Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9414 |
Resumo: | Tem-se discutido, historicamente, a criação da noção de “criança normal/anormal” a partir dos discursos da psicologia e da medicina no século XIX e XX e destacou-se que, atualmente, a dicotomia entre normalidade/anormalidade, dentro dos parâmetros da psiquiatria biológica, é pensada como resultante de um equilíbrio/desequilíbrio de neurotransmissores. Nessa visão, no caso da infância, a descrição mais utilizada é a de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Este estudo apontou como essa problemática pode ser discutida a partir da psicanálise e, em torno de uma avaliação diagnóstica, discutiu criticamente a inclusão escolar para essas crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_fa353a2fd2ffe7a8bb2700ba05c19284 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/9414 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficitPsychoanalysis and school inclusion : redimensioning the deficit theoryInclusão escolarSíndrome do déficit de atençãoPsicanáliseDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeTem-se discutido, historicamente, a criação da noção de “criança normal/anormal” a partir dos discursos da psicologia e da medicina no século XIX e XX e destacou-se que, atualmente, a dicotomia entre normalidade/anormalidade, dentro dos parâmetros da psiquiatria biológica, é pensada como resultante de um equilíbrio/desequilíbrio de neurotransmissores. Nessa visão, no caso da infância, a descrição mais utilizada é a de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Este estudo apontou como essa problemática pode ser discutida a partir da psicanálise e, em torno de uma avaliação diagnóstica, discutiu criticamente a inclusão escolar para essas crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTHistorically, the notion of the ‘normal/abnormal child’ was discussed, using as a basis the psychological and medical discourses of the 19th and 20th centuries and highlighted that nowadays the dichotomy between normality/abnormality, within the parameters of biological psychiatry, is thought to be the result of a balance/imbalance of neurotransmitters. In this view in the case of childhood, the most commonly used description is that of Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This study points out how this issue can be discussed from a psychoanalytical viewpoint and in terms of a diagnostic analysis, critically discussed school inclusion for these children.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)2011-10-10T15:52:10Z2011-10-10T15:52:10Z2010-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEGNANI, Viviane Neves. Psicanálise e inclusão escolar: um redimensionamento do ideário do déficit. Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 151-173, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13140/8535>. Acesso em: 22 ago. 2011http://repositorio.unb.br/handle/10482/9414Legnani, Viviane Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:36:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/9414Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:36:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit Psychoanalysis and school inclusion : redimensioning the deficit theory |
title |
Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit |
spellingShingle |
Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit Legnani, Viviane Neves Inclusão escolar Síndrome do déficit de atenção Psicanálise Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade |
title_short |
Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit |
title_full |
Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit |
title_fullStr |
Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit |
title_full_unstemmed |
Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit |
title_sort |
Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit |
author |
Legnani, Viviane Neves |
author_facet |
Legnani, Viviane Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Legnani, Viviane Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Síndrome do déficit de atenção Psicanálise Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade |
topic |
Inclusão escolar Síndrome do déficit de atenção Psicanálise Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade |
description |
Tem-se discutido, historicamente, a criação da noção de “criança normal/anormal” a partir dos discursos da psicologia e da medicina no século XIX e XX e destacou-se que, atualmente, a dicotomia entre normalidade/anormalidade, dentro dos parâmetros da psiquiatria biológica, é pensada como resultante de um equilíbrio/desequilíbrio de neurotransmissores. Nessa visão, no caso da infância, a descrição mais utilizada é a de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Este estudo apontou como essa problemática pode ser discutida a partir da psicanálise e, em torno de uma avaliação diagnóstica, discutiu criticamente a inclusão escolar para essas crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01 2011-10-10T15:52:10Z 2011-10-10T15:52:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEGNANI, Viviane Neves. Psicanálise e inclusão escolar: um redimensionamento do ideário do déficit. Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 151-173, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13140/8535>. Acesso em: 22 ago. 2011 http://repositorio.unb.br/handle/10482/9414 |
identifier_str_mv |
LEGNANI, Viviane Neves. Psicanálise e inclusão escolar: um redimensionamento do ideário do déficit. Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 151-173, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13140/8535>. Acesso em: 22 ago. 2011 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508392101707776 |