Avaliação de impacto de um treinamento introdutório sobre o desempenho dos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Junior, Ailton Bispo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12102
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.
id UNB_fa4ac574415b430056f716dcf9869da3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12102
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação de impacto de um treinamento introdutório sobre o desempenho dos egressosPessoal - treinamentoPessoal - avaliaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.Pessoas qualificadas têm sido consideradas como fator crítico de sucesso para que as organizações consigam responder rapidamente às exigências do mercado. Neste sentido, treinamentos têm contribuído para o desenvolvimento de CHAs que permitam aos trabalhadores, tornarem-se capazes de resolver problemas e desafios do cotidiano organizacional. Estudos voltados para a avaliação de treinamentos são necessários por contribuírem para a sistematização de conhecimento na área de TD&E e por viabilizarem intervenções organizacionais para a melhoria contínua. O presente estudo teve como objetivo geral, avaliar o impacto de um treinamento introdutório no desempenho de seus egressos. Esta pesquisa pode ser classificada como correlacional de campo e estudo de caso, tendo sido adotadas abordagens qualitativa e quantitativa, compreendendo a coleta de dados de fontes primárias e secundárias. O trabalho envolveu a análise do Curso Excelência Profissional do Banco XYZ e foi organizado em duas etapas, segundo seus objetivos específicos: (1) construção e validação de medidas de generalização e de transferência de treinamento e adaptação e revalidação de medidas de impacto do treinamento no trabalho, de suporte psicossocial, suporte material, clima para transferência e suporte organizacional; e (2) teste de modelos de pesquisa, variações do Modelo IMPACT (ABBAD, 1999), para investigar a relação de predição de variáveis independentes relacionadas à características individuais e funcionais, à aprendizagem e a características do contexto ou suporte, sobre as variáveis critério generalização, transferência de treinamento e impacto do Curso Excelência Profissional no desempenho de seus egressos. As respostas numéricas de 1.899 participantes aos itens dos questionários foram submetidas a análises exploratórias, de componentes principais, fatorial e de consistência interna. Os resultados revelaram que as escalas obtidas apresentaram índices psicométricos satisfatórios. Com o propósito de testar modelos empíricos, as médias dos fatores das escalas, transformadas em variáveis, foram submetidas a análises de regressão múltipla padrão. Os resultados indicaram que o treinamento contribuiu para a aprendizagem de aspectos relacionados à socialização, aprendizagem no trabalho, carreira, relacionamentos interpessoais e na aplicação de conhecimentos sobre estratégias de comercialização e operacionalização de produtos e serviços. Estes achados indicam que o curso foi eficaz na medida em que revelam o atingimento dos resultados esperados. Suporte Psicossocial, Relacionamentos Interpessoais e autoavaliação de aprendizagem, denominada neste estudo de Aquisição, foram as principais variáveis preditivas tanto das medidas de Generalização quanto das medidas de Transferência de Treinamento. Em relação à variável critério Impacto do Treinamento no Trabalho, os achados deste estudo apontam que a variável Generalização, referente à Contribuição do Treinamento para a Socialização, Aprendizagem no trabalho e Carreira (β=0,39) foi sua melhor preditora, seguida da qualidade dos Relacionamentos Interpessoais (β=0,14) e Suporte Psicossocial (β=0,12). Juntas as variáveis preditivas do Modelo Geral de Pesquisa explicaram porção significativa (55,4%) da variabilidade das respostas de autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho. A construção e validação de instrumento de transferência de treinamento são consideradas contribuições metodológicas deste trabalho. A inserção de pergunta que vincula o treinamento aos efeitos dele, demonstrou ser uma maneira de contornar o problema da ausência de pré-teste e de grupo de comparação não treinado. Comparativamente aos estudos que se utilizaram da mesma Escala de Suporte à Transferência, nesta pesquisa foi identificado fator correlato a clima para transferência apresentado por Rouiller e Goldstein (1993). Os resultados desta pesquisa corroboraram o poder preditivo da aprendizagem e generalização, como medidas neste estudo, na explicação do Impacto do Treinamento no Trabalho do egresso. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTQualified personnel has been considered a critical success factor for organizations to be able to respond quickly to market demands and changes. In this sense, training have contributed to the development of knowledge, skills and abilities that enable workers to become able to solve problems and organizational challenges of everyday life. Studies which aim to assess training programs are needed in order to contribute to the systematization of knowledge in the area of Training and Development and by doing so, they facilitate organizational interventions carried out to promote the continuous improvement of training programs. The present study aimed to evaluate the impact of an introductory training program in the late performance of its trainees. This research can be classified