A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Érico
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lindo, Paula, Nascimento, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2202
Resumo: O texto apresenta os relatos de experiências do(a)s pibidiano(a)s do subprojeto do curso de Geografia, Erechim, durante o período de 2020-2022. É de extrema relevância destacar o período histórico pandêmico atual para que se entenda os rumos e atividades desenvolvidas durante a atual edição. Este trabalho é relevante porque discute a importância do PIBID na formação dos licenciandos e sobre as práticas pedagógicas que precisam ser pensadas em relacionar o conteúdo com o espaço vivido dos estudantes. Para isso, foi preciso pensar em questões que faça o aluno refletir o tema com o seu cotidiano. O objetivo desse artigo é relatar as experiências vivenciadas e mostrar o quanto é importante o PIBID na universidade, por ser um programa de inclusão e de manutenção dos estudantes na universidade. A metodologia foi desenvolvida a partir de dois encontros realizados semanalmente com a coordenadora do projeto e com a supervisora da escola. A partir desses encontros foram delineadas as atividades para se pensar na escola, buscando referências da área e afins para discutir as propostas trabalhadas e trazendo um embasamento científico para nossa formação crítica enquanto futuros docentes. O resultado desse trabalho foi alcançado, pois, desenvolvemos uma Educação Geográfica guiada por questionamentos, pelos “por quês”, pela pesquisa e continuaremos na tentativa de construir conhecimento e aprendizagens.  Concluímos que, a partir das práticas experienciadas e de olhares críticos, foi possível compreender os sujeitos em seus respectivos contextos históricos, ler o mundo e dar sentido a “Educação Libertadora”.
id UNEAL_28a7ca7db208d187d3fa9d79bb9de158
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2202
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemiacovid-19globalizaçãopráticas pedagógicaseducação libertadoraO texto apresenta os relatos de experiências do(a)s pibidiano(a)s do subprojeto do curso de Geografia, Erechim, durante o período de 2020-2022. É de extrema relevância destacar o período histórico pandêmico atual para que se entenda os rumos e atividades desenvolvidas durante a atual edição. Este trabalho é relevante porque discute a importância do PIBID na formação dos licenciandos e sobre as práticas pedagógicas que precisam ser pensadas em relacionar o conteúdo com o espaço vivido dos estudantes. Para isso, foi preciso pensar em questões que faça o aluno refletir o tema com o seu cotidiano. O objetivo desse artigo é relatar as experiências vivenciadas e mostrar o quanto é importante o PIBID na universidade, por ser um programa de inclusão e de manutenção dos estudantes na universidade. A metodologia foi desenvolvida a partir de dois encontros realizados semanalmente com a coordenadora do projeto e com a supervisora da escola. A partir desses encontros foram delineadas as atividades para se pensar na escola, buscando referências da área e afins para discutir as propostas trabalhadas e trazendo um embasamento científico para nossa formação crítica enquanto futuros docentes. O resultado desse trabalho foi alcançado, pois, desenvolvemos uma Educação Geográfica guiada por questionamentos, pelos “por quês”, pela pesquisa e continuaremos na tentativa de construir conhecimento e aprendizagens.  Concluímos que, a partir das práticas experienciadas e de olhares críticos, foi possível compreender os sujeitos em seus respectivos contextos históricos, ler o mundo e dar sentido a “Educação Libertadora”.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/220210.48017/dj.v7i3.2202Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2202/1719Copyright (c) 2022 Érico Lima, Vanessa Nascimento, Paula Lindohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, ÉricoLindo, PaulaNascimento, Vanessa2022-07-02T17:54:19Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2202Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:32.995172Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia
title A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia
spellingShingle A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia
Lima, Érico
covid-19
globalização
práticas pedagógicas
educação libertadora
title_short A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia
title_full A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia
title_fullStr A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia
title_full_unstemmed A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia
title_sort A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia
author Lima, Érico
author_facet Lima, Érico
Lindo, Paula
Nascimento, Vanessa
author_role author
author2 Lindo, Paula
Nascimento, Vanessa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Érico
Lindo, Paula
Nascimento, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv covid-19
globalização
práticas pedagógicas
educação libertadora
topic covid-19
globalização
práticas pedagógicas
educação libertadora
description O texto apresenta os relatos de experiências do(a)s pibidiano(a)s do subprojeto do curso de Geografia, Erechim, durante o período de 2020-2022. É de extrema relevância destacar o período histórico pandêmico atual para que se entenda os rumos e atividades desenvolvidas durante a atual edição. Este trabalho é relevante porque discute a importância do PIBID na formação dos licenciandos e sobre as práticas pedagógicas que precisam ser pensadas em relacionar o conteúdo com o espaço vivido dos estudantes. Para isso, foi preciso pensar em questões que faça o aluno refletir o tema com o seu cotidiano. O objetivo desse artigo é relatar as experiências vivenciadas e mostrar o quanto é importante o PIBID na universidade, por ser um programa de inclusão e de manutenção dos estudantes na universidade. A metodologia foi desenvolvida a partir de dois encontros realizados semanalmente com a coordenadora do projeto e com a supervisora da escola. A partir desses encontros foram delineadas as atividades para se pensar na escola, buscando referências da área e afins para discutir as propostas trabalhadas e trazendo um embasamento científico para nossa formação crítica enquanto futuros docentes. O resultado desse trabalho foi alcançado, pois, desenvolvemos uma Educação Geográfica guiada por questionamentos, pelos “por quês”, pela pesquisa e continuaremos na tentativa de construir conhecimento e aprendizagens.  Concluímos que, a partir das práticas experienciadas e de olhares críticos, foi possível compreender os sujeitos em seus respectivos contextos históricos, ler o mundo e dar sentido a “Educação Libertadora”.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2202
10.48017/dj.v7i3.2202
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2202
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i3.2202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2202/1719
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Érico Lima, Vanessa Nascimento, Paula Lindo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Érico Lima, Vanessa Nascimento, Paula Lindo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade
2525-5215
10.48017/dj.v7i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279637217280