A importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borba, Angelim – PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIANA, José Leandro Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVext (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/147
Resumo: As aulas de campo de Geografia são uma das temáticas que encontram-se em ênfase nos debates da educação contemporânea, principalmente quando integradas às questões relacionadas ao ensino-aprendizagem. Assim sendo este trabalho trata da importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borda do município de Angelim - PE, esta pesquisa objetiva analisar o processo de influência que as aulas de campo possuem no aprendizado dos alunos. Para atender a este objetivo, a metodologia utilizada foi baseada em estudos teóricos referenciados que mostram a importância desta temática também como quebra dos velhos paradigmas que fundamentam as práticas pedagógicas, tendo por base as obras dos autores Cordeiro e Oliveira (2011), Fontinha (2017), Júnior e Gonçalves (2012), Pisetta (2013), Silva e Júnior (2016). Do mesmo modo que foram realizadas aulas de campo com as turmas 6º A, B e D de ensino fundamental II da Escola Miguel Calado Borba e posteriormente foram avaliados os conhecimentos dos alunos a respeito das temáticas abordadas nas aulas de campo que versaram a respeito de conteúdos de abordagem geográfica como solo, vegetação, clima, relevo e o espaço geográfico. O estudo concluiu que há um quadro favorável quanto à aplicação das aulas de campo em Geografia, como suporte para o aprendizado dos conteúdos e conhecimento do espaço geográfico por parte do alunado, visto que é possível perceber que esta metodologia possui eficácia em sua utilização e mostra-se proveitosa na melhoria dos processos de aprendizagem dos discentes.
id UNEAL-3_9cffc00fe8177516c8f80b186bbea88b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/147
network_acronym_str UNEAL-3
network_name_str REVext (Online)
repository_id_str
spelling A importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borba, Angelim – PEEnsino-aprendizagemInfluênciaConhecimentosEficáciaAs aulas de campo de Geografia são uma das temáticas que encontram-se em ênfase nos debates da educação contemporânea, principalmente quando integradas às questões relacionadas ao ensino-aprendizagem. Assim sendo este trabalho trata da importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borda do município de Angelim - PE, esta pesquisa objetiva analisar o processo de influência que as aulas de campo possuem no aprendizado dos alunos. Para atender a este objetivo, a metodologia utilizada foi baseada em estudos teóricos referenciados que mostram a importância desta temática também como quebra dos velhos paradigmas que fundamentam as práticas pedagógicas, tendo por base as obras dos autores Cordeiro e Oliveira (2011), Fontinha (2017), Júnior e Gonçalves (2012), Pisetta (2013), Silva e Júnior (2016). Do mesmo modo que foram realizadas aulas de campo com as turmas 6º A, B e D de ensino fundamental II da Escola Miguel Calado Borba e posteriormente foram avaliados os conhecimentos dos alunos a respeito das temáticas abordadas nas aulas de campo que versaram a respeito de conteúdos de abordagem geográfica como solo, vegetação, clima, relevo e o espaço geográfico. O estudo concluiu que há um quadro favorável quanto à aplicação das aulas de campo em Geografia, como suporte para o aprendizado dos conteúdos e conhecimento do espaço geográfico por parte do alunado, visto que é possível perceber que esta metodologia possui eficácia em sua utilização e mostra-se proveitosa na melhoria dos processos de aprendizagem dos discentes.Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/14710.48179/revext.v4i1.147REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 1 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 12-232675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/147/137Copyright (c) 2019 José Leandro Alves VIANAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVIANA, José Leandro Alves 2021-10-25T18:10:19Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/147Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:10:19REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borba, Angelim – PE
title A importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borba, Angelim – PE
spellingShingle A importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borba, Angelim – PE
VIANA, José Leandro Alves
Ensino-aprendizagem
Influência
Conhecimentos
Eficácia
title_short A importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borba, Angelim – PE
title_full A importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borba, Angelim – PE
title_fullStr A importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borba, Angelim – PE
title_full_unstemmed A importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borba, Angelim – PE
title_sort A importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borba, Angelim – PE
author VIANA, José Leandro Alves
author_facet VIANA, José Leandro Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIANA, José Leandro Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Influência
Conhecimentos
Eficácia
topic Ensino-aprendizagem
Influência
Conhecimentos
Eficácia
description As aulas de campo de Geografia são uma das temáticas que encontram-se em ênfase nos debates da educação contemporânea, principalmente quando integradas às questões relacionadas ao ensino-aprendizagem. Assim sendo este trabalho trata da importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borda do município de Angelim - PE, esta pesquisa objetiva analisar o processo de influência que as aulas de campo possuem no aprendizado dos alunos. Para atender a este objetivo, a metodologia utilizada foi baseada em estudos teóricos referenciados que mostram a importância desta temática também como quebra dos velhos paradigmas que fundamentam as práticas pedagógicas, tendo por base as obras dos autores Cordeiro e Oliveira (2011), Fontinha (2017), Júnior e Gonçalves (2012), Pisetta (2013), Silva e Júnior (2016). Do mesmo modo que foram realizadas aulas de campo com as turmas 6º A, B e D de ensino fundamental II da Escola Miguel Calado Borba e posteriormente foram avaliados os conhecimentos dos alunos a respeito das temáticas abordadas nas aulas de campo que versaram a respeito de conteúdos de abordagem geográfica como solo, vegetação, clima, relevo e o espaço geográfico. O estudo concluiu que há um quadro favorável quanto à aplicação das aulas de campo em Geografia, como suporte para o aprendizado dos conteúdos e conhecimento do espaço geográfico por parte do alunado, visto que é possível perceber que esta metodologia possui eficácia em sua utilização e mostra-se proveitosa na melhoria dos processos de aprendizagem dos discentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/147
10.48179/revext.v4i1.147
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/147
identifier_str_mv 10.48179/revext.v4i1.147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/147/137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 José Leandro Alves VIANA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 José Leandro Alves VIANA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 1 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 12-23
2675-3979
2447-2751
reponame:REVext (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str REVext (Online)
collection REVext (Online)
repository.name.fl_str_mv REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revext@uneal.edu.br
_version_ 1764933259081285632