Conhecimentos sobre boas práticas em cozinhas domiciliares através de um questionário on line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa Rolim, Felipe
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Antunes Beneri, Vivian, Bastos Rocha, Cleber, César Corrêa, Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambientale (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/260
Resumo: As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. A ocorrência de DTA está relacionada com diversos fatores, como: aquisição de alimentos adequados para o consumo, condições de saneamento e qualidade da água, boas práticas de manipulação de alimentos, dentre outros. A maioria dos surtos alimentares no Brasil ocorre com o consumo de alimentos produzidos nas residências. O objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento sobre boas práticas de manipulação de alimentos em cozinhas domiciliares. Foram elaboradas 11 questões e disponibilizadas nas redes sociais por 30 dias através do método Snowball Sampling. Entre os itens do questionário estavam as boas práticas na manipulação da carne de frango, higienização das mãos, descongelamento de alimentos, higienização e contaminação de utensílios como esponja de lavar louças e tábua para corte de alimentos, cuidados no armazenamento de alimentos, preocupação quanto aos riscos de DTAs. Foram contabilizadas 100 respostas ao questionário. Os participantes demonstraram ter um mínimo de conhecimento sobre boas práticas na manipulação dos alimentos. Entretanto, falham no que tange a higienização da esponja de lavar louças, manipulação da carne de frango, descongelamento de alimentos e possuir apenas uma tábua de corte para diferentes tipos de alimentos. A adoção de medidas simples de higiene podem prevenir a ocorrência das DTAs nas residências. Desta forma, se faz necessário a atuação em educação sanitária para manipuladores de alimentos em cozinhas domiciliares.
id UNEAL-2_b92e1fb659941534ac1b6ad2a10faa06
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/260
network_acronym_str UNEAL-2
network_name_str Revista Ambientale (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimentos sobre boas práticas em cozinhas domiciliares através de um questionário on lineSurtosdoençasmanipulaçãoAs Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. A ocorrência de DTA está relacionada com diversos fatores, como: aquisição de alimentos adequados para o consumo, condições de saneamento e qualidade da água, boas práticas de manipulação de alimentos, dentre outros. A maioria dos surtos alimentares no Brasil ocorre com o consumo de alimentos produzidos nas residências. O objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento sobre boas práticas de manipulação de alimentos em cozinhas domiciliares. Foram elaboradas 11 questões e disponibilizadas nas redes sociais por 30 dias através do método Snowball Sampling. Entre os itens do questionário estavam as boas práticas na manipulação da carne de frango, higienização das mãos, descongelamento de alimentos, higienização e contaminação de utensílios como esponja de lavar louças e tábua para corte de alimentos, cuidados no armazenamento de alimentos, preocupação quanto aos riscos de DTAs. Foram contabilizadas 100 respostas ao questionário. Os participantes demonstraram ter um mínimo de conhecimento sobre boas práticas na manipulação dos alimentos. Entretanto, falham no que tange a higienização da esponja de lavar louças, manipulação da carne de frango, descongelamento de alimentos e possuir apenas uma tábua de corte para diferentes tipos de alimentos. A adoção de medidas simples de higiene podem prevenir a ocorrência das DTAs nas residências. Desta forma, se faz necessário a atuação em educação sanitária para manipuladores de alimentos em cozinhas domiciliares.Universidade Estadual de Alagoas2021-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/26010.48180/ambientale.v13i1.260Revista Ambientale; v. 13 n. 1 (2021): Revista Ambientale; 1-132318-454X1984-991510.48180/ambientale.v13i1reponame:Revista Ambientale (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/260/218Copyright (c) 2021 Felipe da Costa Rolim, Vivian Antunes Beneri, Cleber Bastos Rocha, Antônio César Corrêahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Costa Rolim, FelipeAntunes Beneri, Vivian Bastos Rocha, Cleber César Corrêa, Antônio2021-10-25T17:53:59Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/260Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientalePUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/oaiambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br2318-454X1984-9915opendoar:2021-10-25T17:53:59Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos sobre boas práticas em cozinhas domiciliares através de um questionário on line
title Conhecimentos sobre boas práticas em cozinhas domiciliares através de um questionário on line
spellingShingle Conhecimentos sobre boas práticas em cozinhas domiciliares através de um questionário on line
da Costa Rolim, Felipe
Surtos
doenças
manipulação
title_short Conhecimentos sobre boas práticas em cozinhas domiciliares através de um questionário on line
title_full Conhecimentos sobre boas práticas em cozinhas domiciliares através de um questionário on line
title_fullStr Conhecimentos sobre boas práticas em cozinhas domiciliares através de um questionário on line
title_full_unstemmed Conhecimentos sobre boas práticas em cozinhas domiciliares através de um questionário on line
title_sort Conhecimentos sobre boas práticas em cozinhas domiciliares através de um questionário on line
author da Costa Rolim, Felipe
author_facet da Costa Rolim, Felipe
Antunes Beneri, Vivian
Bastos Rocha, Cleber
César Corrêa, Antônio
author_role author
author2 Antunes Beneri, Vivian
Bastos Rocha, Cleber
César Corrêa, Antônio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa Rolim, Felipe
Antunes Beneri, Vivian
Bastos Rocha, Cleber
César Corrêa, Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Surtos
doenças
manipulação
topic Surtos
doenças
manipulação
description As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. A ocorrência de DTA está relacionada com diversos fatores, como: aquisição de alimentos adequados para o consumo, condições de saneamento e qualidade da água, boas práticas de manipulação de alimentos, dentre outros. A maioria dos surtos alimentares no Brasil ocorre com o consumo de alimentos produzidos nas residências. O objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento sobre boas práticas de manipulação de alimentos em cozinhas domiciliares. Foram elaboradas 11 questões e disponibilizadas nas redes sociais por 30 dias através do método Snowball Sampling. Entre os itens do questionário estavam as boas práticas na manipulação da carne de frango, higienização das mãos, descongelamento de alimentos, higienização e contaminação de utensílios como esponja de lavar louças e tábua para corte de alimentos, cuidados no armazenamento de alimentos, preocupação quanto aos riscos de DTAs. Foram contabilizadas 100 respostas ao questionário. Os participantes demonstraram ter um mínimo de conhecimento sobre boas práticas na manipulação dos alimentos. Entretanto, falham no que tange a higienização da esponja de lavar louças, manipulação da carne de frango, descongelamento de alimentos e possuir apenas uma tábua de corte para diferentes tipos de alimentos. A adoção de medidas simples de higiene podem prevenir a ocorrência das DTAs nas residências. Desta forma, se faz necessário a atuação em educação sanitária para manipuladores de alimentos em cozinhas domiciliares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/260
10.48180/ambientale.v13i1.260
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/260
identifier_str_mv 10.48180/ambientale.v13i1.260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/260/218
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ambientale; v. 13 n. 1 (2021): Revista Ambientale; 1-13
2318-454X
1984-9915
10.48180/ambientale.v13i1
reponame:Revista Ambientale (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Revista Ambientale (Online)
collection Revista Ambientale (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv ambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br
_version_ 1797041876310687744