LETRAMENTO, FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LM NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVext (Online) |
Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/133 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado com apoio da FAPEAL – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Visa refletir o ensino de produção textual em língua portuguesa, abordando as teorias dos letramentos, da formação e da identidade docente. Analisamos os dados provenientes a uma narrativa autobiográfica de uma professora de LM atuante do ensino público dando enfoque a duas questões principais: A) a carga horária da disciplina de LM e B) o planejamento educacional. Constatou-se que a possível crise de identidade docente se dá por diversos aspectos, seja a desvalorização profissional, as relações interpessoais, como também, a falta de planejamento educacional para abranger os conteúdos necessários na curta carga horária da disciplina. |
id |
UNEAL-3_0bfaccd09e3bb43d8a4ba0035974151b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/133 |
network_acronym_str |
UNEAL-3 |
network_name_str |
REVext (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LETRAMENTO, FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LM NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUALProdução TextualLíngua PortuguesaNarrativa AutobiográficaO presente trabalho foi realizado com apoio da FAPEAL – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Visa refletir o ensino de produção textual em língua portuguesa, abordando as teorias dos letramentos, da formação e da identidade docente. Analisamos os dados provenientes a uma narrativa autobiográfica de uma professora de LM atuante do ensino público dando enfoque a duas questões principais: A) a carga horária da disciplina de LM e B) o planejamento educacional. Constatou-se que a possível crise de identidade docente se dá por diversos aspectos, seja a desvalorização profissional, as relações interpessoais, como também, a falta de planejamento educacional para abranger os conteúdos necessários na curta carga horária da disciplina.Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/133REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 2 n. 1 (2017): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 197-2102675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/133/123Copyright (c) 2017 Eliane Bezerra da SILVA, Silvio Nunes da SILVA JÚNIOR https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Eliane Bezerra da SILVA JÚNIOR , Silvio Nunes da2021-10-25T18:03:42Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/133Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:03:42REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LETRAMENTO, FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LM NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL |
title |
LETRAMENTO, FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LM NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL |
spellingShingle |
LETRAMENTO, FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LM NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL SILVA, Eliane Bezerra da Produção Textual Língua Portuguesa Narrativa Autobiográfica |
title_short |
LETRAMENTO, FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LM NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL |
title_full |
LETRAMENTO, FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LM NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL |
title_fullStr |
LETRAMENTO, FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LM NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL |
title_full_unstemmed |
LETRAMENTO, FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LM NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL |
title_sort |
LETRAMENTO, FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LM NO ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL |
author |
SILVA, Eliane Bezerra da |
author_facet |
SILVA, Eliane Bezerra da SILVA JÚNIOR , Silvio Nunes da |
author_role |
author |
author2 |
SILVA JÚNIOR , Silvio Nunes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Eliane Bezerra da SILVA JÚNIOR , Silvio Nunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção Textual Língua Portuguesa Narrativa Autobiográfica |
topic |
Produção Textual Língua Portuguesa Narrativa Autobiográfica |
description |
O presente trabalho foi realizado com apoio da FAPEAL – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Visa refletir o ensino de produção textual em língua portuguesa, abordando as teorias dos letramentos, da formação e da identidade docente. Analisamos os dados provenientes a uma narrativa autobiográfica de uma professora de LM atuante do ensino público dando enfoque a duas questões principais: A) a carga horária da disciplina de LM e B) o planejamento educacional. Constatou-se que a possível crise de identidade docente se dá por diversos aspectos, seja a desvalorização profissional, as relações interpessoais, como também, a falta de planejamento educacional para abranger os conteúdos necessários na curta carga horária da disciplina. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/133 |
url |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/133/123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Eliane Bezerra da SILVA, Silvio Nunes da SILVA JÚNIOR https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Eliane Bezerra da SILVA, Silvio Nunes da SILVA JÚNIOR https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 2 n. 1 (2017): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 197-210 2675-3979 2447-2751 reponame:REVext (Online) instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
REVext (Online) |
collection |
REVext (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revext@uneal.edu.br |
_version_ |
1764933259059265536 |