Estresse e qualidade de vida entre profissionais da educação no Brasil – uma revisão
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/734 |
Resumo: | O estresse pode afetar a saúde do trabalhador, pois consiste de uma condição psicofisiológica que envolve diversas situações em que o indivíduo se sente exposto a ameaças reais ou imaginárias. Essa situação também pode repercutir negativamente na qualidade de vida no ambiente do trabalho. O objetivo desta pesquisa foi fazer um levantamento sobre as pesquisas sobre estresse e qualidade de vida entre profissionais da educação. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura realizada no período de agosto e setembro de 2018, nas bases de dados Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde, com a utilização das palavras-chave: “estresse”; “estresse ocupacional”; “estresse psicológico”; “professores”; “acadêmico”; “qualidade de vida”; “servidores”; “docentes”; “técnicos”. Foram utilizados os filtros disponíveis nas bases de dados e os artigos foram analisados e selecionados, inicialmente pelo título, pelo resumo e pela leitura do artigo na íntegra. Foram excluídos os artigos duplicados e que não abordaram o tema da pesquisa. Após análise, seis artigos compuseram a amostra final. As pesquisas estavam concentradas na profissão docente da educação básica e na região Sul do Brasil. O estresse e a qualidade de vida foram avaliados, na maioria dos estudos, por meio dos indicadores da Síndrome de Burnout. Dos estudos analisados observou-se a escassez de pesquisas sobre os profissionais técnicos e de apoio que trabalham na área da educação, assim como a falta de pesquisas nas regiões Norte e Centro-Oeste. O estresse foi avaliado de diferentes formas, mas com impactos em aspectos da qualidade de vida. |
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Estresse e qualidade de vida entre profissionais da educação no Brasil – uma revisão O estresse pode afetar a saúde do trabalhador, pois consiste de uma condição psicofisiológica que envolve diversas situações em que o indivíduo se sente exposto a ameaças reais ou imaginárias. Essa situação também pode repercutir negativamente na qualidade de vida no ambiente do trabalho. O objetivo desta pesquisa foi fazer um levantamento sobre as pesquisas sobre estresse e qualidade de vida entre profissionais da educação. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura realizada no período de agosto e setembro de 2018, nas bases de dados Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde, com a utilização das palavras-chave: “estresse”; “estresse ocupacional”; “estresse psicológico”; “professores”; “acadêmico”; “qualidade de vida”; “servidores”; “docentes”; “técnicos”. Foram utilizados os filtros disponíveis nas bases de dados e os artigos foram analisados e selecionados, inicialmente pelo título, pelo resumo e pela leitura do artigo na íntegra. Foram excluídos os artigos duplicados e que não abordaram o tema da pesquisa. Após análise, seis artigos compuseram a amostra final. As pesquisas estavam concentradas na profissão docente da educação básica e na região Sul do Brasil. O estresse e a qualidade de vida foram avaliados, na maioria dos estudos, por meio dos indicadores da Síndrome de Burnout. Dos estudos analisados observou-se a escassez de pesquisas sobre os profissionais técnicos e de apoio que trabalham na área da educação, assim como a falta de pesquisas nas regiões Norte e Centro-Oeste. O estresse foi avaliado de diferentes formas, mas com impactos em aspectos da qualidade de vida.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/73410.17648/diversitas-journal-v4i3.734Diversitas Journal; v. 4 n. 3 (2019): Desenvolvimento Local, territorial e a colaboração da ciência; 819-8282525-521510.17648/diversitas-journal-v4i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/734/1619Copyright (c) 2019 Izael Moreno de Oliveira Júnior, Iverson Lucas Oliveira da Silva, Ricardo Ribeiro, Jakelline Raposohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, Izael Moreno de Silva, Iverson Lucas Oliveira daRibeiro, Ricardo Luís Alves de OliveiraRaposo, Jakelline2022-01-06T23:18:06Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/734Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:55.133506Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
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