Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Márcio Bezerra
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: DAMASCENO, Flávia Silva, BARRETO, Aline Silva, OLIVEIRA, Maria de, COSTA, Loane Márzia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambientale (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/10
Resumo: Este trabalho identificou a ocorrência de cistos de protozoários presentes em alface (Lactuca sativa) comercializada na feira livre e em supermercados de Santana do Ipanema, Alagoas. Aplicou-se um questionário investigativo com os consumidores na feira livre da cidade, em cinco pontos de comercialização de alface, o que demonstrou que 59% dos entrevistados ingerem hortaliças diariamente. A alface é o vegetal mais consumido, representando 48%, e 1/3 dos pesquisados utiliza somente água no asseio das hortaliças. As amostras de alface foram coletadas nos mesmos locais de aplicação do questionário e submetidas ao método de sedimentação espontânea (Hoffman et al.,1934). A partir das análises parasitológicas, constatou-se que em 60% das amostras foram identificados parasitas pertencentes ao grupo dos protozoários como Entamoeba histolytica e Giardia lamblia. Os resultados observados corroboram um indicativo de alto risco de contaminação por enteroparasitas pelos consumidores de alface da cidade de Santana do Ipanema.
id UNEAL-2_f39a18d0f2f0d05c0d1ef3deed606480
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/10
network_acronym_str UNEAL-2
network_name_str Revista Ambientale (Online)
repository_id_str
spelling Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.ProtozoáriosLactuca sativaFeira livreConsumidoresEste trabalho identificou a ocorrência de cistos de protozoários presentes em alface (Lactuca sativa) comercializada na feira livre e em supermercados de Santana do Ipanema, Alagoas. Aplicou-se um questionário investigativo com os consumidores na feira livre da cidade, em cinco pontos de comercialização de alface, o que demonstrou que 59% dos entrevistados ingerem hortaliças diariamente. A alface é o vegetal mais consumido, representando 48%, e 1/3 dos pesquisados utiliza somente água no asseio das hortaliças. As amostras de alface foram coletadas nos mesmos locais de aplicação do questionário e submetidas ao método de sedimentação espontânea (Hoffman et al.,1934). A partir das análises parasitológicas, constatou-se que em 60% das amostras foram identificados parasitas pertencentes ao grupo dos protozoários como Entamoeba histolytica e Giardia lamblia. Os resultados observados corroboram um indicativo de alto risco de contaminação por enteroparasitas pelos consumidores de alface da cidade de Santana do Ipanema.Universidade Estadual de Alagoas2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/10Revista Ambientale; v. 1 n. 1 (2009): Revista ambientale; 87-922318-454X1984-9915reponame:Revista Ambientale (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/10/10Copyright (c) 2009 Márcio Bezerra SANTOS, Flávia Silva DAMASCENO, Aline Silva BARRETO, Maria de OLIVEIRA, Loane Márzia Lopes COSTAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, Márcio BezerraDAMASCENO, Flávia SilvaBARRETO, Aline Silva OLIVEIRA, Maria de COSTA, Loane Márzia Lopes 2021-10-21T13:25:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/10Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientalePUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/oaiambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br2318-454X1984-9915opendoar:2021-10-21T13:25:49Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.
title Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.
spellingShingle Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.
SANTOS, Márcio Bezerra
Protozoários
Lactuca sativa
Feira livre
Consumidores
title_short Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.
title_full Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.
title_fullStr Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.
title_full_unstemmed Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.
title_sort Ocorrência de cistos de Entamoeba spp e Giardia lamblia em alface (Lactuca sativa) comercializada na cidade de Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.
author SANTOS, Márcio Bezerra
author_facet SANTOS, Márcio Bezerra
DAMASCENO, Flávia Silva
BARRETO, Aline Silva
OLIVEIRA, Maria de
COSTA, Loane Márzia Lopes
author_role author
author2 DAMASCENO, Flávia Silva
BARRETO, Aline Silva
OLIVEIRA, Maria de
COSTA, Loane Márzia Lopes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Márcio Bezerra
DAMASCENO, Flávia Silva
BARRETO, Aline Silva
OLIVEIRA, Maria de
COSTA, Loane Márzia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Protozoários
Lactuca sativa
Feira livre
Consumidores
topic Protozoários
Lactuca sativa
Feira livre
Consumidores
description Este trabalho identificou a ocorrência de cistos de protozoários presentes em alface (Lactuca sativa) comercializada na feira livre e em supermercados de Santana do Ipanema, Alagoas. Aplicou-se um questionário investigativo com os consumidores na feira livre da cidade, em cinco pontos de comercialização de alface, o que demonstrou que 59% dos entrevistados ingerem hortaliças diariamente. A alface é o vegetal mais consumido, representando 48%, e 1/3 dos pesquisados utiliza somente água no asseio das hortaliças. As amostras de alface foram coletadas nos mesmos locais de aplicação do questionário e submetidas ao método de sedimentação espontânea (Hoffman et al.,1934). A partir das análises parasitológicas, constatou-se que em 60% das amostras foram identificados parasitas pertencentes ao grupo dos protozoários como Entamoeba histolytica e Giardia lamblia. Os resultados observados corroboram um indicativo de alto risco de contaminação por enteroparasitas pelos consumidores de alface da cidade de Santana do Ipanema.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/10
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/10/10
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ambientale; v. 1 n. 1 (2009): Revista ambientale; 87-92
2318-454X
1984-9915
reponame:Revista Ambientale (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Revista Ambientale (Online)
collection Revista Ambientale (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv ambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br
_version_ 1797041875716145152