as a correlational field study and a case study, and have adopted qualitative and quantitative approaches and involved collecting data from primary and secondary data sources. The research analyzes Bank XYZ´s Professional Excellence Course and was organized in two phases, according to its specific objectives: (1) construction and validation of measures of transfer of training and revalidation of measures of training impact at work, social support, material support, organizational transfer climate and organizational support, and (2) testing of research models, variations of the IMPACT Model (ABBAD, 1999), to investigate the predictive relationship between independent variables related to individual caracteristics, learning, contextual factors or support from the work environment and the transfer of training and training impact at work phenomena. Numeric responses from 1,899 participants to self-reported questionnaires underwent exploratory analysis, principal components analysis, factor and internal consistency analysis. Results revealed that the scales extracted had satisfactory psychometric indices. In order to test empirical models, the means of the factors of the scales, transformed into variables, were submitted to standard multiple regression analysis. The results indicated that the training course contributed to the learning of aspects related to socialization, on-the-job learning, career and interpersonal relationships, and applying knowledge on marketing strategies and products’s and services’s perationalization. These findings indicate that the course was effective since they revealed the achievement of the expected results. Social Support, Interpersonal Relationships and self-assessment of learning, here named Acquisition, were the most important predictor variables of Generalization’s and Transfer of Training’s criteria variables. Regarding Training Impact at Work criterion variable, the findings of this study indicate that the predictive measure of Generalization, here named Contribution of Training for Socialization, Career and Learning at Work (β = 0.39) was the strongest predictor, followed by quality of Interpersonal Relationships (β = 0.14) and Social Support (β = 0.12). Together the predictor variables of the General Research Model explained a significant portion (55.4%) of the variability of the responses of self-assessment of training impact at work. The construction and statistical validation of a transfer of training´s instrument are considered methodological ontributions of this work. The insertion of a question linking training to its effects, proved to be a feasible solution to mitigate the problem caused by the lack of pre-test and of an untrained comparison group. Compared to the studies that had previously used the same Training Transfer Support Instrument, this research identified a factor which resembles Rouiller and Goldstein (1993)’s organizational transfer climate construct. The study confirmed the predictive power of learning and generalization, as here measured, in explaining the former trainees’s Training Impact at Work.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbbad, Gardênia da SilvaSantos Junior, Ailton Bispo2013-02-18T12:07:27Z2013-02-18T12:07:27Z2013-02-182012-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS JUNIOR, Ailton Bispo. Avaliação de impacto de um treinamento introdutório sobre o desempenho dos egressos. 2012. xvi, 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12102A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-06T20:13:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/12102Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-06T20:13:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de impacto de um treinamento introdutório sobre o desempenho dos egressos
title Avaliação de impacto de um treinamento introdutório sobre o desempenho dos egressos
spellingShingle Avaliação de impacto de um treinamento introdutório sobre o desempenho dos egressos
Santos Junior, Ailton Bispo
Pessoal - treinamento
Pessoal - avaliação
title_short Avaliação de impacto de um treinamento introdutório sobre o desempenho dos egressos
title_full Avaliação de impacto de um treinamento introdutório sobre o desempenho dos egressos
title_fullStr Avaliação de impacto de um treinamento introdutório sobre o desempenho dos egressos
title_full_unstemmed Avaliação de impacto de um treinamento introdutório sobre o desempenho dos egressos
title_sort Avaliação de impacto de um treinamento introdutório sobre o desempenho dos egressos
author Santos Junior, Ailton Bispo
author_facet Santos Junior, Ailton Bispo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abbad, Gardênia da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Junior, Ailton Bispo
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoal - treinamento
Pessoal - avaliação
topic Pessoal - treinamento
Pessoal - avaliação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-29
2013-02-18T12:07:27Z
2013-02-18T12:07:27Z
2013-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS JUNIOR, Ailton Bispo. Avaliação de impacto de um treinamento introdutório sobre o desempenho dos egressos. 2012. xvi, 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12102
identifier_str_mv SANTOS JUNIOR, Ailton Bispo. Avaliação de impacto de um treinamento introdutório sobre o desempenho dos egressos. 2012. xvi, 162 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508293561778176