Estado, crise política, jurídica, econômica e perspectivas de desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bazzanella, Sandro Luiz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tomporoski, Alexandre Assis, Borguesan, Danielly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Profanações
Texto Completo: http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1505
Resumo: O presente artigo procura compreender variáveis da crise política, jurídica e econômica em curso em âmbito nacional e internacional e as perspectivas de desenvolvimento. A crise anunciada e em curso aponta para uma condição entrópica caracterizada pela imposição de limites por parte do capital financeirizado global à ação do Estado democrático de direito. Neste contexto, democracia e estado de exceção se apresentam como técnicas de governo que incidem sobre a ordem social. Assim, os diversos discursos em defesa da democracia revelam os contornos do estado exceção em que estamos inseridos que entre outras características se apresenta como constante estado de insegurança jurídica. Nesta direção, constata-se uma separação entre  política e economia, em que a primeira se apresenta como espaço da corrupção, da ineficiência e a segunda como transcendência inquestionável em seu modus operandi, mesmo que sua ação comprometa a qualidade de vida e o desenvolvimento de povos, das regiões e comunidades. É diante deste contexto, que se faz necessário questionar o que significa desenvolvimento? O desenvolvimento pode ser pensado como o desafio diante de uma ordem social, política e jurídica em que o velho que definha e o novo que ainda não se apresenta?
id UNC-0_2af4893d5c71c04570ff1e2bc082f111
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1505
network_acronym_str UNC-0
network_name_str Profanações
repository_id_str
spelling Estado, crise política, jurídica, econômica e perspectivas de desenvolvimentoCrise. Política. Economia. Direito. Desenvolvimento.O presente artigo procura compreender variáveis da crise política, jurídica e econômica em curso em âmbito nacional e internacional e as perspectivas de desenvolvimento. A crise anunciada e em curso aponta para uma condição entrópica caracterizada pela imposição de limites por parte do capital financeirizado global à ação do Estado democrático de direito. Neste contexto, democracia e estado de exceção se apresentam como técnicas de governo que incidem sobre a ordem social. Assim, os diversos discursos em defesa da democracia revelam os contornos do estado exceção em que estamos inseridos que entre outras características se apresenta como constante estado de insegurança jurídica. Nesta direção, constata-se uma separação entre  política e economia, em que a primeira se apresenta como espaço da corrupção, da ineficiência e a segunda como transcendência inquestionável em seu modus operandi, mesmo que sua ação comprometa a qualidade de vida e o desenvolvimento de povos, das regiões e comunidades. É diante deste contexto, que se faz necessário questionar o que significa desenvolvimento? O desenvolvimento pode ser pensado como o desafio diante de uma ordem social, política e jurídica em que o velho que definha e o novo que ainda não se apresenta?Universidade do Contestado (UnC)2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/150510.24302/prof.v4i1.1505Profanações; v. 4 n. 1 (2017); 76-932358-612510.24302/prof.v4i1reponame:Profanaçõesinstname:Universidade do Contestado (UNC)instacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1505/741Copyright (c) 2017 Profanaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBazzanella, Sandro LuizTomporoski, Alexandre AssisBorguesan, Danielly2020-04-25T03:46:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1505Revistahttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/PRIhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/oai||sandro@unc.br2358-61252358-6125opendoar:2020-04-25T03:46:24Profanações - Universidade do Contestado (UNC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado, crise política, jurídica, econômica e perspectivas de desenvolvimento
title Estado, crise política, jurídica, econômica e perspectivas de desenvolvimento
spellingShingle Estado, crise política, jurídica, econômica e perspectivas de desenvolvimento
Bazzanella, Sandro Luiz
Crise. Política. Economia. Direito. Desenvolvimento.
title_short Estado, crise política, jurídica, econômica e perspectivas de desenvolvimento
title_full Estado, crise política, jurídica, econômica e perspectivas de desenvolvimento
title_fullStr Estado, crise política, jurídica, econômica e perspectivas de desenvolvimento
title_full_unstemmed Estado, crise política, jurídica, econômica e perspectivas de desenvolvimento
title_sort Estado, crise política, jurídica, econômica e perspectivas de desenvolvimento
author Bazzanella, Sandro Luiz
author_facet Bazzanella, Sandro Luiz
Tomporoski, Alexandre Assis
Borguesan, Danielly
author_role author
author2 Tomporoski, Alexandre Assis
Borguesan, Danielly
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bazzanella, Sandro Luiz
Tomporoski, Alexandre Assis
Borguesan, Danielly
dc.subject.por.fl_str_mv Crise. Política. Economia. Direito. Desenvolvimento.
topic Crise. Política. Economia. Direito. Desenvolvimento.
description O presente artigo procura compreender variáveis da crise política, jurídica e econômica em curso em âmbito nacional e internacional e as perspectivas de desenvolvimento. A crise anunciada e em curso aponta para uma condição entrópica caracterizada pela imposição de limites por parte do capital financeirizado global à ação do Estado democrático de direito. Neste contexto, democracia e estado de exceção se apresentam como técnicas de governo que incidem sobre a ordem social. Assim, os diversos discursos em defesa da democracia revelam os contornos do estado exceção em que estamos inseridos que entre outras características se apresenta como constante estado de insegurança jurídica. Nesta direção, constata-se uma separação entre  política e economia, em que a primeira se apresenta como espaço da corrupção, da ineficiência e a segunda como transcendência inquestionável em seu modus operandi, mesmo que sua ação comprometa a qualidade de vida e o desenvolvimento de povos, das regiões e comunidades. É diante deste contexto, que se faz necessário questionar o que significa desenvolvimento? O desenvolvimento pode ser pensado como o desafio diante de uma ordem social, política e jurídica em que o velho que definha e o novo que ainda não se apresenta?
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1505
10.24302/prof.v4i1.1505
url http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1505
identifier_str_mv 10.24302/prof.v4i1.1505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1505/741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Profanações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Profanações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UnC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UnC)
dc.source.none.fl_str_mv Profanações; v. 4 n. 1 (2017); 76-93
2358-6125
10.24302/prof.v4i1
reponame:Profanações
instname:Universidade do Contestado (UNC)
instacron:UNC
instname_str Universidade do Contestado (UNC)
instacron_str UNC
institution UNC
reponame_str Profanações
collection Profanações
repository.name.fl_str_mv Profanações - Universidade do Contestado (UNC)
repository.mail.fl_str_mv ||sandro@unc.br
_version_ 1797688249778438144