Avaliação olfatométrica de iscas alimentares para captura de Metamasius hemipterus (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Curculionidae).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO , Romário Guimarães Verçosa de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SILVA JÚNIOR , Valdemir Albuquerque da, SABINO , Anderson Rodrigues, ARAÚJO JÚNIOR , Josemildo Verçosa de, DANTAS, Priscylla Costa, DUARTE , Adriana Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambientale (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/47
Resumo: As espécies do gênero Metamasius causam injúrias ao se alimentar do tecido vegetativo de plantas da família Aracaceae. Dentro do gênero em questão a espécie Metamasius hemipterus (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Curculionidadae) se destacam.  Este trabalho teve como objetivo avaliar a sua preferência olfativa a diferentes tipos de iscas atrativas. Para realização do experimento, foi necessário a captura dos insetos, através de armadilhas, sendo essas monitoradas semanalmente, e os insetos eram retirados e conduzidos para criação do Laboratório de Ecologia e Comportamento de Artrópodes (LECOM) do CECA - UFAL, onde foram realizados os ensaios. Para o teste de atratividade alimentar foram utilizados como tratamentos: fragmentos de pseudocaule de bananeira, colmo de cana de açúcar e parte do fruto de coqueiro (epicarpo e mesocarpo). O experimento durou dez dias, sendo realizada três avaliações de atratividade em cada dia de avaliação, sendo a atratividade contabilizada em forma de porcentagem em cada tratamento. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a nível de 5% de probabilidade. Os fragmentos de cana de açúcar e casca de coco foram os que apresentaram uma maior atração aos insetos 36,36% e 35,89% respectivamente. A menor atratividade foi encontrada nos fragmentos de pseudocaule de bananeira, apresentando 14,07% de atração.
id UNEAL-2_a8bc52bf6505cbe931121c36519d4271
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/47
network_acronym_str UNEAL-2
network_name_str Revista Ambientale (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação olfatométrica de iscas alimentares para captura de Metamasius hemipterus (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Curculionidae).Metamasiusbroca rajadaiscas atrativasAs espécies do gênero Metamasius causam injúrias ao se alimentar do tecido vegetativo de plantas da família Aracaceae. Dentro do gênero em questão a espécie Metamasius hemipterus (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Curculionidadae) se destacam.  Este trabalho teve como objetivo avaliar a sua preferência olfativa a diferentes tipos de iscas atrativas. Para realização do experimento, foi necessário a captura dos insetos, através de armadilhas, sendo essas monitoradas semanalmente, e os insetos eram retirados e conduzidos para criação do Laboratório de Ecologia e Comportamento de Artrópodes (LECOM) do CECA - UFAL, onde foram realizados os ensaios. Para o teste de atratividade alimentar foram utilizados como tratamentos: fragmentos de pseudocaule de bananeira, colmo de cana de açúcar e parte do fruto de coqueiro (epicarpo e mesocarpo). O experimento durou dez dias, sendo realizada três avaliações de atratividade em cada dia de avaliação, sendo a atratividade contabilizada em forma de porcentagem em cada tratamento. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a nível de 5% de probabilidade. Os fragmentos de cana de açúcar e casca de coco foram os que apresentaram uma maior atração aos insetos 36,36% e 35,89% respectivamente. A menor atratividade foi encontrada nos fragmentos de pseudocaule de bananeira, apresentando 14,07% de atração.Universidade Estadual de Alagoas2018-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/47Revista Ambientale; v. 10 n. 2 (2018): Revista ambientale; 48-562318-454X1984-9915reponame:Revista Ambientale (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/47/46Copyright (c) 2018 Romário Guimarães Verçosa de ARAÚJO , Valdemir Albuquerque da SILVA JÚNIOR , Anderson Rodrigues SABINO , Josemildo Verçosa de ARAÚJO JÚNIOR , Priscylla Costa DANTAS, Adriana Guimarães DUARTE https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessARAÚJO , Romário Guimarães Verçosa de SILVA JÚNIOR , Valdemir Albuquerque da SABINO , Anderson Rodrigues ARAÚJO JÚNIOR , Josemildo Verçosa de DANTAS, Priscylla Costa DUARTE , Adriana Guimarães 2021-10-21T14:24:03Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/47Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientalePUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/oaiambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br2318-454X1984-9915opendoar:2021-10-21T14:24:03Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação olfatométrica de iscas alimentares para captura de Metamasius hemipterus (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Curculionidae).
