Integrality and higher education aimed at the Brazilian Unified Health System from the perspective of physical therapy undergraduate students
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29420 https://dx.doi.org/10.590/1809-2950/89121032014 |
Resumo: | Nos últimos anos, constata-se a necessidade de reorganização dos currículos dos cursos superiores da área da saúde buscando formar profissionais capazes de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva da integralidade. Na vertente da pesquisa qualitativa, este estudo teve como objetivo identificar as percepções e opiniões de estudantes de graduação em Fisioterapia em relação à integralidade da assistência e acerca da inclusão desse princípio em sua formação universitária. Foram realizados 3 grupos focais (GFs) com 30 estudantes do último ano do curso de graduação em Fisioterapia matriculados em 3 instituições de ensino superior (IESs) no Distrito Federal (DF). Após análise de conteúdo, os dados apontam que, apesar dos esforços governamentais e das mudanças nas propostas curriculares, observa-se que o ensino em Fisioterapia ainda não privilegia o SUS e seus princípios e eixos norteadores, em especial a integralidade. Faz-se necessário o investimento em espaços críticos e reflexivos que articulem universidade (docentes e discentes), serviços de saúde, instâncias gestoras e políticas municipais e movimentos sociais, a fim de produzir novas possibilidades de ensino-aprendizagem que contribuam para a transformação da formação para o SUS. |
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Integrality and higher education aimed at the Brazilian Unified Health System from the perspective of physical therapy undergraduate studentsIntegridad y formación para el Sistema Único de Saúde em la perspectiva de estudiantes universitários de FisioterapiaIntegralidade e formação para o Sistema Único de Saúde na perspectiva de graduandos em FisioterapiaFisioterapiaEnsino superiorSaúde públicaNos últimos anos, constata-se a necessidade de reorganização dos currículos dos cursos superiores da área da saúde buscando formar profissionais capazes de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva da integralidade. Na vertente da pesquisa qualitativa, este estudo teve como objetivo identificar as percepções e opiniões de estudantes de graduação em Fisioterapia em relação à integralidade da assistência e acerca da inclusão desse princípio em sua formação universitária. Foram realizados 3 grupos focais (GFs) com 30 estudantes do último ano do curso de graduação em Fisioterapia matriculados em 3 instituições de ensino superior (IESs) no Distrito Federal (DF). Após análise de conteúdo, os dados apontam que, apesar dos esforços governamentais e das mudanças nas propostas curriculares, observa-se que o ensino em Fisioterapia ainda não privilegia o SUS e seus princípios e eixos norteadores, em especial a integralidade. Faz-se necessário o investimento em espaços críticos e reflexivos que articulem universidade (docentes e discentes), serviços de saúde, instâncias gestoras e políticas municipais e movimentos sociais, a fim de produzir novas possibilidades de ensino-aprendizagem que contribuam para a transformação da formação para o SUS.In recent years, there has been the need to reorganize the curriculum of undergraduate courses in the health science field in order to educate professionals to be able to practice the principles of the Brazilian Unified Health System from the perspective of integrality. From a qualitative research perspective, this study aimed to identify the perceptions and opinions of physical therapy undergraduate students regarding comprehensive health care and about the principle of comprehensive health care in their education. Three focus groups were conducted with students in their senior year of the undergraduate course in physical therapy enrolled in three universities in the Federal District. After analyzing the content, results show that despite government efforts and changes in the curriculum proposals, it was observed that undergraduate education in physical therapy still does not favor the Brazilian Unified Health System and its guiding principles, in particular comprehensive health care. It is necessary to invest in reflective spaces that articulate university (faculty and students), health services, management authorities, municipal policies and social movements in order to yield new teaching and learning possibilities that will contribute to the transformation of the university education aimed at the Brazilian Health System.En los últimos años, ha habido una necesidad de reorganización de los planes de estudio de los cursos superiores del área de salud buscando formar a profesionales capaces de llevar a cabo los principios del Sistema Único de Salud (SUS), en la perspectiva de la integralidad. En la vertiente de la investigación cualitativa, este estudio tuvo como objetivo identificar las percepciones y opiniones de estudiantes de pregrado de Fisioterapia en cuanto a la integralidad de la asistencia y acerca de la inclusión de este principio en su formación universitaria. Se realizaron 3 grupos de enfoque (GEs) con 30 estudiantes del último año del curso de pregrado de fisioterapia inscritos en tres instituciones de educación superior (IESs) en el Distrito Federal (DF). Después del análisis de contenido, los datos mostraron que, a pesar de los esfuerzos del gobierno y cambios en las propuestas curriculares, se observa que la educación en Fisioterapia todavía no privilegia el SUS y sus principios y ejes orientadores, especialmente la integralidad. Es necesario invertir en espacios críticos y reflexivos que articulan la universidad (docentes y estudiantes), los servicios de salud, los niveles de gestión y las políticas municipales y los movimientos sociales, con el fin de producir nuevas posibilidades de enseñanza-aprendizaje que contribuyan a la transformación de la formación para el SUS.Universidade de São Paulo2017-12-07T05:09:10Z2017-12-07T05:09:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfALMEIDA, Samira Mendonça de; MARTINS, Alberto Mesaque; ESCALDA, Patrícia Maria Fonseca. Integrality and higher education aimed at the Brazilian Unified Health System from the perspective of physical therapy undergraduate students. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 271-278, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.590/1809-2950/89121032014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502014000300271&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 out. 2019. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ALMEIDA, Samira Mendonça de; MARTINS, Alberto Mesaque; ESCALDA, Patrícia Maria Fonseca. Integralidade e formação para o Sistema Único de Saúde na perspectiva de graduandos em Fisioterapia. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 271-278, set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.590/1809-2950/89121032014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502014000300271&lng=en&nrm=iso. Acessoem: 14 out. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29420https://dx.doi.org/10.590/1809-2950/89121032014Fisioterapia e Pesquisa - (CC BY) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502014000300271. Acesso em: 14 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Samira Mendonça deMartins, Alberto MesaqueEscalda, Patrícia Maria Fonsecaengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/29420Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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