Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico : proposta de um modelo conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Fernando César Lima
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3975
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006.
id UNB_fb773468476320604e74c7e7c8280eff
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3975
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico : proposta de um modelo conceitualConhecimento tácitoGestão do conhecimentoComunicação científicaRepositório institucionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006.A gestão do conhecimento tem se desenvolvido no ambiente das organizações empresariais e tem suas pesquisas e aplicações voltadas para a perspectiva do conhecimento organizacional. No entanto, existem outros contextos nos quais a gestão do conhecimento pode ser estudada, como, por exemplo, o contexto acadêmico, voltado para a perspectiva do conhecimento científico. Independentemente do contexto em que se inserem, os processos de comunicação constituem uma questão fundamental a ser levada em consideração em estudos sobre gestão do conhecimento. O fato é que a relação entre a comunicação e a gestão do conhecimento é recorrentemente abordada na literatura sob a perspectiva das tecnologias, e raramente do ponto de vista de seus processos propriamente ditos. No ambiente acadêmico, da mesma forma, a comunicação científica é um elemento crucial para a gestão do conhecimento científico. Contudo, estudos sobre a gestão do conhecimento científico e mais ainda estudos sobre gestão do conhecimento científico levando em consideração os processos de comunicação científica são raros. Esta pesquisa se propôs a investigar a relação, em nível conceitual, entre a gestão do conhecimento e os processos de comunicação científica, tendo em vista as peculiaridades do contexto e do conhecimento científico. Mais especificamente, referiu-se a uma proposta teórica de construção de um modelo conceitual de gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico, tendo por base processos de comunicação científica. De natureza teórica, exploratória e de orientação qualitativa, esta pesquisa fundamentou-se no raciocínio abdutivo e no paradigma indiciário. Os objetivos foram alcançados por meio da combinação de duas linhas de ação: a primeira disse respeito à construção teórica realizada com base na literatura, e a segunda constituiuse de entrevistas realizadas com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Com base nos métodos empregados, foi possível: a. associar os princípios da gestão do conhecimento à perspectiva dos processos de comunicação, e, mais especificamente, aos processos de comunicação científica; b. identificar indícios que revelaram a existência e a relação entre conhecimento científico tácito, conhecimento científico explícito e a criação do conhecimento científico no contexto acadêmico; c. identificar os elementos que constituem o processo de gestão do conhecimento científico no âmbito da universidade; e d. identificar os processos relacionados à gestão do conhecimento científico sob a abordagem do acesso livre. A partir desses resultados, foi possível delinear um modelo conceitual de gestão do conhecimento científico em sua vertente tácita e explícita no contexto acadêmico. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACTKnowledge management has been developed in the context of enterprises and has its research and applications related to the organisational knowledge perspective. Nevertheless, there are other contexts within which knowledge management can be studied, such as the academic context, which is concerned with the scientific knowledge perspective. Whatever is the context in which knowledge management is studied, communication processes constitute a fundamental issue to be taken into account. As a matter of fact, the relationship between communication and knowledge management has recurrently been approached in the literature, under the technological perspective, having the processes themselves being apparently neglected. Within the academic environment, scholarly communication is also a crucial constituent of knowledge management. However, studies on scientific knowledge management that take account of the scholarly communication process are rare. This piece of research, therefore, aimed to investigate the relationship between knowledge management and the scholarly communication process at a conceptual level, bearing in mind the peculiarities of the scientific knowledge and the academic context. The study is particularly concerned with a theoretical construction of a conceptual model for the knowledge management in the academic context, having the scholarly communication process as its foundation. This theoretical, exploratory, qualitative research is based on the abducting reasoning and the evidential paradigm. Research objectives have been achieved through the combination of two different strategies. The first one consisted of the theoretical construction built upon the literature. The second, via interviews carried out with researchers from different divisions of knowledge. Based on the methods applied, it was possible to draw conclusions. The first one was to associate knowledge management principles to the communication process perspective, particularly to the scholarly communication process. The second was the identification of clues that point to the relationship between tacit scientific knowledge, explicit scientific knowledge and the creation of scientific knowledge in the academic context. The third was to identify the constituents of the knowledge management process within a university environment. The forth was to identify processes related to scientific knowledge management under the open access approach. From these results it was possible to build a conceptual model of the scientific knowledge management, on its tacit and explicit aspects, in the academic contextCosta, Sely Maria de SouzaLeite, Fernando César Lima2010-03-12T11:19:41Z2010-03-12T11:19:41Z2010-03-122006-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Fernando César Lima. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. 2006. xiii, 240 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3975info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T12:54:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/3975Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T12:54:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico : proposta de um modelo conceitual
title Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico : proposta de um modelo conceitual
spellingShingle Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico : proposta de um modelo conceitual
Leite, Fernando César Lima
Conhecimento tácito
Gestão do conhecimento
Comunicação científica
Repositório institucional
title_short Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico : proposta de um modelo conceitual
title_full Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico : proposta de um modelo conceitual
title_fullStr Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico : proposta de um modelo conceitual
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico : proposta de um modelo conceitual
title_sort Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico : proposta de um modelo conceitual
author Leite, Fernando César Lima
author_facet Leite, Fernando César Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Sely Maria de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Fernando César Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento tácito
Gestão do conhecimento
Comunicação científica
Repositório institucional
topic Conhecimento tácito
Gestão do conhecimento
Comunicação científica
Repositório institucional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-18
2010-03-12T11:19:41Z
2010-03-12T11:19:41Z
2010-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Fernando César Lima. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. 2006. xiii, 240 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3975
identifier_str_mv LEITE, Fernando César Lima. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. 2006. xiii, 240 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508271252275200