A quatro mãos com Medusa: escritas do medo no (sobre) o estado de exceção
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1506 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo concentra-se nas delimitações conceituais sobre arte de terror e arte da catástrofe com vistas a identificar pontos em comum. Desse modo toma como ponto de partida a reflexão sobre o medo considerando os diversos regimes estéticos, especialmente na literatura. A hipótese a ser movimentada é a de que o medo e seus efeitos perduram na arte envolvida com as dimensões da experiência por ele geradas, independente do regime de realidade que o objeto artístico possa adotar. Nesse percurso uma segunda hipótese indica que a literatura envolvida na especulação sobre o medo, quase sempre é uma literatura empenhada em narrar o terror, individual ou coletivo, mas sempre fundado na ameaça da perda, da petrificação ou paralisia. |
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A quatro mãos com Medusa: escritas do medo no (sobre) o estado de exceçãoMedo. Horror. Exceção. CatástrofeResumo: O presente estudo concentra-se nas delimitações conceituais sobre arte de terror e arte da catástrofe com vistas a identificar pontos em comum. Desse modo toma como ponto de partida a reflexão sobre o medo considerando os diversos regimes estéticos, especialmente na literatura. A hipótese a ser movimentada é a de que o medo e seus efeitos perduram na arte envolvida com as dimensões da experiência por ele geradas, independente do regime de realidade que o objeto artístico possa adotar. Nesse percurso uma segunda hipótese indica que a literatura envolvida na especulação sobre o medo, quase sempre é uma literatura empenhada em narrar o terror, individual ou coletivo, mas sempre fundado na ameaça da perda, da petrificação ou paralisia.Universidade do Contestado (UnC)2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/150610.24302/prof.v4i2.1506Profanações; v. 4 n. 2 (2017); 37-532358-612510.24302/prof.v4i2reponame:Profanaçõesinstname:Universidade do Contestado (UNC)instacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/1506/770Copyright (c) 2017 Profanaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSarmento-Pantoja, Tânia2020-04-25T03:45:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1506Revistahttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/PRIhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/oai||sandro@unc.br2358-61252358-6125opendoar:2020-04-25T03:45:50Profanações - Universidade do Contestado (UNC)false |
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