O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Edson Franco de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39218
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa MultiInstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2005.
id UNB_fee700c144d6778b840c89206e379647
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39218
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004Ciências contábeisDiretrizes Curriculares NacionaisFormação acadêmicaCurrículo educacionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa MultiInstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2005.A discussão da formação acadêmica dos Bacharéis em Ciências Contábeis voltou a ser levantada com a instituição do Exame de Suficiência, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade, logo após as mudanças ocorridas no Ensino Superior pela edição da Lei 9.394/96, que trata das diretrizes e bases da educação, sendo precedido pelo documento elaborado na XVI reunião da United Nations Conference onTrade and Development (UNCTAD) que dentre outros aspectos reforça a idéia da implementação do exame de competência. Este trabalho objetivou investigar e analisar o nível de relacionamento entre grades curriculares e o desempenho dos alunos do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, das Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba, que se submeteram ao Exame de Suficiência. A metodologia utilizada, para tanto, foi a dedutiva, embasada no referencial teórico acerca deste assunto e uma análise da base de dados, através da estatística descritiva e do teste de hipóteses (Teste Exato de Fischer). Os resultados revelaram que tanto a carga horária quanto a quantidade de disciplinas ofertada e a natureza das instituições não explicam o desempenho do exame de suficiência.La discussion sur la formation académique des gradués en Sciences Comptables a été reprise avec l’ instauration de l’ examen de lordre, istituit par le Conseil Fédéral de Comptabilité, bien aprés les transformations qui ont secoué l’Enseignement Supérieur par l’édition de la loi 9.394/96, qui traite sur les directrices et bases de l’ éducation, étant précédé par le document élaboré durant la XVI réunion de la Conférence des Nations Unies sur le Commerce et le Développement (UNCTAD) qui entre autres aspects reforce l’idée de l’ implantation de l’ examen de l’ordre. Ce travail a eu comme objectif rechercher et analyser le niveau de relationnement entre les grades curriculaires et la performance des étudiants du cours de Sciences Comptables, des instituitions d’Enseignement Supérieur de l’État de Paraíba, qui se sont soumis à l’Examen de l’Ordre. La méthodologie utilisée, cependant, a été la détuctive, basée sur le référentiel théorique qui traite sur le théme et une analyse de la base de données, atravers la statistique descriptive et du test d’hypothéses (Test Exact de Fischer). Les résultats ont révélé que tant le nombre d’heures comme la quantité de disciplines offertes n’expliquent pas la performance à l’examen de l’ordre.Lopes, Jorge Expedito de GusmãoMoraes, Edson Franco de2020-07-08T10:55:10Z2020-07-08T10:55:10Z2020-07-082005-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Edson Franco de. O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)— Programa MultiInstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Pessoa, 2005.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39218info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:25:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/39218Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:25:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004
title O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004
spellingShingle O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004
Moraes, Edson Franco de
Ciências contábeis
Diretrizes Curriculares Nacionais
Formação acadêmica
Currículo educacional
title_short O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004
title_full O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004
title_fullStr O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004
title_full_unstemmed O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004
title_sort O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004
author Moraes, Edson Franco de
author_facet Moraes, Edson Franco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Jorge Expedito de Gusmão
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Edson Franco de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências contábeis
Diretrizes Curriculares Nacionais
Formação acadêmica
Currículo educacional
topic Ciências contábeis
Diretrizes Curriculares Nacionais
Formação acadêmica
Currículo educacional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa MultiInstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2005.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-25
2020-07-08T10:55:10Z
2020-07-08T10:55:10Z
2020-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Edson Franco de. O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)— Programa MultiInstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Pessoa, 2005.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39218
identifier_str_mv MORAES, Edson Franco de. O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)— Programa MultiInstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Pessoa, 2005.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508407288233984