Um plano de educação ambiental baseado na educação infantil, participação social : um estudo de caso na Aldeia Terere em Sidrolândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelis, Cristiano Trindade De
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambientale (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/535
Resumo:   Resumo   É importante ter em mente que a Educação Ambiental não pode se desenvolver sozinha, como entidade isolada. Tem que estar dentro de um contexto que lhe permita crescer e fazer sentido. Portanto, este artigo propõe a transversalidade da aprendizagem da educação ambiental no ensino das crianças e então maior integração com os estudantes indígenas, atualmente severamente discriminados e até mesmo abusados. Essa transversalidade gera um maior conhecimento sobre o assunto e ao mesmo tempo uma maior consciência da importância do respeito ao meio ambiente e os moradores e defensores da natureza, os índios. Como os indios da Aldeira Terere não confiam e não gostam da educacao tradicional das creches e pré-escola, a educacao ambiental se dá atraves da família e da uniao entre eles, mas poderia servir de solução para dificuldade de integração.  Um cidadão ecologicamente consciente da importância do respeito a natureza e outas culturas está aberto às melhores práticas de educação ambiental e assim mais preparado para a participação popular em programas e projetos governamentais. Diante desse contexto de mudança de atitudes, este trabalho propõe, além da transversalidade do aprendizado sobre Educação Ambiental, um modelo baseado em Comunidades de Prática, de participação social e alinhamento com a comunidade indigena em busca da construção de um novo paradigma para a Educação Ambiental.
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spelling Um plano de educação ambiental baseado na educação infantil, participação social : um estudo de caso na Aldeia Terere em SidrolândiaEducacao Ambiental  Resumo   É importante ter em mente que a Educação Ambiental não pode se desenvolver sozinha, como entidade isolada. Tem que estar dentro de um contexto que lhe permita crescer e fazer sentido. Portanto, este artigo propõe a transversalidade da aprendizagem da educação ambiental no ensino das crianças e então maior integração com os estudantes indígenas, atualmente severamente discriminados e até mesmo abusados. Essa transversalidade gera um maior conhecimento sobre o assunto e ao mesmo tempo uma maior consciência da importância do respeito ao meio ambiente e os moradores e defensores da natureza, os índios. Como os indios da Aldeira Terere não confiam e não gostam da educacao tradicional das creches e pré-escola, a educacao ambiental se dá atraves da família e da uniao entre eles, mas poderia servir de solução para dificuldade de integração.  Um cidadão ecologicamente consciente da importância do respeito a natureza e outas culturas está aberto às melhores práticas de educação ambiental e assim mais preparado para a participação popular em programas e projetos governamentais. Diante desse contexto de mudança de atitudes, este trabalho propõe, além da transversalidade do aprendizado sobre Educação Ambiental, um modelo baseado em Comunidades de Prática, de participação social e alinhamento com a comunidade indigena em busca da construção de um novo paradigma para a Educação Ambiental.Universidade Estadual de Alagoas2023-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/53510.48180/ambientale.v15i4.535Revista Ambientale; v. 15 n. 4 (2023): Revista Ambientale; 10-242318-454X1984-991510.48180/ambientale.v15i4reponame:Revista Ambientale (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/535/418Copyright (c) 2023 Cristiano Trindade De Angelishttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Angelis, Cristiano Trindade De2023-12-26T12:32:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/535Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientalePUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/oaiambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br2318-454X1984-9915opendoar:2023-12-26T12:32:36Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
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