Impactos do saneamento “in situ” nas águas da bacia hidrográfica do riacho piauí: perímetro urbano do munícípio de Arapiraca (AL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Flávio Argemiro da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambientale (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/88
Resumo: O crescimento das cidades brasileiras, através da urbanização deficiente na oferta de saneamento, impacta diretamente nas águas, contaminando os mananciais superficiais e subterrâneos, através de despejos de poluentes e esgotos nos sistemas de drenagem. Arapiraca, situada no agreste alagoano, possui 82% de população urbana, com 43.900 domicílios, dos quais 74% dispõem de água por rede geral, 85% contam com coleta de lixo e apenas 5% são atendidos por rede de esgoto. Dessa forma, o município utiliza o saneamento in situ, através do uso de fossas rudimentares e despejo de esgoto direto na calha fluvial, onde vários trabalhos apontam para o alto risco de contaminação tanto para o lençol freático quanto para os mananciais superficiais. Diante desse quadro, o presente trabalho pretende verificar se ocorre contaminação nas águas da bacia em questão. Para investigar este cenário, quatro pontos de coleta para análise de água foram definidos neste canal, riacho Piauí, que corta o centro urbano do município. Para analisar a água dos poços domiciliares, foram escolhidos pontos em bairros que apresentaram surtos de diarréia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A evolução da contaminação foi medida através de duas baterias de coleta e análise de água (bacteriológica e físico-química), em 2004 e 2005, atendendo aos métodos e padrões oficiais (CONAMA).
id UNEAL-2_abb5554a6ae24fe742f1d79435bcaa4a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/88
network_acronym_str UNEAL-2
network_name_str Revista Ambientale (Online)
repository_id_str
spelling Impactos do saneamento “in situ” nas águas da bacia hidrográfica do riacho piauí: perímetro urbano do munícípio de Arapiraca (AL)Bacia HidrográficaSaneamentoContaminação das ÁguasFossasPoçosO crescimento das cidades brasileiras, através da urbanização deficiente na oferta de saneamento, impacta diretamente nas águas, contaminando os mananciais superficiais e subterrâneos, através de despejos de poluentes e esgotos nos sistemas de drenagem. Arapiraca, situada no agreste alagoano, possui 82% de população urbana, com 43.900 domicílios, dos quais 74% dispõem de água por rede geral, 85% contam com coleta de lixo e apenas 5% são atendidos por rede de esgoto. Dessa forma, o município utiliza o saneamento in situ, através do uso de fossas rudimentares e despejo de esgoto direto na calha fluvial, onde vários trabalhos apontam para o alto risco de contaminação tanto para o lençol freático quanto para os mananciais superficiais. Diante desse quadro, o presente trabalho pretende verificar se ocorre contaminação nas águas da bacia em questão. Para investigar este cenário, quatro pontos de coleta para análise de água foram definidos neste canal, riacho Piauí, que corta o centro urbano do município. Para analisar a água dos poços domiciliares, foram escolhidos pontos em bairros que apresentaram surtos de diarréia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A evolução da contaminação foi medida através de duas baterias de coleta e análise de água (bacteriológica e físico-química), em 2004 e 2005, atendendo aos métodos e padrões oficiais (CONAMA).Universidade Estadual de Alagoas2012-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/88Revista Ambientale; v. 3 n. 3 (2012): Revista ambientale; 99-1072318-454X1984-9915reponame:Revista Ambientale (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/88/83Copyright (c) 2012 Flávio Argemiro da SILVAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Flávio Argemiro da2021-10-21T13:57:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/88Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientalePUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/oaiambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br2318-454X1984-9915opendoar:2021-10-21T13:57:11Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos do saneamento “in situ” nas águas da bacia hidrográfica do riacho piauí: perímetro urbano do munícípio de Arapiraca (AL)
title Impactos do saneamento “in situ” nas águas da bacia hidrográfica do riacho piauí: perímetro urbano do munícípio de Arapiraca (AL)
spellingShingle Impactos do saneamento “in situ” nas águas da bacia hidrográfica do riacho piauí: perímetro urbano do munícípio de Arapiraca (AL)
SILVA, Flávio Argemiro da
Bacia Hidrográfica
Saneamento
Contaminação das Águas
Fossas
Poços
title_short Impactos do saneamento “in situ” nas águas da bacia hidrográfica do riacho piauí: perímetro urbano do munícípio de Arapiraca (AL)
title_full Impactos do saneamento “in situ” nas águas da bacia hidrográfica do riacho piauí: perímetro urbano do munícípio de Arapiraca (AL)
title_fullStr Impactos do saneamento “in situ” nas águas da bacia hidrográfica do riacho piauí: perímetro urbano do munícípio de Arapiraca (AL)
title_full_unstemmed Impactos do saneamento “in situ” nas águas da bacia hidrográfica do riacho piauí: perímetro urbano do munícípio de Arapiraca (AL)
title_sort Impactos do saneamento “in situ” nas águas da bacia hidrográfica do riacho piauí: perímetro urbano do munícípio de Arapiraca (AL)
author SILVA, Flávio Argemiro da
author_facet SILVA, Flávio Argemiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Flávio Argemiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Bacia Hidrográfica
Saneamento
Contaminação das Águas
Fossas
Poços
topic Bacia Hidrográfica
Saneamento
Contaminação das Águas
Fossas
Poços
description O crescimento das cidades brasileiras, através da urbanização deficiente na oferta de saneamento, impacta diretamente nas águas, contaminando os mananciais superficiais e subterrâneos, através de despejos de poluentes e esgotos nos sistemas de drenagem. Arapiraca, situada no agreste alagoano, possui 82% de população urbana, com 43.900 domicílios, dos quais 74% dispõem de água por rede geral, 85% contam com coleta de lixo e apenas 5% são atendidos por rede de esgoto. Dessa forma, o município utiliza o saneamento in situ, através do uso de fossas rudimentares e despejo de esgoto direto na calha fluvial, onde vários trabalhos apontam para o alto risco de contaminação tanto para o lençol freático quanto para os mananciais superficiais. Diante desse quadro, o presente trabalho pretende verificar se ocorre contaminação nas águas da bacia em questão. Para investigar este cenário, quatro pontos de coleta para análise de água foram definidos neste canal, riacho Piauí, que corta o centro urbano do município. Para analisar a água dos poços domiciliares, foram escolhidos pontos em bairros que apresentaram surtos de diarréia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A evolução da contaminação foi medida através de duas baterias de coleta e análise de água (bacteriológica e físico-química), em 2004 e 2005, atendendo aos métodos e padrões oficiais (CONAMA).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/88
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/88/83
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Flávio Argemiro da SILVA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Flávio Argemiro da SILVA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ambientale; v. 3 n. 3 (2012): Revista ambientale; 99-107
2318-454X
1984-9915
reponame:Revista Ambientale (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Revista Ambientale (Online)
collection Revista Ambientale (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv ambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br
_version_ 1797041875840925696