Cartesian dualism:: The relationship between Res Cogitans and Res Extensa in René Descartes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Felini de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Profanações
Texto Completo: http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/2737
Resumo: Res Cogitans e Res Extensa compõem os principais pilares da filosofia de René Descartes. O dualismo cartesiano e suas implicações de união substancial e ao mesmo tempo distinção entre corpo e alma provocam diferentes problemáticas no que se refere a compreensão desta que seria uma ideia “confusa e obscura” de René Descartes. A proposta deste trabalho é por meio da prova da existência da res cogitans e da res extensa traçar o caminho seguido por René Descartes ao estabelecer uma relação entre as duas substâncias, conferindo a elas diferentes atributos por meio dos quais são concebidas. Elementos fundamentais da filosofia racionalista de Descartes, como a dúvida com relação aos dados proveniente dos órgãos dos sentidos, ganham importância ao concebermos e provarmos a existência da alma e do corpo. Com o exemplo do piloto em seu navio, o filósofo francês, diferencia-se de Platão, não considerando o corpo um mero veículo da alma, mas estabelecendo uma relação estreita, como uma mistura de duas substâncias completas. No mais, conclui-se que a discussão acerca do dualismo cartesiano se trata de relacionar corpo e alma como um amalgama único, substâncias unidas, porém distintas que são tomados como a base de todo um sistema filosófico por constituir os seres humanos.
id UNC-0_ce56b41225334f39055c47acc109fc5a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2737
network_acronym_str UNC-0
network_name_str Profanações
repository_id_str
spelling Cartesian dualism:: The relationship between Res Cogitans and Res Extensa in René DescartesDualismo cartesiano:: la relación entre Res Cogitans y Res Extensa en René DescartesDualismo cartesiano: a relação entre a Res Cogitans e Res Extensa em René DescartesRes Cogitans e Res Extensa compõem os principais pilares da filosofia de René Descartes. O dualismo cartesiano e suas implicações de união substancial e ao mesmo tempo distinção entre corpo e alma provocam diferentes problemáticas no que se refere a compreensão desta que seria uma ideia “confusa e obscura” de René Descartes. A proposta deste trabalho é por meio da prova da existência da res cogitans e da res extensa traçar o caminho seguido por René Descartes ao estabelecer uma relação entre as duas substâncias, conferindo a elas diferentes atributos por meio dos quais são concebidas. Elementos fundamentais da filosofia racionalista de Descartes, como a dúvida com relação aos dados proveniente dos órgãos dos sentidos, ganham importância ao concebermos e provarmos a existência da alma e do corpo. Com o exemplo do piloto em seu navio, o filósofo francês, diferencia-se de Platão, não considerando o corpo um mero veículo da alma, mas estabelecendo uma relação estreita, como uma mistura de duas substâncias completas. No mais, conclui-se que a discussão acerca do dualismo cartesiano se trata de relacionar corpo e alma como um amalgama único, substâncias unidas, porém distintas que são tomados como a base de todo um sistema filosófico por constituir os seres humanos.Universidade do Contestado (UnC)2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/273710.24302/prof.v7i0.2737Profanações; v. 7 (2020); 207-2202358-612510.24302/prof.v7i0reponame:Profanaçõesinstname:Universidade do Contestado (UNC)instacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/2737/1342Copyright (c) 2020 Profanaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Felini de2020-06-19T16:47:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2737Revistahttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/PRIhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/oai||sandro@unc.br2358-61252358-6125opendoar:2020-06-19T16:47:26Profanações - Universidade do Contestado (UNC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartesian dualism:: The relationship between Res Cogitans and Res Extensa in René Descartes
Dualismo cartesiano:: la relación entre Res Cogitans y Res Extensa en René Descartes
Dualismo cartesiano: a relação entre a Res Cogitans e Res Extensa em René Descartes
title Cartesian dualism:: The relationship between Res Cogitans and Res Extensa in René Descartes
spellingShingle Cartesian dualism:: The relationship between Res Cogitans and Res Extensa in René Descartes
Souza, Felini de
title_short Cartesian dualism:: The relationship between Res Cogitans and Res Extensa in René Descartes
title_full Cartesian dualism:: The relationship between Res Cogitans and Res Extensa in René Descartes
title_fullStr Cartesian dualism:: The relationship between Res Cogitans and Res Extensa in René Descartes
title_full_unstemmed Cartesian dualism:: The relationship between Res Cogitans and Res Extensa in René Descartes
title_sort Cartesian dualism:: The relationship between Res Cogitans and Res Extensa in René Descartes
author Souza, Felini de
author_facet Souza, Felini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Felini de
description Res Cogitans e Res Extensa compõem os principais pilares da filosofia de René Descartes. O dualismo cartesiano e suas implicações de união substancial e ao mesmo tempo distinção entre corpo e alma provocam diferentes problemáticas no que se refere a compreensão desta que seria uma ideia “confusa e obscura” de René Descartes. A proposta deste trabalho é por meio da prova da existência da res cogitans e da res extensa traçar o caminho seguido por René Descartes ao estabelecer uma relação entre as duas substâncias, conferindo a elas diferentes atributos por meio dos quais são concebidas. Elementos fundamentais da filosofia racionalista de Descartes, como a dúvida com relação aos dados proveniente dos órgãos dos sentidos, ganham importância ao concebermos e provarmos a existência da alma e do corpo. Com o exemplo do piloto em seu navio, o filósofo francês, diferencia-se de Platão, não considerando o corpo um mero veículo da alma, mas estabelecendo uma relação estreita, como uma mistura de duas substâncias completas. No mais, conclui-se que a discussão acerca do dualismo cartesiano se trata de relacionar corpo e alma como um amalgama único, substâncias unidas, porém distintas que são tomados como a base de todo um sistema filosófico por constituir os seres humanos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/2737
10.24302/prof.v7i0.2737
url http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/2737
identifier_str_mv 10.24302/prof.v7i0.2737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/prof/article/view/2737/1342
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Profanações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Profanações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UnC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UnC)
dc.source.none.fl_str_mv Profanações; v. 7 (2020); 207-220
2358-6125
10.24302/prof.v7i0
reponame:Profanações
instname:Universidade do Contestado (UNC)
instacron:UNC
instname_str Universidade do Contestado (UNC)
instacron_str UNC
institution UNC
reponame_str Profanações
collection Profanações
repository.name.fl_str_mv Profanações - Universidade do Contestado (UNC)
repository.mail.fl_str_mv ||sandro@unc.br
_version_ 1797688250479935488