Mutações no mundo vitivinícola: a Indicação Geográfica como estratégia de qualificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kohls, Volnei Krause
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Anjos, Flávio Sacco dos, Velleda Caldas, Nádia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Texto Completo: http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1068
Resumo: Convencionalmente se reconhece a existência de dois grandes sistemas ou dinâmicas no âmbito da produção de vinhos em nivel mundial. De um lado, o que se veio a chamar de ‘velho mundo’, qual seja, a produção obtida em países da Europa, onde se valoriza, entre outros aspectos, o terroir e o savoir-faire dos vinicultores, bem como uma qualidade eminentemente associada à tradição. Por outra parte, o ‘novo mundo’, identificado com a produção gerada, sobretudo, nas Américas e Oceania, onde se valoriza o aspecto varietal e onde as empresas apostam por estratégias de marca e em esquemas de competitividade centrados nos preços e na padronização dos vinhos. O surgimento de experiências como o “Vale dos Vinhedos”, no Sul do Brasil, serve para mostrar uma ruptura nessa dualidade. Do mesmo modo, a introdução da componente varietal nas indicações geográficas europeias é outro aspecto que reforça o sentido dessa mudança, revelando, em última análise, as grandes transformações operadas no mundo vitivinícola.
id UNC-1_5d97ad87979f3642e710a9a5f78e9701
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1068
network_acronym_str UNC-1
network_name_str DRd - Desenvolvimento Regional em debate
repository_id_str
spelling Mutações no mundo vitivinícola: a Indicação Geográfica como estratégia de qualificaçãoIndicações geográficas. Vitivinicultura. Estratégia de qualidade. Diferenciação. Titipicidade.Convencionalmente se reconhece a existência de dois grandes sistemas ou dinâmicas no âmbito da produção de vinhos em nivel mundial. De um lado, o que se veio a chamar de ‘velho mundo’, qual seja, a produção obtida em países da Europa, onde se valoriza, entre outros aspectos, o terroir e o savoir-faire dos vinicultores, bem como uma qualidade eminentemente associada à tradição. Por outra parte, o ‘novo mundo’, identificado com a produção gerada, sobretudo, nas Américas e Oceania, onde se valoriza o aspecto varietal e onde as empresas apostam por estratégias de marca e em esquemas de competitividade centrados nos preços e na padronização dos vinhos. O surgimento de experiências como o “Vale dos Vinhedos”, no Sul do Brasil, serve para mostrar uma ruptura nessa dualidade. Do mesmo modo, a introdução da componente varietal nas indicações geográficas europeias é outro aspecto que reforça o sentido dessa mudança, revelando, em última análise, as grandes transformações operadas no mundo vitivinícola.Universidade do Contestado (UNC)2016-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/106810.24302/drd.v6i1.1068DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 6 n. 1 (2016); 41-622237-902910.24302/drd.v6i1reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debateinstname:Universidade do Contestado (UNC)instacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1068/609Kohls, Volnei KrauseAnjos, Flávio Sacco dosVelleda Caldas, Nádiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-25T03:36:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1068Revistahttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drdONGhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/oaidaniela@unc.br || revistadrd@unc.br || alexandre@unc.br || josiane@unc.br || valdir@unc.br2237-90292237-9029opendoar:2020-04-25T03:36:04DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestado (UNC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mutações no mundo vitivinícola: a Indicação Geográfica como estratégia de qualificação
title Mutações no mundo vitivinícola: a Indicação Geográfica como estratégia de qualificação
spellingShingle Mutações no mundo vitivinícola: a Indicação Geográfica como estratégia de qualificação
Kohls, Volnei Krause
Indicações geográficas. Vitivinicultura. Estratégia de qualidade. Diferenciação. Titipicidade.
title_short Mutações no mundo vitivinícola: a Indicação Geográfica como estratégia de qualificação
title_full Mutações no mundo vitivinícola: a Indicação Geográfica como estratégia de qualificação
title_fullStr Mutações no mundo vitivinícola: a Indicação Geográfica como estratégia de qualificação
title_full_unstemmed Mutações no mundo vitivinícola: a Indicação Geográfica como estratégia de qualificação
title_sort Mutações no mundo vitivinícola: a Indicação Geográfica como estratégia de qualificação
author Kohls, Volnei Krause
author_facet Kohls, Volnei Krause
Anjos, Flávio Sacco dos
Velleda Caldas, Nádia
author_role author
author2 Anjos, Flávio Sacco dos
Velleda Caldas, Nádia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kohls, Volnei Krause
Anjos, Flávio Sacco dos
Velleda Caldas, Nádia
dc.subject.por.fl_str_mv Indicações geográficas. Vitivinicultura. Estratégia de qualidade. Diferenciação. Titipicidade.
topic Indicações geográficas. Vitivinicultura. Estratégia de qualidade. Diferenciação. Titipicidade.
description Convencionalmente se reconhece a existência de dois grandes sistemas ou dinâmicas no âmbito da produção de vinhos em nivel mundial. De um lado, o que se veio a chamar de ‘velho mundo’, qual seja, a produção obtida em países da Europa, onde se valoriza, entre outros aspectos, o terroir e o savoir-faire dos vinicultores, bem como uma qualidade eminentemente associada à tradição. Por outra parte, o ‘novo mundo’, identificado com a produção gerada, sobretudo, nas Américas e Oceania, onde se valoriza o aspecto varietal e onde as empresas apostam por estratégias de marca e em esquemas de competitividade centrados nos preços e na padronização dos vinhos. O surgimento de experiências como o “Vale dos Vinhedos”, no Sul do Brasil, serve para mostrar uma ruptura nessa dualidade. Do mesmo modo, a introdução da componente varietal nas indicações geográficas europeias é outro aspecto que reforça o sentido dessa mudança, revelando, em última análise, as grandes transformações operadas no mundo vitivinícola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1068
10.24302/drd.v6i1.1068
url http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1068
identifier_str_mv 10.24302/drd.v6i1.1068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1068/609
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UNC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UNC)
dc.source.none.fl_str_mv DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 6 n. 1 (2016); 41-62
2237-9029
10.24302/drd.v6i1
reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debate
instname:Universidade do Contestado (UNC)
instacron:UNC
instname_str Universidade do Contestado (UNC)
instacron_str UNC
institution UNC
reponame_str DRd - Desenvolvimento Regional em debate
collection DRd - Desenvolvimento Regional em debate
repository.name.fl_str_mv DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestado (UNC)
repository.mail.fl_str_mv daniela@unc.br || revistadrd@unc.br || alexandre@unc.br || josiane@unc.br || valdir@unc.br
_version_ 1805918431850004480