Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal : desdobramentos na gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Afrânio de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46466
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
id UNB_fc1e1f9e83848abbed691d282c895954
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46466
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal : desdobramentos na gestão democráticaGestão escolarGestão democráticaMilitarização do ensinoProjeto político pedagógicoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.O fenômeno da militarização de escolas cresce no Brasil e se fortaleceu em 2019 com o Programa de Escolas Cívico Militares do Governo Federal. Neste ano o governo do Distrito Federal (DF) decretou o programa de gestão compartilhada e militarizada nas escolas públicas com a Secretaria de Segurança Pública distrital que confronta a Lei de Gestão Democrática do Sistema Público de Ensino 4.751/2012. Neste cenário, apresenta-se como questão central: quais são os desdobramentos da militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal na gestão democrática? Com as seguintes questões secundárias: Quais concepções de gestão escolar são expressas pelos gestores (civil e militar)? Como os gestores (civil e militar) atuam na gestão do projeto político-pedagógico? Qual a influência da gestão militarizada sobre a gestão democrática? Participaram da pesquisa: uma servidora da carreira Magistério Público do DF eleita diretora pedagógica e um diretor disciplinar que integra a carreira do Corpo de Bombeiros Militar do DF. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida na perspectiva crítico-dialético (NETTO, 2011). Procedimentos utilizados: observação e entrevistas semiestruturada com os gestores (civil e militar) e análise do PPP. A compreensão dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2021). Conclui-se que: a) a militarização nas escolas afronta aos princípios da gestão democrática; b) os diretores não atuam conjuntamente na gestão do PPP; c) a militarização de escolas públicas trata-se de modelo de gestão gerencialista e verticalizada que interfere e enfraquece a gestão democrática em escolas da rede pública de ensino do DF.The phenomenon of militarized schools have been growing in Brazil, especially from 2019 onwards, with the Civic-military schools Federal's Program. That year, the Government of Federal District (GDF) decreed the Program of Shared Management of public schools together with the public safety department, confronting the Federal District law of Democratic Management of Public Schools (L 4.751/2012). The main research question comes from those realities and it is as follows: What unfolds from the militarization of public schools concerning the democratic management? As complementary questions, emerged: which management conceptions are expressed by the managers (civil and military) in those schools? How do managers (civil and military) act on the Political and Pedagogical's Project (PPP) management? What's the influence of military management over the democratic management of education? For the research, joined: an elected manager of a public school, enroll in the public teacher's career, and a disciplinary manager of a military school, enrolled in the Federal District' Military Fire Department. It is a qualitative case study research, based on critical and dialects method (NETTO, 2011), using observations, semi-structured interviews with the managers and the analysis of each PPP. The data analysis was based on Bardin's Content Analysis (BARDIN, 2021). Conclusions are: a) the militarization of school provoke the democratic management's core elements and principles; b) school managers do not act side-by-side on the PPP management; c) the militarization of public schools is a business-like and vertically oriented model of management that interfere and weakens the democratic management of public schools of Brazil's Federal District.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Edileuza FernandesBarros, Afrânio de Sousa2023-09-12T18:20:04Z2023-09-12T18:20:04Z2023-09-122022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Afrânio de Sousa. Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal: desdobramentos na gestão democrática. 2022. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-12T18:20:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/46466Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-12T18:20:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal : desdobramentos na gestão democrática
title Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal : desdobramentos na gestão democrática
spellingShingle Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal : desdobramentos na gestão democrática
Barros, Afrânio de Sousa
Gestão escolar
Gestão democrática
Militarização do ensino
Projeto político pedagógico
title_short Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal : desdobramentos na gestão democrática
title_full Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal : desdobramentos na gestão democrática
title_fullStr Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal : desdobramentos na gestão democrática
title_full_unstemmed Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal : desdobramentos na gestão democrática
title_sort Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal : desdobramentos na gestão democrática
author Barros, Afrânio de Sousa
author_facet Barros, Afrânio de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Edileuza Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Afrânio de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Gestão democrática
Militarização do ensino
Projeto político pedagógico
topic Gestão escolar
Gestão democrática
Militarização do ensino
Projeto político pedagógico
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
2023-09-12T18:20:04Z
2023-09-12T18:20:04Z
2023-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Afrânio de Sousa. Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal: desdobramentos na gestão democrática. 2022. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46466
identifier_str_mv BARROS, Afrânio de Sousa. Militarização de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal: desdobramentos na gestão democrática. 2022. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508307789905920