Memorial 10 Anos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gumbowsky, Argos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Milani, Maria Luiza, Bazzanella, Sandro Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Texto Completo: http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1231
Resumo: O texto aborda aspectos relacionados à trajetória da legitimação do Stricto Sensu na Universidade do Contestado (UnC), bem como do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (PMDR) na UnC, desde sua autorização em questões de processo, avanços e desafios. A pesquisa de características quali-quantitativa e descritiva revela que mesmo com os enfrentamentos, o PMDR demonstra relevante contribuição ao desenvolvimento, não apenas na abrangência territorial do Planalto Norte Catarinense (PNC). Analisando a sua trajetória de 10 anos, o PMDR contribui com a formação de pesquisadores e intelectuais. Evidencia fundamentos éticos e políticos da multiprofissionalidade e interdisciplinaridade, pelos quais sujeitos e atores devem mover-se no rumo do bem estar da sociedade. Internamente, o PMDR como processo vivo, avança nos seus compromissos e fundamentos, quando cerca as dimensões do desenvolvimento por duas linhas de pesquisa: a) Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; b) Gestão, Território e Desenvolvimento. As dissertações defendidas mesmo abordando a abrangência local e microrregional, promovem análises de temáticas vinculadas às necessidades humanas e socioeconômicas, com destaque para a saúde, educação, agricultura e pecuária, meio ambiente e indústria e comércio. A produção científica do PMDR sustenta também os meios de comunicação e as intervenções sociais dos múltiplos atores, ao mesmo tempo em que se constitui como fonte fidedigna dos anseios, demandas e perspectiva de desenvolvimento não apenas do Planalto Norte Catarinense, mas de qualquer território ousado que deseje modificar e superar os impasses do bem estar da sociedade.
id UNC - 1_6226634032ce98dfed7c132b5dae5ee5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1231
network_acronym_str UNC - 1
network_name_str DRd - Desenvolvimento Regional em debate
spelling Memorial 10 Anos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do ContestadoStricto Sensu. Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado.O texto aborda aspectos relacionados à trajetória da legitimação do Stricto Sensu na Universidade do Contestado (UnC), bem como do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (PMDR) na UnC, desde sua autorização em questões de processo, avanços e desafios. A pesquisa de características quali-quantitativa e descritiva revela que mesmo com os enfrentamentos, o PMDR demonstra relevante contribuição ao desenvolvimento, não apenas na abrangência territorial do Planalto Norte Catarinense (PNC). Analisando a sua trajetória de 10 anos, o PMDR contribui com a formação de pesquisadores e intelectuais. Evidencia fundamentos éticos e políticos da multiprofissionalidade e interdisciplinaridade, pelos quais sujeitos e atores devem mover-se no rumo do bem estar da sociedade. Internamente, o PMDR como processo vivo, avança nos seus compromissos e fundamentos, quando cerca as dimensões do desenvolvimento por duas linhas de pesquisa: a) Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; b) Gestão, Território e Desenvolvimento. As dissertações defendidas mesmo abordando a abrangência local e microrregional, promovem análises de temáticas vinculadas às necessidades humanas e socioeconômicas, com destaque para a saúde, educação, agricultura e pecuária, meio ambiente e indústria e comércio. A produção científica do PMDR sustenta também os meios de comunicação e as intervenções sociais dos múltiplos atores, ao mesmo tempo em que se constitui como fonte fidedigna dos anseios, demandas e perspectiva de desenvolvimento não apenas do Planalto Norte Catarinense, mas de qualquer território ousado que deseje modificar e superar os impasses do bem estar da sociedade.Universidade do Contestado (UnC)2016-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/123110.24302/drd.v6i2.1231DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 6 n. 2 (2016): Edição especial: Estudos sobre alternativas de desenvolvimento territorial para o Planalto Norte Catarinense (PNC); 5-252237-902910.24302/drd.v6i2reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debateinstname:Universidade do Contestadoinstacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1231/619Gumbowsky, ArgosMilani, Maria LuizaBazzanella, Sandro Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-09T16:12:07Zhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/oai2237-90292237-9029opendoar:null2020-05-09 16:12:08.59DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestadofalse
dc.title.none.fl_str_mv Memorial 10 Anos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado
title Memorial 10 Anos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado
spellingShingle Memorial 10 Anos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado
Gumbowsky, Argos
Stricto Sensu. Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado.
