A reprodução educacional renovada : dualidade intrainstitucional no programa Universidade Aberta do Brasil
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Data de Publicação: | 2019 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36508 https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187362 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) que visa à democratização do sistema educacional brasileiro através da modalidade a distância e sua institucionalização na Universidade de Brasília (UnB). Questiona-se a pretensão democratizante do programa a partir das teses contemporâneas que versam a respeito da renovação das dinâmicas de reprodução educacional e da literatura especializada já acumulada acerca do programa em questão. Precisamente, se a modalidade educacional em questão se estratificaria na forma de uma dualidade intrainstitucional. Para tanto, foram realizadas entrevistas com coordenadores de curso de graduação a distância, buscando analisar as diversas dimensões da suposta dualidade intrainstitucional gerada pelo programa. Uma análise documental também foi mobilizada, visando a complementar o entendimento do objeto e atingir o objetivo da pesquisa. Constatou-se um complexo cenário institucional, com significativas modificações no decorrer dos anos de aplicação do programa. No entanto, ficou claro que as operações institucionais e didáticas e as relações comunitárias dos cursos a distância, em vários aspectos, ocorrem de forma marginal ao presencial. Após análise dos resultados da pesquisa, conclui-se que a modalidade a distância se encerra em uma institucionalização e inclusão apenas parcial, reforçando as teses da teoria da reprodução em suas versões mais atuais. |
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Pimenta, Alexandre MarinhoDal Rosso, SadiSousa, Carlos Alberto Lopes de2020-01-24T10:31:24Z2020-01-24T10:31:24Z2019PIMENTA, Alexandre Marinho; ROSSO, Sadi Dal; SOUSA, Carlos Alberto Lopes de. A reprodução educacional renovada: dualidade intrainstitucional no programa Universidade Aberta do Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e187362, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187362. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100502. Acesso em: 14 maio 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________PIMENTA, Alexandre Marinho; ROSSO, Sadi Dal; SOUSA, Carlos Alberto Lopes de. Educational Reproduction renewed: Intra-institutional Duality in the Open University of Brazil Program. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e187362, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187362. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100502. Acesso em: 14 maio 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36508https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187362Neste artigo, analisamos o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) que visa à democratização do sistema educacional brasileiro através da modalidade a distância e sua institucionalização na Universidade de Brasília (UnB). Questiona-se a pretensão democratizante do programa a partir das teses contemporâneas que versam a respeito da renovação das dinâmicas de reprodução educacional e da literatura especializada já acumulada acerca do programa em questão. Precisamente, se a modalidade educacional em questão se estratificaria na forma de uma dualidade intrainstitucional. Para tanto, foram realizadas entrevistas com coordenadores de curso de graduação a distância, buscando analisar as diversas dimensões da suposta dualidade intrainstitucional gerada pelo programa. Uma análise documental também foi mobilizada, visando a complementar o entendimento do objeto e atingir o objetivo da pesquisa. Constatou-se um complexo cenário institucional, com significativas modificações no decorrer dos anos de aplicação do programa. No entanto, ficou claro que as operações institucionais e didáticas e as relações comunitárias dos cursos a distância, em vários aspectos, ocorrem de forma marginal ao presencial. Após análise dos resultados da pesquisa, conclui-se que a modalidade a distância se encerra em uma institucionalização e inclusão apenas parcial, reforçando as teses da teoria da reprodução em suas versões mais atuais.In this article, we analyze the Universidade Aberta do Brasil (UAB [Open University of Brazil]) program, the aim of which is to democratize the Brazilian educational system, through the distance education modality and its institutionalization in the University of Brasília (UnB). We question the democratizing intent of the program, based on contemporary theses that deal about the renewal of education reproduction dynamics and on the specialized literature already accumulated on the program in question. Precisely, we question whether the educational modality at issue becomes stratified, in a type of intra-institutional duality. For this, interviews were conducted with coordinators of undergraduate distance programs, seeking to analyze the several dimensions of the supposed intra-institutional duality generated by the program. A documental analysis was also conducted, aimed at complementing the understanding of the subject and reaching the goal of the research. A complex institutional scenario was found, with significant changes over the years of application of the program. However, it became clear that institutional and teaching operations, and community relations in distance programs, in several aspects, are marginal to face-to-face programs. After an analysis of the research results, it was concluded that the distance modality is confined to merely partial institutionalization and inclusion, reinforcing the thesis of the theory of reproduction in its most current version.porengFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo(CC BY-NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.info:eu-repo/semantics/openAccessA reprodução educacional renovada : dualidade intrainstitucional no programa Universidade Aberta do BrasilEducational reproduction renewed : Intra-institutional duality in the Open University of Brazil Programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleUniversidade aberta - BrasilEnsino a distância - ensino superiorIgualdadereponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ReproducaoEducacionalRenovada.pdfapplication/pdf223380http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36508/1/ARTIGO_ReproducaoEducacionalRenovada.pdf70d8af86504a504d47c2a05c3af21995MD51open accessARTIGO_EducationalReproductionRenewed.pdfARTIGO_EducationalReproductionRenewed.pdfapplication/pdf209023http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36508/2/ARTIGO_EducationalReproductionRenewed.pdf1d25e332f4183eac4d64b1ac516b8504MD52open access10482/365082023-05-26 21:00:31.142open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36508Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:00:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Neste artigo, analisamos o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) que visa à democratização do sistema educacional brasileiro através da modalidade a distância e sua institucionalização na Universidade de Brasília (UnB). Questiona-se a pretensão democratizante do programa a partir das teses contemporâneas que versam a respeito da renovação das dinâmicas de reprodução educacional e da literatura especializada já acumulada acerca do programa em questão. Precisamente, se a modalidade educacional em questão se estratificaria na forma de uma dualidade intrainstitucional. Para tanto, foram realizadas entrevistas com coordenadores de curso de graduação a distância, buscando analisar as diversas dimensões da suposta dualidade intrainstitucional gerada pelo programa. Uma análise documental também foi mobilizada, visando a complementar o entendimento do objeto e atingir o objetivo da pesquisa. Constatou-se um complexo cenário institucional, com significativas modificações no decorrer dos anos de aplicação do programa. No entanto, ficou claro que as operações institucionais e didáticas e as relações comunitárias dos cursos a distância, em vários aspectos, ocorrem de forma marginal ao presencial. Após análise dos resultados da pesquisa, conclui-se que a modalidade a distância se encerra em uma institucionalização e inclusão apenas parcial, reforçando as teses da teoria da reprodução em suas versões mais atuais. |
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