Manipulação da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42847 https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.01 |
Resumo: | Para definir e classificar as artes, há quatro vetores tradicionais na Estética:1) o caráter mimético;2) a restrição dos sentidos de captação das obras;3) espaço e tempo;4) a liberdade na criação artística. Esses vetores podem estar escondendo outro, de que pouco se fala: como a arte é usada para legitimar e auratizar o poder, especialmente daquele que não se legitima por si, que precisa dela para subsistir. O poder prestigia a arte que o prestigia, ele dá poder a quem e ao que lhe dá mais poder. |
id |
UNB_fc7c23c329d9f9b73d641e1ff58f6f70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/42847 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Kothe, Flávio René2022-02-10T11:53:28Z2022-02-10T11:53:28Z2016-08-23KOTHE, Flávio René. Manipulação da arte. Paranoá, Brasília, v. 16, n. 16, 2016. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.01. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/11449. Acesso em: 4 jan. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42847https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.01Para definir e classificar as artes, há quatro vetores tradicionais na Estética:1) o caráter mimético;2) a restrição dos sentidos de captação das obras;3) espaço e tempo;4) a liberdade na criação artística. Esses vetores podem estar escondendo outro, de que pouco se fala: como a arte é usada para legitimar e auratizar o poder, especialmente daquele que não se legitima por si, que precisa dela para subsistir. O poder prestigia a arte que o prestigia, ele dá poder a quem e ao que lhe dá mais poder.To define and classify the arts, there are four traditional factors in Aesthetics:1) the mimetic character;2) the restriction of the senses to perceive the works of art;3) time and space;4) freedom in art creation. These factors may elude another one, about what rarely is spoken: how art is used to legitimate and give glamour to power, specially of power that does not legitimate itself, but needs art to persist. Power gives prestige to the art that gives prestige to him, power gives power to whom and to what gives more power to him.Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília(CC BY) Paranoá is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/issue/view/399. Acesso em: 04 jan. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessManipulação da arteArt manipulationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEstéticaMimesePoderManipulaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42847/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open accessORIGINALARTIGO_ManipulacaoArte.pdfARTIGO_ManipulacaoArte.pdfapplication/pdf1879984http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42847/3/ARTIGO_ManipulacaoArte.pdf808a7e2cc6f6602b635ec85f0ad575d2MD53open access10482/428472023-08-20 21:59:45.32open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/42847U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-21T00:59:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Manipulação da arte |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Art manipulation |
title |
Manipulação da arte |
spellingShingle |
Manipulação da arte Kothe, Flávio René Estética Mimese Poder Manipulação |
title_short |
Manipulação da arte |
title_full |
Manipulação da arte |
title_fullStr |
Manipulação da arte |
title_full_unstemmed |
Manipulação da arte |
title_sort |
Manipulação da arte |
author |
Kothe, Flávio René |
author_facet |
Kothe, Flávio René |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kothe, Flávio René |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Estética Mimese Poder Manipulação |
topic |
Estética Mimese Poder Manipulação |
description |
Para definir e classificar as artes, há quatro vetores tradicionais na Estética:1) o caráter mimético;2) a restrição dos sentidos de captação das obras;3) espaço e tempo;4) a liberdade na criação artística. Esses vetores podem estar escondendo outro, de que pouco se fala: como a arte é usada para legitimar e auratizar o poder, especialmente daquele que não se legitima por si, que precisa dela para subsistir. O poder prestigia a arte que o prestigia, ele dá poder a quem e ao que lhe dá mais poder. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-10T11:53:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-10T11:53:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KOTHE, Flávio René. Manipulação da arte. Paranoá, Brasília, v. 16, n. 16, 2016. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.01. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/11449. Acesso em: 4 jan. 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42847 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.01 |
identifier_str_mv |
KOTHE, Flávio René. Manipulação da arte. Paranoá, Brasília, v. 16, n. 16, 2016. DOI: 10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.01. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/11449. Acesso em: 4 jan. 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42847 https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.01 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42847/2/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/42847/3/ARTIGO_ManipulacaoArte.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701 808a7e2cc6f6602b635ec85f0ad575d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801863917343866880 |