Projetos integradores na escola de tempo integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anderson Gomes dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVext (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/354
Resumo: A Educação Integral corresponde a uma garantia do desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais. Em Alagoas houve uma ampliação em instituições de tempo integral, existem uma série de atividades complementares, entre elas, os projetos integradores que devem ser de cunho científico, cultural ou social, e estar relacionado com o contexto social mais próximo dos estudantes e deve estimular a investigação de um tema buscando possíveis soluções para problemáticas identificadas e sua culminância deve resultar em um produto ou evento a ser apresentado para toda a escola. Vale ressaltar que os Projetos Integradores devem atender as necessidades e interesses dos estudantes. Dessa forma, as temáticas dos PIs devem emergir a partir dos diálogos estabelecidos entre docentes e turmas. Os docentes de PI podem recorrer a diversas estratégias pedagógicas para a definição da temática junto à turma. Em 2021, na Escola Estadual Graciliano Ramos, a turma da 1ª série de recursos humanos (turma B), realizaram dois projetos voltados para arte, tecnologia e direitos humanos. Os Projetos Integradores visam à escolha do tema, diante da proposta de tema inicial, para isso partimos da seguinte problemática: As ações de direitos humanos são vivenciadas de forma transformadora no contexto escolar? Os resultados obtidos nos projetos foram podcasts,cards e cartazes informativos, diálogos e debates sobre as temáticas abordadas.
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