Remoção de hidrocarbonetos em meio aquoso com uso de biomassas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambientale (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/467
Resumo: A indústria petrolífera é responsável por graves impactos aos ecossistemas, decorrente da cadeia de exploração e refino do petróleo, bem como por problemas de derramamento de petróleo e seus derivados. Os hidrocarbonetos são tóxicos e perigosos a saúde humana e animal, no meio ambiente as camadas de hidrocarbonetos impedem a respiração e entrada luz nos ambientes aquáticos. O presente estudo buscou através da literatura propor uma síntese dos principais estudos que agregam conhecimentos relevantes sobre o potencial de biomassas na adsorção de compostos de hidrocarbonetos em meio aquoso. A busca foi realizada através das fontes primárias de pesquisa: Scopus, CAB -Direct, CiteSeerX e ScienceDirect, através de conjuntos de termos, junto aos operadores boleanos AND e OR. Os resultados demostraram que múltiplas espécies de plantas, algas, fungos e bactérias podem auxiliar na remoção de compostos de hidrocarbonetos em meio aquoso. Espécies do gênero Pseudomonas, representa o principal gênero fúngico descrito na literatura como potencial biomassa adsorvente. A espécie de alga marinha Halodule uninervis, também se destaca por possuir alta taxa de adsorção de compostos de hidrocarbonetos em meio aquoso, testes em ambiente controlado de temperatura, dosagem e pH demostraram taxas de 98,8% na remoção de hidrocarbonetos totais. O avanço e difusão do conhecimento sobre a temática é essencial, para manter a segurança dos recursos hídricos, protegendo a saúde do meio ambiente, humana e animal.
id UNEAL-2_66b6102d206713a040b3bad3114134f1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/467
network_acronym_str UNEAL-2
network_name_str Revista Ambientale (Online)
repository_id_str
spelling Remoção de hidrocarbonetos em meio aquoso com uso de biomassasBiorremediaçãoCompostos orgânicosMeio ambienteA indústria petrolífera é responsável por graves impactos aos ecossistemas, decorrente da cadeia de exploração e refino do petróleo, bem como por problemas de derramamento de petróleo e seus derivados. Os hidrocarbonetos são tóxicos e perigosos a saúde humana e animal, no meio ambiente as camadas de hidrocarbonetos impedem a respiração e entrada luz nos ambientes aquáticos. O presente estudo buscou através da literatura propor uma síntese dos principais estudos que agregam conhecimentos relevantes sobre o potencial de biomassas na adsorção de compostos de hidrocarbonetos em meio aquoso. A busca foi realizada através das fontes primárias de pesquisa: Scopus, CAB -Direct, CiteSeerX e ScienceDirect, através de conjuntos de termos, junto aos operadores boleanos AND e OR. Os resultados demostraram que múltiplas espécies de plantas, algas, fungos e bactérias podem auxiliar na remoção de compostos de hidrocarbonetos em meio aquoso. Espécies do gênero Pseudomonas, representa o principal gênero fúngico descrito na literatura como potencial biomassa adsorvente. A espécie de alga marinha Halodule uninervis, também se destaca por possuir alta taxa de adsorção de compostos de hidrocarbonetos em meio aquoso, testes em ambiente controlado de temperatura, dosagem e pH demostraram taxas de 98,8% na remoção de hidrocarbonetos totais. O avanço e difusão do conhecimento sobre a temática é essencial, para manter a segurança dos recursos hídricos, protegendo a saúde do meio ambiente, humana e animal.Universidade Estadual de Alagoas2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/46710.48180/ambientale.v15i2.467Revista Ambientale; v. 15 n. 2 (2023): Revista Ambientale; 32-472318-454X1984-991510.48180/ambientale.v15i2reponame:Revista Ambientale (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/467/391Copyright (c) 2023 Antonio Rony da Silva Pereira Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira 2023-07-02T01:25:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/467Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientalePUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/oaiambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br2318-454X1984-9915opendoar:2023-07-02T01:25:05Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Remoção de hidrocarbonetos em meio aquoso com uso de biomassas
title Remoção de hidrocarbonetos em meio aquoso com uso de biomassas
spellingShingle Remoção de hidrocarbonetos em meio aquoso com uso de biomassas
Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira
Biorremediação
Compostos orgânicos
Meio ambiente
title_short Remoção de hidrocarbonetos em meio aquoso com uso de biomassas
title_full Remoção de hidrocarbonetos em meio aquoso com uso de biomassas
title_fullStr Remoção de hidrocarbonetos em meio aquoso com uso de biomassas
title_full_unstemmed Remoção de hidrocarbonetos em meio aquoso com uso de biomassas
title_sort Remoção de hidrocarbonetos em meio aquoso com uso de biomassas
author Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira
author_facet Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Antonio Rony da Silva Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Biorremediação
Compostos orgânicos
Meio ambiente
topic Biorremediação
Compostos orgânicos
Meio ambiente
description A indústria petrolífera é responsável por graves impactos aos ecossistemas, decorrente da cadeia de exploração e refino do petróleo, bem como por problemas de derramamento de petróleo e seus derivados. Os hidrocarbonetos são tóxicos e perigosos a saúde humana e animal, no meio ambiente as camadas de hidrocarbonetos impedem a respiração e entrada luz nos ambientes aquáticos. O presente estudo buscou através da literatura propor uma síntese dos principais estudos que agregam conhecimentos relevantes sobre o potencial de biomassas na adsorção de compostos de hidrocarbonetos em meio aquoso. A busca foi realizada através das fontes primárias de pesquisa: Scopus, CAB -Direct, CiteSeerX e ScienceDirect, através de conjuntos de termos, junto aos operadores boleanos AND e OR. Os resultados demostraram que múltiplas espécies de plantas, algas, fungos e bactérias podem auxiliar na remoção de compostos de hidrocarbonetos em meio aquoso. Espécies do gênero Pseudomonas, representa o principal gênero fúngico descrito na literatura como potencial biomassa adsorvente. A espécie de alga marinha Halodule uninervis, também se destaca por possuir alta taxa de adsorção de compostos de hidrocarbonetos em meio aquoso, testes em ambiente controlado de temperatura, dosagem e pH demostraram taxas de 98,8% na remoção de hidrocarbonetos totais. O avanço e difusão do conhecimento sobre a temática é essencial, para manter a segurança dos recursos hídricos, protegendo a saúde do meio ambiente, humana e animal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/467
10.48180/ambientale.v15i2.467
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/467
identifier_str_mv 10.48180/ambientale.v15i2.467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/467/391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Antonio Rony da Silva Pereira Rodrigues
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Antonio Rony da Silva Pereira Rodrigues
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ambientale; v. 15 n. 2 (2023): Revista Ambientale; 32-47
2318-454X
1984-9915
10.48180/ambientale.v15i2
reponame:Revista Ambientale (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Revista Ambientale (Online)
collection Revista Ambientale (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv ambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br
_version_ 1797041875687833600