A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Marily Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MELO JÚNIOR, Arlindo Lins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVext (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/123
Resumo: Os projetos de extensão na atualidade têm sido realizados em diversas instituições de ensino superior tendo por objetivo o desenvolvimento dos discentes no que diz respeito a união entre teoria e prática, bem como a prestação de serviços junto à comunidade circunvizinha. Nesse sentido urge a realização de pesquisas sobre essas ações.  O objetivo desse estudo em analisar o ponto de vista dos discentes de Educação Física sobre o projeto de extensão, bem como investigar a relação entre a teoria obtida na faculdade e a prática desenvolvida no projeto, desvelando assim os benefícios e desafios enfrentados no projeto. Para tanto utilizou-se de pesquisa qualitativa, com entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados e análise de dados do tipo análise de conteúdo. Os participantes da pesquisa foram 33 discentes do curso de licenciatura em Educação Física de uma instituição privada no âmbito do projeto de extensão “Agita IBESA kids”. Os resultados apontaram para inúmeros pontos positivos, tais como: auxílio na formação docente, desenvolvimento social, lúdico e físico das crianças participantes do projeto e ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos por parte dos discentes, bem como novas experiências na comunidade, vivência prática da profissão, entre outros. Considera-se assim que os projetos de extensão auxiliam na formação docente e contribui no desenvolvimento da autonomia, melhorando a qualidade da formação dos discentes que se envolvem em projetos de extensão.
id UNEAL-3_7a20b644f39bafeac112c234eb75a8e7
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/123
network_acronym_str UNEAL-3
network_name_str REVext (Online)
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA Projeto de extensãoEnsino superiorBenefíciosOs projetos de extensão na atualidade têm sido realizados em diversas instituições de ensino superior tendo por objetivo o desenvolvimento dos discentes no que diz respeito a união entre teoria e prática, bem como a prestação de serviços junto à comunidade circunvizinha. Nesse sentido urge a realização de pesquisas sobre essas ações.  O objetivo desse estudo em analisar o ponto de vista dos discentes de Educação Física sobre o projeto de extensão, bem como investigar a relação entre a teoria obtida na faculdade e a prática desenvolvida no projeto, desvelando assim os benefícios e desafios enfrentados no projeto. Para tanto utilizou-se de pesquisa qualitativa, com entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados e análise de dados do tipo análise de conteúdo. Os participantes da pesquisa foram 33 discentes do curso de licenciatura em Educação Física de uma instituição privada no âmbito do projeto de extensão “Agita IBESA kids”. Os resultados apontaram para inúmeros pontos positivos, tais como: auxílio na formação docente, desenvolvimento social, lúdico e físico das crianças participantes do projeto e ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos por parte dos discentes, bem como novas experiências na comunidade, vivência prática da profissão, entre outros. Considera-se assim que os projetos de extensão auxiliam na formação docente e contribui no desenvolvimento da autonomia, melhorando a qualidade da formação dos discentes que se envolvem em projetos de extensão.Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/123REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 2 n. 1 (2017): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 66-772675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/123/113Copyright (c) 2017 Marily Oliveira BARBOSA, Arlindo Lins de MELO JÚNIORhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBARBOSA, Marily OliveiraMELO JÚNIOR, Arlindo Lins de2021-10-25T18:01:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/123Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:01:32REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA
title A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA
BARBOSA, Marily Oliveira
Projeto de extensão
Ensino superior
Benefícios
title_short A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA
title_full A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA
author BARBOSA, Marily Oliveira
author_facet BARBOSA, Marily Oliveira
MELO JÚNIOR, Arlindo Lins de
author_role author
author2 MELO JÚNIOR, Arlindo Lins de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Marily Oliveira
MELO JÚNIOR, Arlindo Lins de
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de extensão
Ensino superior
Benefícios
topic Projeto de extensão
Ensino superior
Benefícios
description Os projetos de extensão na atualidade têm sido realizados em diversas instituições de ensino superior tendo por objetivo o desenvolvimento dos discentes no que diz respeito a união entre teoria e prática, bem como a prestação de serviços junto à comunidade circunvizinha. Nesse sentido urge a realização de pesquisas sobre essas ações.  O objetivo desse estudo em analisar o ponto de vista dos discentes de Educação Física sobre o projeto de extensão, bem como investigar a relação entre a teoria obtida na faculdade e a prática desenvolvida no projeto, desvelando assim os benefícios e desafios enfrentados no projeto. Para tanto utilizou-se de pesquisa qualitativa, com entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados e análise de dados do tipo análise de conteúdo. Os participantes da pesquisa foram 33 discentes do curso de licenciatura em Educação Física de uma instituição privada no âmbito do projeto de extensão “Agita IBESA kids”. Os resultados apontaram para inúmeros pontos positivos, tais como: auxílio na formação docente, desenvolvimento social, lúdico e físico das crianças participantes do projeto e ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos por parte dos discentes, bem como novas experiências na comunidade, vivência prática da profissão, entre outros. Considera-se assim que os projetos de extensão auxiliam na formação docente e contribui no desenvolvimento da autonomia, melhorando a qualidade da formação dos discentes que se envolvem em projetos de extensão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/123
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/123/113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marily Oliveira BARBOSA, Arlindo Lins de MELO JÚNIOR
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marily Oliveira BARBOSA, Arlindo Lins de MELO JÚNIOR
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 2 n. 1 (2017): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 66-77
2675-3979
2447-2751
reponame:REVext (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str REVext (Online)
collection REVext (Online)
repository.name.fl_str_mv REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revext@uneal.edu.br
_version_ 1764933258990059520