Um outro olhar : as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luciana Caldeira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37017
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.
id UNB_fd4ab2986d5df5b866797336649bbab1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37017
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Um outro olhar : as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no BrasilEstratégias de aprendizagemAprendizagem - avaliaçãoLíngua estrangeira - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.A pesquisa descrita nesta dissertação mostra um estudo das estratégias de aprendizagem como um dos fatores que influenciam a experiência do aprendiz de línguas, revela a estreita relação entre o uso das estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia e lança um olhar sobre o papel do professor no desenvolvimento do aprendiz para o uso das estratégias. Para alcançar tais objetivos, a pesquisadora entrou no campo de pesquisa, uma escola pública de línguas de uma Região Administrativa de Brasília, onde encontrou estudantes pertencentes às classes sociais B e C, com idades entre 14 e 16 anos, e, em geral, no terceiro ano de curso. Este é um estudo de cunho etnográfico e, para registro das informações, foram observadas aulas durante um semestre letivo, vários alunos foram entrevistados, o Inventário de Estratégias de Aprendizagem de Línguas – IEAL de Oxford (1990) foi aplicado, além de outros questionários mais curtos sobre aspectos sociais e de acesso a tecnologias, motivação e manutenção da atenção durante as aulas, a pesquisadora desenvolveu ainda, uma atividade de leitura para observar aspectos e estratégias mais específicas. A base teórica é formada principalmente pelos seguintes estudiosos da Linguística Aplicada: De Bot (2006), Brown (2001), Ellis (1997, 1999), Griffiths (2004, 2008), Macaro (2001), Oxford (1990, 2003, 2017), Lightbow e Spada (2006), entre outros. Os resultados indicam que os aprendizes, em sua maioria utilizam estratégias diretas (memória, cognitivas e de compensação) e indiretas (metacognitivas, afetivas e sociais), todas as categorias foram contempladas nos dados colhidos, embora muitas estratégias específicas não tenham sido observadas. Os dados também mostram que os aprendizes que mais usam estratégias são, em geral, os mais autônomos e que, portanto, elas são um importante fator a ser promovido em sala de aula para melhorar a aprendizagem.The research described in this dissertation shows a study of the learning strategies as one of the factors that influence the student language learning experience, it reveals the strict relationship between the use of strategies and the development of autonomy, and it also takes a look at the role of the teacher in the development of the learner to use strategies. To reach these goals, the researcher entered the research field, a public school of languages in an administrative region of Brasília where she met students from the social classes B and C, aged between 14 and 16, and in general in their third year of language studies. This is an ethnographic study and to register the information, the classes in a school semester were observed, some of the students were interviewed, the Language Learning Strategies Inventory was applied, besides other shorter forms about students social context and access to technologies, motivation and attention monitoring, the researcher developed a reading activity to observe specific aspects and strategies as well. The theoretic fundaments are composed mainly by the following Applied Linguistic researchers: De Bot (2006), Brown (2001), Ellis (1997, 1999), Griffiths (2004, 2008), Macaro (2001), Oxford (1990, 2003, 2017), Lightbow e Spada (2006), among others. The results indicate that most learners use direct (memory, cognitive and compensation) and indirect (metacognitive, affective and social) strategies, all these categories were covered by the data collected, although many specific strategies could not be observed. The data also shows that, the learners that use strategies more often, are the most autonomous ones, and so learning strategies are an important factor to be promoted in the classroom to improve the learning of a foreign language.Moura Filho, Augusto César LuitgardsOliveira, Luciana Caldeira de2020-02-28T20:08:46Z2020-02-28T20:08:46Z2020-02-282019-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Luciana Caldeira de. Um outro olhar: as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil. 2019. xvii, 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37017A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/37017Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um outro olhar : as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil
title Um outro olhar : as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil
spellingShingle Um outro olhar : as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil
Oliveira, Luciana Caldeira de
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem - avaliação
Língua estrangeira - estudo e ensino
title_short Um outro olhar : as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil
title_full Um outro olhar : as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil
title_fullStr Um outro olhar : as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil
title_full_unstemmed Um outro olhar : as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil
title_sort Um outro olhar : as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil
author Oliveira, Luciana Caldeira de
author_facet Oliveira, Luciana Caldeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura Filho, Augusto César Luitgards
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luciana Caldeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem - avaliação
Língua estrangeira - estudo e ensino
topic Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem - avaliação
Língua estrangeira - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-15
2020-02-28T20:08:46Z
2020-02-28T20:08:46Z
2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Luciana Caldeira de. Um outro olhar: as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil. 2019. xvii, 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37017
identifier_str_mv OLIVEIRA, Luciana Caldeira de. Um outro olhar: as estratégias de aprendizagem no contexto da escola pública de línguas no Brasil. 2019. xvii, 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508324166565888