Influência da formação pedagógica na prática do docente de EPT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruno Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14952
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
id UNB_fc4ba48fde47014bfd4e84edad38dfda
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14952
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Influência da formação pedagógica na prática do docente de EPTPrática de ensinoProfessores - formaçãoEnsino profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.A expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica ocorrida nos últimos seis anos demandou a contratação de um elevado número de docentes, muitos desses, bacharéis, não licenciados, que ingressaram na carreira sem a formação adequada. No Instituto Federal de Brasília - IFB alguns docentes apresentaram dificuldades ao entrarem em sala de aula, motivados pela ausência de programas ou iniciativas de formação por parte da instituição que pudessem apoiar esses profissionais sem experiência didática e sem a compreensão quanto à forma adequada para atuar na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. Nesse sentido, esta pesquisa propôs-se investigar a influência da formação pedagógica na prática dos docentes, com diferentes perfis de formação, atuando em dois cursos técnicos subsequentes do IFB, sendo um do Campus Gama e outro do Campus Taguatinga. O referencial teórico estudado buscou, inicialmente, apresentar um breve histórico das iniciativas de formação docente para educação profissional que foram idealizadas e/ou implementadas ao longo dos anos, mas que não passaram de ações emergências e fragmentadas que acabaram não se consolidando de modo efetivo nos dias atuais. Buscou-se ainda apresentar uma revisão acerca da temática prática pedagógica, trazendo contribuição de alguns autores que abordam aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem e aos desafios de colocá-lo em prática de modo a atender às especificidades da educação profissional. Observou-se que, dentre os professores pesquisados, aqueles que possuem apenas a formação técnica, embora reconheçam suas limitações para compreenderem os aspectos pedagógicos da docência, não demonstraram interesse em participar de programas de formação pedagógica. A partir dos resultados percebe-se ainda que a experiência e a vivência profissional do docente na sua área de formação técnica contribuem para sua prática em sala de aula, auxiliando-o a desenvolver seus próprios métodos de ensino. No entanto, há a necessidade de uma formação complementar capaz de proporcionar uma compreensão pedagógica numa dimensão mais ampla, que permita aos docentes, com formação estritamente técnica e, até mesmo, aos licenciados, o entendimento das singularidades da educação profissional nos seus mais diversos níveis e modalidades. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe Federal Technological Education Network expanding occurred in last six years required a large number of new teachers, many of them, pos-graduated, but without adequate formation to being a teacher of professional education. Most of them entered the career without the proper training. In Instituto Federal de Brasília – IFB, some teachers had difficulties in their initial classroom’s activities, because the lack of training programs and institutional initiatives to support these professionals without teaching experience and no understanding regarding the appropriate way to act in Technological Professional Education. This research intends to investigate the professional formation influence on teacher’s practices, in two subsequent technical courses, one in Campus Gama and other in Campus Taguatinga. Initially is presented a brief history of teacher training initiatives for professional education, developed and implemented over the years, most of them based on emergency and fragmented actions, not yet effectively consolidated nowadays. It’s also presented a review about teaching practice, with some author’s contribution related to teaching and learning process and challenges to put it into practice in order to meet the specific needs of professional education. It could be observed that teachers with only technical training, although recognizing its limitations to understand pedagogical aspects of teaching, were not interest in participating in educational training programs. Results allowed to conclude that teaching and professional experience contribute positively into professor’s classroom practice, helping them to develop their own teaching methods. However, it’s necessary an additional training to provide pedagogical understanding, mainly to teachers with strictly technical formation, and even those with pedagogical training, so that they could understanding singularities of professional education in its various levels and modalities.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCarvalho, Olgamir Francisco deCosta, Bruno Silva2014-01-09T16:02:34Z2014-01-09T16:02:34Z2014-01-092013-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Bruno Silva. Influência da formação pedagógica na prática do docente de EPT. 2013. v, 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14952A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:37:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/14952Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:37:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da formação pedagógica na prática do docente de EPT
title Influência da formação pedagógica na prática do docente de EPT
spellingShingle Influência da formação pedagógica na prática do docente de EPT
Costa, Bruno Silva
Prática de ensino
Professores - formação
Ensino profissional
title_short Influência da formação pedagógica na prática do docente de EPT
title_full Influência da formação pedagógica na prática do docente de EPT
title_fullStr Influência da formação pedagógica na prática do docente de EPT
title_full_unstemmed Influência da formação pedagógica na prática do docente de EPT
title_sort Influência da formação pedagógica na prática do docente de EPT
author Costa, Bruno Silva
author_facet Costa, Bruno Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Olgamir Francisco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruno Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Professores - formação
Ensino profissional
topic Prática de ensino
Professores - formação
Ensino profissional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11
2014-01-09T16:02:34Z
2014-01-09T16:02:34Z
2014-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Bruno Silva. Influência da formação pedagógica na prática do docente de EPT. 2013. v, 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14952
identifier_str_mv COSTA, Bruno Silva. Influência da formação pedagógica na prática do docente de EPT. 2013. v, 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508273083088896