A busca da informação por parte de entidades representativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/886 |
Resumo: | Pesquisa destinada a investigar as necessidades de informação, bem como formas e mecanismos de sua obtenção por parte de entidades representativas brasileiras em sua qualidade de formadoras de opinião. A amostra estudada compôs-se de nove entidades voltadas à representação das seguintes categorias e setores da sociedade: indústria, setor bancário, educação, trabalhadores, mulheres, cultura negra e consumidores. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação de técnicas, com realização de entrevistas informais, aplicação de questionário e análise documental. Os resultados revelam que as fontes impressas têm, para as entidades, a mesma importância que a Internet; a comunicação informal não constitui o principal recurso informacional; existem convergências tanto em termos de necessidades de informação, como em termos do comportamento adotado pelas entidades ao buscarem a informação de seu interesse. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_fad250b0042faacd4a5f47e2ef23128c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/886 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A busca da informação por parte de entidades representativasFormação de opiniãoFontes de informaçãoEntidades representativasGerência da informaçãoOpinion makingInformation sourcesRepresentative institutionsInformation managementPesquisa destinada a investigar as necessidades de informação, bem como formas e mecanismos de sua obtenção por parte de entidades representativas brasileiras em sua qualidade de formadoras de opinião. A amostra estudada compôs-se de nove entidades voltadas à representação das seguintes categorias e setores da sociedade: indústria, setor bancário, educação, trabalhadores, mulheres, cultura negra e consumidores. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação de técnicas, com realização de entrevistas informais, aplicação de questionário e análise documental. Os resultados revelam que as fontes impressas têm, para as entidades, a mesma importância que a Internet; a comunicação informal não constitui o principal recurso informacional; existem convergências tanto em termos de necessidades de informação, como em termos do comportamento adotado pelas entidades ao buscarem a informação de seu interesse. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACTInvestigation of information needs as well as of forms and mechanisms for its procurement by representative institutions in their role of opinion makers. A sample of nine institutions was selected for the study, being it related to the following sectors: industry, education, unions, labor, banking, women, black culture and consumers. Triangulation was used as a means for collecting data, with complementary use of informal interviews, questionnaire and document analysis. The results show that to the studied entities, paper sources and Internet are equally important; informal communication does not constitute the main informational resource; there is convergence, both regarding information needs and behavior in searching the information that is of interest to the entities.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)2008-09-30T10:47:18Z2010-09-09T14:37:12Z2008-09-30T10:47:18Z2010-09-09T14:37:12Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAPTISTA, Dulce Maria. A busca da informação por parte de entidades representativas. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 16-19, 2001.http://repositorio.unb.br/handle/10482/886http://repositorio.unb.br/handle/10482/886Baptista, Dulce Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T22:44:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/886Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T22:44:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A busca da informação por parte de entidades representativas |
title |
A busca da informação por parte de entidades representativas |
spellingShingle |
A busca da informação por parte de entidades representativas Baptista, Dulce Maria Formação de opinião Fontes de informação Entidades representativas Gerência da informação Opinion making Information sources Representative institutions Information management |
title_short |
A busca da informação por parte de entidades representativas |
title_full |
A busca da informação por parte de entidades representativas |
title_fullStr |
A busca da informação por parte de entidades representativas |
title_full_unstemmed |
A busca da informação por parte de entidades representativas |
title_sort |
A busca da informação por parte de entidades representativas |
author |
Baptista, Dulce Maria |
author_facet |
Baptista, Dulce Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Dulce Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de opinião Fontes de informação Entidades representativas Gerência da informação Opinion making Information sources Representative institutions Information management |
topic |
Formação de opinião Fontes de informação Entidades representativas Gerência da informação Opinion making Information sources Representative institutions Information management |
description |
Pesquisa destinada a investigar as necessidades de informação, bem como formas e mecanismos de sua obtenção por parte de entidades representativas brasileiras em sua qualidade de formadoras de opinião. A amostra estudada compôs-se de nove entidades voltadas à representação das seguintes categorias e setores da sociedade: indústria, setor bancário, educação, trabalhadores, mulheres, cultura negra e consumidores. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação de técnicas, com realização de entrevistas informais, aplicação de questionário e análise documental. Os resultados revelam que as fontes impressas têm, para as entidades, a mesma importância que a Internet; a comunicação informal não constitui o principal recurso informacional; existem convergências tanto em termos de necessidades de informação, como em termos do comportamento adotado pelas entidades ao buscarem a informação de seu interesse. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2008-09-30T10:47:18Z 2008-09-30T10:47:18Z 2010-09-09T14:37:12Z 2010-09-09T14:37:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BAPTISTA, Dulce Maria. A busca da informação por parte de entidades representativas. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 16-19, 2001. http://repositorio.unb.br/handle/10482/886 http://repositorio.unb.br/handle/10482/886 |
identifier_str_mv |
BAPTISTA, Dulce Maria. A busca da informação por parte de entidades representativas. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 16-19, 2001. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508397616168960 |