A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2202 |
Resumo: | O texto apresenta os relatos de experiências do(a)s pibidiano(a)s do subprojeto do curso de Geografia, Erechim, durante o período de 2020-2022. É de extrema relevância destacar o período histórico pandêmico atual para que se entenda os rumos e atividades desenvolvidas durante a atual edição. Este trabalho é relevante porque discute a importância do PIBID na formação dos licenciandos e sobre as práticas pedagógicas que precisam ser pensadas em relacionar o conteúdo com o espaço vivido dos estudantes. Para isso, foi preciso pensar em questões que faça o aluno refletir o tema com o seu cotidiano. O objetivo desse artigo é relatar as experiências vivenciadas e mostrar o quanto é importante o PIBID na universidade, por ser um programa de inclusão e de manutenção dos estudantes na universidade. A metodologia foi desenvolvida a partir de dois encontros realizados semanalmente com a coordenadora do projeto e com a supervisora da escola. A partir desses encontros foram delineadas as atividades para se pensar na escola, buscando referências da área e afins para discutir as propostas trabalhadas e trazendo um embasamento científico para nossa formação crítica enquanto futuros docentes. O resultado desse trabalho foi alcançado, pois, desenvolvemos uma Educação Geográfica guiada por questionamentos, pelos “por quês”, pela pesquisa e continuaremos na tentativa de construir conhecimento e aprendizagens. Concluímos que, a partir das práticas experienciadas e de olhares críticos, foi possível compreender os sujeitos em seus respectivos contextos históricos, ler o mundo e dar sentido a “Educação Libertadora”. |
id |
UNEAL_28a7ca7db208d187d3fa9d79bb9de158 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2202 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemiacovid-19globalizaçãopráticas pedagógicaseducação libertadoraO texto apresenta os relatos de experiências do(a)s pibidiano(a)s do subprojeto do curso de Geografia, Erechim, durante o período de 2020-2022. É de extrema relevância destacar o período histórico pandêmico atual para que se entenda os rumos e atividades desenvolvidas durante a atual edição. Este trabalho é relevante porque discute a importância do PIBID na formação dos licenciandos e sobre as práticas pedagógicas que precisam ser pensadas em relacionar o conteúdo com o espaço vivido dos estudantes. Para isso, foi preciso pensar em questões que faça o aluno refletir o tema com o seu cotidiano. O objetivo desse artigo é relatar as experiências vivenciadas e mostrar o quanto é importante o PIBID na universidade, por ser um programa de inclusão e de manutenção dos estudantes na universidade. A metodologia foi desenvolvida a partir de dois encontros realizados semanalmente com a coordenadora do projeto e com a supervisora da escola. A partir desses encontros foram delineadas as atividades para se pensar na escola, buscando referências da área e afins para discutir as propostas trabalhadas e trazendo um embasamento científico para nossa formação crítica enquanto futuros docentes. O resultado desse trabalho foi alcançado, pois, desenvolvemos uma Educação Geográfica guiada por questionamentos, pelos “por quês”, pela pesquisa e continuaremos na tentativa de construir conhecimento e aprendizagens. Concluímos que, a partir das práticas experienciadas e de olhares críticos, foi possível compreender os sujeitos em seus respectivos contextos históricos, ler o mundo e dar sentido a “Educação Libertadora”.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/220210.48017/dj.v7i3.2202Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2202/1719Copyright (c) 2022 Érico Lima, Vanessa Nascimento, Paula Lindohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, ÉricoLindo, PaulaNascimento, Vanessa2022-07-02T17:54:19Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2202Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:32.995172Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia |
title |
A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia |
spellingShingle |
A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia Lima, Érico covid-19 globalização práticas pedagógicas educação libertadora |
title_short |
A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia |
title_full |
A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia |
title_fullStr |
A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia |
title_full_unstemmed |
A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia |
title_sort |
A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia |
author |
Lima, Érico |
author_facet |
Lima, Érico Lindo, Paula Nascimento, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Lindo, Paula Nascimento, Vanessa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Érico Lindo, Paula Nascimento, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
covid-19 globalização práticas pedagógicas educação libertadora |
topic |
covid-19 globalização práticas pedagógicas educação libertadora |
description |
O texto apresenta os relatos de experiências do(a)s pibidiano(a)s do subprojeto do curso de Geografia, Erechim, durante o período de 2020-2022. É de extrema relevância destacar o período histórico pandêmico atual para que se entenda os rumos e atividades desenvolvidas durante a atual edição. Este trabalho é relevante porque discute a importância do PIBID na formação dos licenciandos e sobre as práticas pedagógicas que precisam ser pensadas em relacionar o conteúdo com o espaço vivido dos estudantes. Para isso, foi preciso pensar em questões que faça o aluno refletir o tema com o seu cotidiano. O objetivo desse artigo é relatar as experiências vivenciadas e mostrar o quanto é importante o PIBID na universidade, por ser um programa de inclusão e de manutenção dos estudantes na universidade. A metodologia foi desenvolvida a partir de dois encontros realizados semanalmente com a coordenadora do projeto e com a supervisora da escola. A partir desses encontros foram delineadas as atividades para se pensar na escola, buscando referências da área e afins para discutir as propostas trabalhadas e trazendo um embasamento científico para nossa formação crítica enquanto futuros docentes. O resultado desse trabalho foi alcançado, pois, desenvolvemos uma Educação Geográfica guiada por questionamentos, pelos “por quês”, pela pesquisa e continuaremos na tentativa de construir conhecimento e aprendizagens. Concluímos que, a partir das práticas experienciadas e de olhares críticos, foi possível compreender os sujeitos em seus respectivos contextos históricos, ler o mundo e dar sentido a “Educação Libertadora”. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2202 10.48017/dj.v7i3.2202 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2202 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i3.2202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2202/1719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Érico Lima, Vanessa Nascimento, Paula Lindo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Érico Lima, Vanessa Nascimento, Paula Lindo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade 2525-5215 10.48017/dj.v7i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279637217280 |