A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | REVext (Online) |
Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/123 |
Resumo: | Os projetos de extensão na atualidade têm sido realizados em diversas instituições de ensino superior tendo por objetivo o desenvolvimento dos discentes no que diz respeito a união entre teoria e prática, bem como a prestação de serviços junto à comunidade circunvizinha. Nesse sentido urge a realização de pesquisas sobre essas ações. O objetivo desse estudo em analisar o ponto de vista dos discentes de Educação Física sobre o projeto de extensão, bem como investigar a relação entre a teoria obtida na faculdade e a prática desenvolvida no projeto, desvelando assim os benefícios e desafios enfrentados no projeto. Para tanto utilizou-se de pesquisa qualitativa, com entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados e análise de dados do tipo análise de conteúdo. Os participantes da pesquisa foram 33 discentes do curso de licenciatura em Educação Física de uma instituição privada no âmbito do projeto de extensão “Agita IBESA kids”. Os resultados apontaram para inúmeros pontos positivos, tais como: auxílio na formação docente, desenvolvimento social, lúdico e físico das crianças participantes do projeto e ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos por parte dos discentes, bem como novas experiências na comunidade, vivência prática da profissão, entre outros. Considera-se assim que os projetos de extensão auxiliam na formação docente e contribui no desenvolvimento da autonomia, melhorando a qualidade da formação dos discentes que se envolvem em projetos de extensão. |
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