title_short Memorial 10 Anos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado
title_full Memorial 10 Anos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado
title_fullStr Memorial 10 Anos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado
title_full_unstemmed Memorial 10 Anos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado
title_sort Memorial 10 Anos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado
author Gumbowsky, Argos
author_facet Gumbowsky, Argos
Milani, Maria Luiza
Bazzanella, Sandro Luiz
author_role author
author2 Milani, Maria Luiza
Bazzanella, Sandro Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gumbowsky, Argos
Milani, Maria Luiza
Bazzanella, Sandro Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Stricto Sensu. Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado.
topic Stricto Sensu. Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado.
dc.description.none.fl_txt_mv O texto aborda aspectos relacionados à trajetória da legitimação do Stricto Sensu na Universidade do Contestado (UnC), bem como do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (PMDR) na UnC, desde sua autorização em questões de processo, avanços e desafios. A pesquisa de características quali-quantitativa e descritiva revela que mesmo com os enfrentamentos, o PMDR demonstra relevante contribuição ao desenvolvimento, não apenas na abrangência territorial do Planalto Norte Catarinense (PNC). Analisando a sua trajetória de 10 anos, o PMDR contribui com a formação de pesquisadores e intelectuais. Evidencia fundamentos éticos e políticos da multiprofissionalidade e interdisciplinaridade, pelos quais sujeitos e atores devem mover-se no rumo do bem estar da sociedade. Internamente, o PMDR como processo vivo, avança nos seus compromissos e fundamentos, quando cerca as dimensões do desenvolvimento por duas linhas de pesquisa: a) Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; b) Gestão, Território e Desenvolvimento. As dissertações defendidas mesmo abordando a abrangência local e microrregional, promovem análises de temáticas vinculadas às necessidades humanas e socioeconômicas, com destaque para a saúde, educação, agricultura e pecuária, meio ambiente e indústria e comércio. A produção científica do PMDR sustenta também os meios de comunicação e as intervenções sociais dos múltiplos atores, ao mesmo tempo em que se constitui como fonte fidedigna dos anseios, demandas e perspectiva de desenvolvimento não apenas do Planalto Norte Catarinense, mas de qualquer território ousado que deseje modificar e superar os impasses do bem estar da sociedade.
description O texto aborda aspectos relacionados à trajetória da legitimação do Stricto Sensu na Universidade do Contestado (UnC), bem como do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (PMDR) na UnC, desde sua autorização em questões de processo, avanços e desafios. A pesquisa de características quali-quantitativa e descritiva revela que mesmo com os enfrentamentos, o PMDR demonstra relevante contribuição ao desenvolvimento, não apenas na abrangência territorial do Planalto Norte Catarinense (PNC). Analisando a sua trajetória de 10 anos, o PMDR contribui com a formação de pesquisadores e intelectuais. Evidencia fundamentos éticos e políticos da multiprofissionalidade e interdisciplinaridade, pelos quais sujeitos e atores devem mover-se no rumo do bem estar da sociedade. Internamente, o PMDR como processo vivo, avança nos seus compromissos e fundamentos, quando cerca as dimensões do desenvolvimento por duas linhas de pesquisa: a) Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; b) Gestão, Território e Desenvolvimento. As dissertações defendidas mesmo abordando a abrangência local e microrregional, promovem análises de temáticas vinculadas às necessidades humanas e socioeconômicas, com destaque para a saúde, educação, agricultura e pecuária, meio ambiente e indústria e comércio. A produção científica do PMDR sustenta também os meios de comunicação e as intervenções sociais dos múltiplos atores, ao mesmo tempo em que se constitui como fonte fidedigna dos anseios, demandas e perspectiva de desenvolvimento não apenas do Planalto Norte Catarinense, mas de qualquer território ousado que deseje modificar e superar os impasses do bem estar da sociedade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1231
10.24302/drd.v6i2.1231
url http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1231
identifier_str_mv 10.24302/drd.v6i2.1231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1231/619
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UnC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UnC)
dc.source.none.fl_str_mv DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 6 n. 2 (2016): Edição especial: Estudos sobre alternativas de desenvolvimento territorial para o Planalto Norte Catarinense (PNC); 5-25
2237-9029
10.24302/drd.v6i2
reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debate
instname:Universidade do Contestado
instacron:UNC
reponame_str DRd - Desenvolvimento Regional em debate
collection DRd - Desenvolvimento Regional em debate
instname_str Universidade do Contestado
instacron_str UNC
institution UNC
repository.name.fl_str_mv DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestado
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1666590362199654400