. Acesso em: 22 ago. 2011http://repositorio.unb.br/handle/10482/9414Legnani, Viviane Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:36:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/9414Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:36:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit
Psychoanalysis and school inclusion : redimensioning the deficit theory
title Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit
spellingShingle Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit
Legnani, Viviane Neves
Inclusão escolar
Síndrome do déficit de atenção
Psicanálise
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
title_short Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit
title_full Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit
title_fullStr Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit
title_full_unstemmed Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit
title_sort Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit
author Legnani, Viviane Neves
author_facet Legnani, Viviane Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Legnani, Viviane Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Síndrome do déficit de atenção
Psicanálise
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
topic Inclusão escolar
Síndrome do déficit de atenção
Psicanálise
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
description Tem-se discutido, historicamente, a criação da noção de “criança normal/anormal” a partir dos discursos da psicologia e da medicina no século XIX e XX e destacou-se que, atualmente, a dicotomia entre normalidade/anormalidade, dentro dos parâmetros da psiquiatria biológica, é pensada como resultante de um equilíbrio/desequilíbrio de neurotransmissores. Nessa visão, no caso da infância, a descrição mais utilizada é a de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Este estudo apontou como essa problemática pode ser discutida a partir da psicanálise e, em torno de uma avaliação diagnóstica, discutiu criticamente a inclusão escolar para essas crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01
2011-10-10T15:52:10Z
2011-10-10T15:52:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEGNANI, Viviane Neves. Psicanálise e inclusão escolar: um redimensionamento do ideário do déficit. Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 151-173, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13140/8535>. Acesso em: 22 ago. 2011
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9414
identifier_str_mv LEGNANI, Viviane Neves. Psicanálise e inclusão escolar: um redimensionamento do ideário do déficit. Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 151-173, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13140/8535>. Acesso em: 22 ago. 2011
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508392101707776