A busca da informação por parte de entidades representativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Dulce Maria
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/886
Resumo: Pesquisa destinada a investigar as necessidades de informação, bem como formas e mecanismos de sua obtenção por parte de entidades representativas brasileiras em sua qualidade de formadoras de opinião. A amostra estudada compôs-se de nove entidades voltadas à representação das seguintes categorias e setores da sociedade: indústria, setor bancário, educação, trabalhadores, mulheres, cultura negra e consumidores. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação de técnicas, com realização de entrevistas informais, aplicação de questionário e análise documental. Os resultados revelam que as fontes impressas têm, para as entidades, a mesma importância que a Internet; a comunicação informal não constitui o principal recurso informacional; existem convergências tanto em termos de necessidades de informação, como em termos do comportamento adotado pelas entidades ao buscarem a informação de seu interesse. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_fad250b0042faacd4a5f47e2ef23128c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/886
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A busca da informação por parte de entidades representativasFormação de opiniãoFontes de informaçãoEntidades representativasGerência da informaçãoOpinion makingInformation sourcesRepresentative institutionsInformation managementPesquisa destinada a investigar as necessidades de informação, bem como formas e mecanismos de sua obtenção por parte de entidades representativas brasileiras em sua qualidade de formadoras de opinião. A amostra estudada compôs-se de nove entidades voltadas à representação das seguintes categorias e setores da sociedade: indústria, setor bancário, educação, trabalhadores, mulheres, cultura negra e consumidores. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação de técnicas, com realização de entrevistas informais, aplicação de questionário e análise documental. Os resultados revelam que as fontes impressas têm, para as entidades, a mesma importância que a Internet; a comunicação informal não constitui o principal recurso informacional; existem convergências tanto em termos de necessidades de informação, como em termos do comportamento adotado pelas entidades ao buscarem a informação de seu interesse. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACTInvestigation of information needs as well as of forms and mechanisms for its procurement by representative institutions in their role of opinion makers. A sample of nine institutions was selected for the study, being it related to the following sectors: industry, education, unions, labor, banking, women, black culture and consumers. Triangulation was used as a means for collecting data, with complementary use of informal interviews, questionnaire and document analysis. The results show that to the studied entities, paper sources and Internet are equally important; informal communication does not constitute the main informational resource; there is convergence, both regarding information needs and behavior in searching the information that is of interest to the entities.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)2008-09-30T10:47:18Z2010-09-09T14:37:12Z2008-09-30T10:47:18Z2010-09-09T14:37:12Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAPTISTA, Dulce Maria. A busca da informação por parte de entidades representativas. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 16-19, 2001.http://repositorio.unb.br/handle/10482/886http://repositorio.unb.br/handle/10482/886Baptista, Dulce Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T22:44:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/886Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T22:44:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A busca da informação por parte de entidades representativas
title A busca da informação por parte de entidades representativas
spellingShingle A busca da informação por parte de entidades representativas
Baptista, Dulce Maria
Formação de opinião
Fontes de informação
Entidades representativas
Gerência da informação
Opinion making
Information sources
Representative institutions
Information management
title_short A busca da informação por parte de entidades representativas
title_full A busca da informação por parte de entidades representativas
title_fullStr A busca da informação por parte de entidades representativas
title_full_unstemmed A busca da informação por parte de entidades representativas
title_sort A busca da informação por parte de entidades representativas
author Baptista, Dulce Maria
author_facet Baptista, Dulce Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Dulce Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de opinião
Fontes de informação
Entidades representativas
Gerência da informação
Opinion making
Information sources
Representative institutions
Information management
topic Formação de opinião
Fontes de informação
Entidades representativas
Gerência da informação
Opinion making
Information sources
Representative institutions
Information management
description Pesquisa destinada a investigar as necessidades de informação, bem como formas e mecanismos de sua obtenção por parte de entidades representativas brasileiras em sua qualidade de formadoras de opinião. A amostra estudada compôs-se de nove entidades voltadas à representação das seguintes categorias e setores da sociedade: indústria, setor bancário, educação, trabalhadores, mulheres, cultura negra e consumidores. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação de técnicas, com realização de entrevistas informais, aplicação de questionário e análise documental. Os resultados revelam que as fontes impressas têm, para as entidades, a mesma importância que a Internet; a comunicação informal não constitui o principal recurso informacional; existem convergências tanto em termos de necessidades de informação, como em termos do comportamento adotado pelas entidades ao buscarem a informação de seu interesse. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2008-09-30T10:47:18Z
2008-09-30T10:47:18Z
2010-09-09T14:37:12Z
2010-09-09T14:37:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAPTISTA, Dulce Maria. A busca da informação por parte de entidades representativas. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 16-19, 2001.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/886
http://repositorio.unb.br/handle/10482/886
identifier_str_mv BAPTISTA, Dulce Maria. A busca da informação por parte de entidades representativas. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 16-19, 2001.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580915599966208