title Avaliação olfatométrica de iscas alimentares para captura de Metamasius hemipterus (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Curculionidae).
spellingShingle Avaliação olfatométrica de iscas alimentares para captura de Metamasius hemipterus (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Curculionidae).
ARAÚJO , Romário Guimarães Verçosa de
Metamasius
broca rajada
iscas atrativas
title_short Avaliação olfatométrica de iscas alimentares para captura de Metamasius hemipterus (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Curculionidae).
title_full Avaliação olfatométrica de iscas alimentares para captura de Metamasius hemipterus (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Curculionidae).
title_fullStr Avaliação olfatométrica de iscas alimentares para captura de Metamasius hemipterus (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Curculionidae).
title_full_unstemmed Avaliação olfatométrica de iscas alimentares para captura de Metamasius hemipterus (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Curculionidae).
title_sort Avaliação olfatométrica de iscas alimentares para captura de Metamasius hemipterus (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Curculionidae).
author ARAÚJO , Romário Guimarães Verçosa de
author_facet ARAÚJO , Romário Guimarães Verçosa de
SILVA JÚNIOR , Valdemir Albuquerque da
SABINO , Anderson Rodrigues
ARAÚJO JÚNIOR , Josemildo Verçosa de
DANTAS, Priscylla Costa
DUARTE , Adriana Guimarães
author_role author
author2 SILVA JÚNIOR , Valdemir Albuquerque da
SABINO , Anderson Rodrigues
ARAÚJO JÚNIOR , Josemildo Verçosa de
DANTAS, Priscylla Costa
DUARTE , Adriana Guimarães
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO , Romário Guimarães Verçosa de
SILVA JÚNIOR , Valdemir Albuquerque da
SABINO , Anderson Rodrigues
ARAÚJO JÚNIOR , Josemildo Verçosa de
DANTAS, Priscylla Costa
DUARTE , Adriana Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Metamasius
broca rajada
iscas atrativas
topic Metamasius
broca rajada
iscas atrativas
description As espécies do gênero Metamasius causam injúrias ao se alimentar do tecido vegetativo de plantas da família Aracaceae. Dentro do gênero em questão a espécie Metamasius hemipterus (Linnaeus, 1758) (Coleoptera: Curculionidadae) se destacam.  Este trabalho teve como objetivo avaliar a sua preferência olfativa a diferentes tipos de iscas atrativas. Para realização do experimento, foi necessário a captura dos insetos, através de armadilhas, sendo essas monitoradas semanalmente, e os insetos eram retirados e conduzidos para criação do Laboratório de Ecologia e Comportamento de Artrópodes (LECOM) do CECA - UFAL, onde foram realizados os ensaios. Para o teste de atratividade alimentar foram utilizados como tratamentos: fragmentos de pseudocaule de bananeira, colmo de cana de açúcar e parte do fruto de coqueiro (epicarpo e mesocarpo). O experimento durou dez dias, sendo realizada três avaliações de atratividade em cada dia de avaliação, sendo a atratividade contabilizada em forma de porcentagem em cada tratamento. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a nível de 5% de probabilidade. Os fragmentos de cana de açúcar e casca de coco foram os que apresentaram uma maior atração aos insetos 36,36% e 35,89% respectivamente. A menor atratividade foi encontrada nos fragmentos de pseudocaule de bananeira, apresentando 14,07% de atração.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/47
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/47/46
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ambientale; v. 10 n. 2 (2018): Revista ambientale; 48-56
2318-454X
1984-9915
reponame:Revista Ambientale (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Revista Ambientale (Online)
collection Revista Ambientale (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv ambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br
_version_ 1797041875775913984