Softwares educativos no ensino profissional : jogo virtual e o ensino de zoologia de invertebrados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rafael Tagori de Melo Cutrim
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10142
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
id UNB_fbe57beec9e385eb6fbc6392c7871b65
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10142
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Softwares educativos no ensino profissional : jogo virtual e o ensino de zoologia de invertebradosEnsino profissionalTecnologia educacionalJogos educativosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.O presente trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa de natureza experimental aplicada à educação de acordo com metodologias preconizadas por Cervo et al (2006), Gil (2007) e Bell (2008). Alicerçado sobre os conceitos da transposição didática enunciados por Chevallard (1991), teve como objetivos elaborar e aplicar um jogo didático virtual para ensino de Zoologia de Invertebrados; avaliar a opinião do grupo amostral que foi submetido ao software educacional Labirinto através da aplicação de questionário; avaliar o impacto pedagógico do software através da comparação simples do rendimento dos estudantes que compõem o grupo experimental frente a um grupo controle; realizar a validação do Labirinto usando uma escala de atitude do tipo Escala de Thurstone. A pesquisa foi desenvolvida no campus central do IFTO (Campus Palmas) com estudantes de idade variando entre 17 e 18 anos, todos matriculados no 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Ensino Profissional do Curso de Mecatrônica. O estudo foi realizado no período de março de 2009 a fevereiro de 2011 e teve duração de um ano e onze meses, dividida em quatro momentos: Escolha do tema; Elaboração do software; Desenvolvimento Experimental; Análise dos Resultados. Obteve-se como resultado em relação à atitude dos respondentes uma grande favorabilidade ao jogo. Quanto ao impacto pedagógico, observou-se um resultado positivo no que concerne ao rendimento escolar dos estudantes que compuseram o grupo testado. Face à congruência entre os resultados positivos do questionário e dos testes aplicados, nos cabe ressaltar que a utilização do jogo, como método alternativo transposicional, parece ser de grande auxílio tanto na aceitação da disciplina bem como no aprendizado do conteúdo de Zoologia de Invertebrados, corroborando os dados da literatura que apontam para os benefícios que o uso de jogos educativos exerce como coadjuvantes benéficos para o processo pedagógico. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present work is the result of a quantitative research of experimental test applied to education according to methodologies advocated by Cervo et al (2006), Gil (2007) and Bell (2008). It aims to develop and implement a game didactic virtual (Ruby language and its variants) for the teaching of Zoology of Invertebrates; Assess the view of the sample group which was submitted to the educational software Labirinto through the application of questionnaire; Evaluate the impact of educational software through the simple comparison of the income of the students that make up the experimental group compared to a control group; Perform the validation of the Labyrinth using a scale of attitude Scale of Thurstone. The research was carried out in central campus IFTO (Campus Palmas) with students from age ranging between 17 and 18 years, all enrolled in the second year of Secondary Education Integrated to Vocational Education course of Mechatronics. The study was carried out during the period of March 2009 the February 2011 and lasted for one year and eleven months, divided into four stages: Choice of the subject; the drawing of the software; experimental development; analysis of the results. It was obtained as a result of the attitude of the respondents a large favorability to the game. Regarding the pedagogical, had a positive result in terms of the school performance of students who comprised the group tested. In view of the congruence between the positive results of the questionnaire and of the tests, in it is worth noting that the use of the game, as an alternative transposition method, seems to be of great help in both acceptance of discipline as well as in the learning of the content of Zoology of Invertebrates, corroborating the data in the literature to point to the benefits that the use of educational games exercises as coadjutants beneficial to the educational process.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCastioni, RemiMartins, Rafael Tagori de Melo Cutrim2012-03-23T12:05:08Z2012-03-23T12:05:08Z2012-03-232011-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Rafael Tagori de Melo Cutrim. Softwares educativos no ensino profissional : jogo virtual e o ensino de zoologia de invertebrados. 2011. xii, 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10142info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:09:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/10142Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:09:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Softwares educativos no ensino profissional : jogo virtual e o ensino de zoologia de invertebrados
title Softwares educativos no ensino profissional : jogo virtual e o ensino de zoologia de invertebrados
spellingShingle Softwares educativos no ensino profissional : jogo virtual e o ensino de zoologia de invertebrados
Martins, Rafael Tagori de Melo Cutrim
Ensino profissional
Tecnologia educacional
Jogos educativos
title_short Softwares educativos no ensino profissional : jogo virtual e o ensino de zoologia de invertebrados
title_full Softwares educativos no ensino profissional : jogo virtual e o ensino de zoologia de invertebrados
title_fullStr Softwares educativos no ensino profissional : jogo virtual e o ensino de zoologia de invertebrados
title_full_unstemmed Softwares educativos no ensino profissional : jogo virtual e o ensino de zoologia de invertebrados
title_sort Softwares educativos no ensino profissional : jogo virtual e o ensino de zoologia de invertebrados
author Martins, Rafael Tagori de Melo Cutrim
author_facet Martins, Rafael Tagori de Melo Cutrim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castioni, Remi
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Rafael Tagori de Melo Cutrim
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Tecnologia educacional
Jogos educativos
topic Ensino profissional
Tecnologia educacional
Jogos educativos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-17
2012-03-23T12:05:08Z
2012-03-23T12:05:08Z
2012-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Rafael Tagori de Melo Cutrim. Softwares educativos no ensino profissional : jogo virtual e o ensino de zoologia de invertebrados. 2011. xii, 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10142
identifier_str_mv MARTINS, Rafael Tagori de Melo Cutrim. Softwares educativos no ensino profissional : jogo virtual e o ensino de zoologia de invertebrados. 2011. xii, 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508250969669632